domingo, 24 de novembro de 2013
Torta de batata-doce com amêndoa
Hoje trago um post muito, mesmo muito especial. Porque hoje ao sentar-me para escrever e preparar este post percebi que o "Receitas lá de casa" e "O tertúlia de sabores" nasceram ao mesmo tempo. Em Novembro de 2007. Na realidade, e ao olhar para trás, lembro-me de acompanhar o Tertúlia desde sempre. Lembro-me do começo, de me cruzar com a Moira no Flickr, onde "falávamos" até com bastante regularidade. Lembro-me da mudança de visual do Tertúlia. Acompanhei a evolução daquela cozinha desde o primeiro post até hoje.É sem dúvida um dos meus blogs de coração, daqueles que trato e sinto com muito carinho. Hoje percebi porquê. Porque nascemos ao mesmo tempo!!
E é incrível a evolução. O Tertúlia evoluiu num sentido não muito paralelo ao meu. Eu porque vivo rodeada de crianças, com as limitações culinárias e de disponibilidade que daí surgem, o Tertúlia numa cozinha mais "experimental" e "evoluída", mas incrivelmente acessível e deliciosa. É por isso que hoje esta celebração se tornou tão especial para mim. Porque cresci ao lado do Tertúlia...
Aqui fica a minha participação lançada pelo desafio da Moira. Uma deliciosa torta de batata-doce com amêndoa e canela. Costumo fazer esta receita em versão tarte, mas decidi arriscar a versão torta. Aqui fica:
250 a 270g de batata doce cozida (uma batata média grande)
300g de açúcar
5 ovos
125g de amêndoa laminada (70g + 55g)
60g de farinha de trigo
1 colher rasa de sobremesa de canela
1 pitada de erva-doce (opcional)
Começar por cozer a batata-doce (deve sempre ser cozida com casca para não escurecer). Depois de cozida, retirar a pele e esmagar com a ajuda de um garfo. Reservar.
Aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro rectangular (usei um de 25x35). Untar com margarina, depois forrar com uma folha de papel vegetal e untar novamente com margarina. Reservar.
Levar ao lume uma frigideira anti-aderente a aquecer. Quando estiver quente colocar as amêndoas laminadas até começarem a alourar. Desligar o lume e retirar 70g. Deixar as restantes na frigideira juntando açúcar e canela a gosto. Reduzir as 70g a farinha de amêndoa com a ajuda de um robot de cozinha.
Numa taça ou robot de cozinha colocar o puré de batata-doce, os ovos e o açúcar. Bater muito bem até estar uma massa fofa. Juntar a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, a canela em pó e a pitada de erva-doce (por opção). Bater tudo novamente, numa velocidade reduzida, até todos os ingredientes estarem integrados.
Colocar a massa no tabuleiro já preparado e levar ao forno por 15 minutos.
Numa superfície plana, colocar um pano de cozinha ligeiramente húmido, e espalhar por cima as amêndoas com açúcar e canela que estavam reservadas.
Depois da torta cozida, retirar do forno, deixar arrefecer uns 5 minutos e desenformar sobre o pano com as amêndoas (nervoooooooos...!). Enrolar a torta de seguida e deixá-la enrolada dentro do pano enquanto arrefece.
Depois é só retirar o pano com cuidado e passar a torta para a torteira ou travessa de servir. Fica uma torta daquelas húmidas e próprias para gulosos. Deliciosa!
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
ela esta um maximo e essa fatia ela esta 5* adorei bjs bd
ResponderEliminarEsta torta é um pequeno pecado :)
ResponderEliminarObrigada por participares, ficou fantástica!
Bj
Que maravilha! Adoro batata doce e nesta torta, juntamente com a amêndoa deve ficar deliciosa. Pelas imagens, avizinha-se uma textura divinal, de comer e chorar por mais. ;)
ResponderEliminarBeijinho e boa semana.
Tem um aspecto delicioso.
ResponderEliminarQue bom aspeto!
ResponderEliminarQue bom aspeto!
ResponderEliminarQue maravilha!
ResponderEliminarJá agora, na versão tarte utilizas uma base (massa areada) ou fazes mesmo só com esta receita?
Faço assim simples, mesmo. Ponho mais uma colher de sopa de farinha e fica mais tempo no forno ;)
ResponderEliminarObrigada!
ResponderEliminarNão me arrisco a fazer torta ;)
:D Eu dantes também tinha medo, mas não é difícil, a sério que não é!
ResponderEliminarSó de olhar consigo imaginar o quão saborosa é essa torta...
ResponderEliminarBjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html
Ai que aspeto!!!!
ResponderEliminarO interior está uma tentação!!!
ResponderEliminarQue bela participação e que combinação fantástica!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Olá... Boa tarde.
ResponderEliminarFiz a sua receita e postei-a na minha Página chamada Direito a Bolo.
Posso divulgar a sua receita com a indicação que foi tirada do seu Blog?
Muito obrigada.
Isabel Camacho
Olá Isabel! Claro que sim! Muito obrigada!
EliminarMJoão