sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lombo de porco com laranja e alecrim

Lombo de porco com laranja e alecrim

Bem, esta é de almoço de fim-de-semana. Demora mais tempo, deve-se temperar de véspera… enfim, nem todas podem ser rápidas! Este lombo de porco, serviu de despedida às minhas loucuras, antes de iniciar a minha milionésima dieta. Mas continuo a cozinhar “normalmente”, porque já me chega ficar sem o prazer de comer, não me tirem também o de cozinhar! Bem, mas vamos ao que interessa.

1 lombo de porco
1 laranja muito sumarenta
1 limão
1 raminho de alecrim
5 dentes de alho
1 cálice de vinho do Porto
1 cálice de vinho branco
Sal e pimentão-doce q.b.

De véspera temperar o lombo com o sumo de laranja, o alecrim (soltar as folhinhas), os dentes de alho, cortados em rodelas o sal e o pimentão-doce. Deixar a marinar. No dia seguinte, levar o lombo ao forno, no mesmo recipiente onde foi temperado. Misturar num copo, o sumo de limão, o vinho do Porto e o vinho branco. Quando começar a mostrar sinais de estar a ficar cozinhado, regar com a mistura anterior. Repetir a “operação” e ir virando o lombo de cada vez que isso acontece. Cortar em fatias finas e servir. Os acompanhamentos virão nos próximos "artigos".

Bom apetite!

11 comentários:

  1. óptimo para o fim de semana que se paroxima...
    está com óptimo aspecto
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Que belo e bem temperado lombo :)
    Deliciava-me já ao jantar :p
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. parece-me que vou comer lombo este fim de semana.
    Obrigada e um beijinho**

    ResponderEliminar
  4. Huuum adorei a ideia!
    Vou experimentar... é fácil encontrar alecrim? Num reparei se há à venda nas grandes superficies.

    ResponderEliminar
  5. Como consegues entrar em dietas depois de um lombo delicioso como este?
    Também fiquei de olho na saladinha de ovas aqui em baixo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Que bela refeição, tem mesmo bom aspecto....

    ResponderEliminar
  7. Hummmmmmmmmmmmm
    que aspecto bom...
    Deve ser muito saboroso...
    Posso me servir=D?
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  8. eu adoro esses assados!!!! tambem tenho lombo em casa no congelador!! destino dele: forno!!! eheh
    beijao

    ResponderEliminar
  9. sao tao bons lombos no forno
    mais um excelente tempero
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. que delicia!! Este lombo vai para a listinha!!!

    Eu tb me ando a tentar controlar, mas nao consigo deixar de cozinhar então ando a distribuir comida para migos e familia ehhe :D

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)