domingo, 15 de março de 2009

Babá de laranja

Babá de laranja

Desafio do mês de Fevereiro do "Cozinheiras desesperadas", este babá foi uma excelente descoberta. Um doce à minha medida. Pode parecer um pouco confuso de fazer, mas não é!!! E o resultado é 5 estrelas!!! A repetir seguramente. A receita original vem do blog "Qualquer coisa de bom". Aqui fica:

Bolo
200g de açúcar
4 ovos
125g manteiga
125g farinha
raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento

Calda
180g açúcar
250 ml água
sumo de 2 laranjas
raspa de 1 laranja

Bolo: Amoleça a manteiga em banho-maria (eu derreti no micro-ondas!), junte-lhe o açúcar e bata bem. Junte as gemas e a raspa de laranja e bata novamente.Pouco a pouco, e sem bater, adicione a farinha peneirada com o fermento, alternando com as claras batidas em castelo firme.
Deite a massa numa forma untada com manteiga e leve ao forno já quente.

Calda: Num tacho, misture o açúcar com a água. Leve ao lume e quando levantar fervura, baixe o lume e deixe ferver 5 ou 6 minutos. Junte-lhe o sumo das laranjas, já fora do lume.Verifique se o bolo está cozido, desenforme, e, rapidamente, lave a forma. Coloque novamente o bolo lá dentro (para mim foi a parte mais complicada), pique-o bem com um palito e regue com a calda quente. Deixe arrefecer antes de desenformar.

Há quem tenha cortado na calda... eu usei toda e ainda tive reclamação de bolo "seco" ao centro!!

Bom apetite!

9 comentários:

  1. Olá Maria:

    É só para dizer que este blog passou a ser o 'meu blog' de inspiração!! É que não gosto mesmo nada de cozinhar, faço-o por 'obrigação'... tenho encontrado aqui receitas bastante simples, mas com um aspecto delicioso! 'Copiei' o Folhadão de Bacalhau ( em vez de bacalhau pus atum e acrescentei arroz em vez da batata palha) e foi aprovadíssimo! Vou 'copiar' muitas mais receitas!!

    Parabéns e obrigada pela partilha!!! Continua!

    ResponderEliminar
  2. Conheço um muito parecido, das receitas de familia...fica uma maravilha. Adoro bolos "humidos". Ficou cá com um aspecto. minhami

    ResponderEliminar
  3. Maria,
    parece uma delicia. :D
    Adoro estes bolos de fruta.
    Beijinhos.
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria,
    Sou uma brasileira estudando na Itália, aprendiz de cozinheira que adora testar novidades.
    Esta receita é sensacional!!Ficou uma delícia e ainda perfumou toda a casa com o cheirinho bom da laranja.
    Na próxima vou experimentar fazer a calda com um pouco de licor de laranja.
    Abraços, Michela

    ResponderEliminar
  5. Hola! Faltou a medida do fermento, e uma colher de cha?

    ResponderEliminar
  6. Sim, uma colher de chá. Obrigada pela correcção!

    ResponderEliminar
  7. estou adorando suas receitas, eu adoro coias diferentes, por curiosidade de um doce abri e vi este site e adorei agora vou abri-lo sempre aprocura de novidades. abraços e continue com suas receitas.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde
    Que ótimo aspecto, mas tenho uma dúvida: quando metemos a calda quente não há "perigo" de o bolo ficar tipo tigelada, não sei como hei-de explicar (aqui na minha zona dizemos que fica enqueijado) mas uma vez aconteceu-me isso com um, também de laranja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa! Esta receita já foi publicada em 2009, por isso não tenho bem presentes todos os pormenores. Seja como for, os bolos ficam enqueijados durante o processo de cozedura. Se estiverem bem cozidos quando são retirados do forno, o que acontece não é ficarem enqueijados, mas sim bem molhados ou embebidos na calda que se coloca por cima. E aí resta apenas gostar ou não dos bolos assim. Tenho uma pequenota cá em casa que não gosta dos bolos embebidos... mas de resto, todos gostamos. Só experimentando, Filipa, não é difícil, por isso só pode correr bem! bjs

      Eliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)