sexta-feira, 6 de junho de 2014

Bacalhau com espirais gratinado no forno

Bacalhau com espirais no forno

Este foi o jantar de ontem lá em casa. Há dias assim (tantos!!!!), em que me esqueço de tirar o jantar pela manhã… e depois durante o dia não há nem 5 minutos de passar pelo supermercado. Entre transportes, trabalho, almoço, leva e trás, escolas e atividades extra curriculares o tempo foi-se. Haja sempre reservas pelo congelador ou na dispensa (obrigada migas de bacalhau congeladas, latas de atum, latas de salsichas e latas de feijão por existirem!) que temos o problema resolvido. E ontem foi assim… quando o meu marido me viu tirar as migas de bacalhau do congelador perguntou-me: o jantar vai ser bacalhau com? Sei lá, não faço ideia… Porque também há dias assim, em que simplesmente não fazemos ideia. E então enquanto há TPC’s, banhos e arrumações lá se vai formando a ideia do jantar. E assim nasceu este bacalhau… quando o tempo não dá para mais…

300g de massa em espirais
500g de migas de bacalhau
½ lata de tomate pelado em pedaços
100g de cogumelos frescos
2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas e fatiadas
6 pézinhos de salsa
1 colher de chá de pasta de alho
1 pacote de molho bechamel (200ml)
70 a 80g de queijo mozarela ralado
Pão ralado, sal e azeite q.b.

Bacalhau com espirais no forno

Começar por colocar um tacho largo com água e uma pitada de sal ao lume. Quando começar a ferver colocar as migas de bacalhau (isto porque ainda estavam congeladas!) e deixar por 2 minutos. Retirar com uma escumadeira e reservar.

Na mesma água colocar as espirais e depois de levantar fervura deixar cozinhar por 5 a 6 minutos (retirar um pouco antes de chegar al dente). Escorrer para um passador e reservar. Voltar a colocar o tacho ao lume (vazio!) e colocar um fio de azeite. Acrescentar os cogumelos bem lavados e laminados e deixar corar um pouco. Adicionar o bacalhau bem escorrido e em lascas, o tomate pelado e a pasta de alho. Deixar cozinhar por uns minutos.

Acrescentar por fim a salsa picada, as azeitonas e o molho bechamel. Assim que levantar fervura, desligar o lume e juntar a massa reservada e o queijo mozarela. Envolver bem até estar o molho bem espalhado e colocar num recipiente de ir ao forno. Salpicar com pão ralado e levar ao forno apenas para gratinar.

Bom apetite!

Bacalhau com espirais no forno

7 comentários:

  1. Pois olha que eu acho que as receitas feitas assim à pressa por vezes são as que sabem melhor!
    Gostei imenso do aspecto da refeição e da mistura de ingredientes.

    ResponderEliminar
  2. Já fiz massa com bacalhau e gostei muito mas nunca mais repeti
    Este ficou com muito bom aspecto e imagino que uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei muito do seu blog, em especial a postagem sobre o bacalhau. Que delícia hein. Meu nome é Paulo Sebin, escrevo para o blog Saboreie Receitas. Eu também sou jornalista e nas horas vagas sempre escrevo para os mais diversos blogs. Tenho uma pergunta. Você aceita colaboração? Poderia mandar uma receita de peixe assado no forno para você postar no seu blog? Também vi que você mostra uma lista muito rica de blogs que falam de receitas também. Caso goste do blog que escrevo, que é http://saboreiereceitas.blogspot.com fique à vontade para adicionar na sua lista.

    Abraços e parabéns, continue postando receitas gostosas como essa.

    ResponderEliminar
  4. Uma combinação fabulosa e um aspecto delicioso!
    Um grande beijinho e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Mas que maravilha amiga, ficou uma delicia este bacalhau, com uma cor fantástica, bjokitas

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)