A semana passada a minha cozinha foi invadida pelo Gang dos Frescos! Uma iniciativa dos supermercados LIDL para ajudar miúdos e graúdos e adotar um estilo de alimentação mais saudável. De entre os produtos recebidos (pimento, cogumelos, tomate, cenoura, mirtilos, maçã, pera e banana) havia que selecionar alguns e confecionar uma receita salgada ou uma sobremesa. Optei pela receita salgada. Não foi difícil arranjar uma solução uma vez que lá em casa por hábito a todas as refeições existem legumes confecionados de uma ou de outra forma. Uma vez que a sopa muitas vezes acaba por falhar compenso nos legumes e na fruta. Mas é sem dúvida um dos meus grandes objetivos deste ano é voltar a colocar sopa na mesa com mais regularidade. Seja como for, todos estão habituados a pratos coloridos, salpicados de verdes, vermelhos e laranjas. Obrigada LIDL pela iniciativa!
4 postas de bacalhau
4 batatas-doces
1 cebola média
100g de tomate cereja (uma chávena de chá cheia)
5 mini-pimentos amarelos
2 cogumelos Portobello dos grandes
½ cabeça de alhos
Azeite, coentros e sal
Começar por lavar as batatas-doces muito bem. Cortar em rodelas e escaldar em água a ferver cerca de 3 a 5 minutos (depende da grossura das rodelas). Escorrer e colocar num tabuleiro de forno. Juntar a cebola cortada em rodelas, os tomatinhos inteiros, os pimentos em tiras grossas, os cogumelos em fatias e os dentes de alho esmagados. Salpicar com um pouco de sal grosso, juntar coentros frescos a gosto e regar com fio de azeite. Misturar tudo (com as mão mesmo, tipo Jamie Oliver!) e levar ao forno quente (cerca de 200.ºC).
Enquanto as batatas-doces e os vegetais estão no forno, cozer o bacalhau em água a ferver cerca de 5 minutos. Retirar as postas, limpar de peles e espinhas e desfiar em lascas. Juntar o bacalhau ao tabuleiro do forno, regar com um fio de azeite e deixar ganhar cor mais 10 a 15 minutos. Retirar do forno e servir.
Bom apetite!
PUBLICAÇÃO PATROCINADA
Adoro bacalhau com batata doce! A minha mãe, como não está habituada, acha a combinação um pouco estranha, mas e não! Adoro! Beijinhos
ResponderEliminarQue refeição deliciosa! Adoro :)
ResponderEliminarBeijinhos
Ana Costa || Petiscana
Que delícia!
ResponderEliminarFiquei com água na boca!
Comecei a pouco tempo a cozinhar batata doce e fiquei fã esta é mais uma bela sugestão!
ResponderEliminarQue delicia! Essa batata doce tem um ar.... adoro!
ResponderEliminarque aspeto bem bom.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Que bom aspeto que tem isso! Bacalhau com batata-doce é uma ótima combinação :)
ResponderEliminarBatata doce e bacalhau, combinação a experimentar ;)
ResponderEliminar