Quando compro carne picada, gosto de comprar em quantidade suficiente para preparar mais do que uma refeição. Costumo cozinhá-la num refogado cheio de tomate e depois dividi-la para 2 ou 3 refeições, usando na mesma semana ou congelando em diferentes porções. Depois de já ter usado uma parte para um chili, usei outra parte para este almoço, meio improvisado, meio a correr. Deixo-vos a sugestão:
500g de carne picada
1 tomate maduro
4 dentes de alho
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de café de pimentão-doce
1 pitada de orégãos
Sal grosso e azeite q.b.
1 pacote de molho bechamel (200ml; ou podem fazer em casa)
50g de queijo mozarela ralado
3 batatas-doces de tamanho médio
Lavar muito bem as batatas-doces. Cortar em rodelas finas. Levar um tacho ao lume com água temperada com sal. Quando começar a ferve juntar as batatas e deixar cozinhar até ficarem macias, mas não moles. Retirar do lume e escorrer. Colocar as rodelas num tabuleiro de ir ao forno cobrindo todo o fundo. Reservar.
Enquanto as batatas cozem, fazer um refogado com a cebola e os alhos picados. Deixar alourar, juntar o tomate picado, a polpa de tomate, o pimentão-doce, os orégãos e o sal. Quando levantar fervura adicionar a carne, envolver e deixar cozinhar por uns 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Juntar o molho bechamel e o queijo e envolver muito bem, deixando ao lume até levantar fervura novamente. Quando isso acontecer cobrir as batatas no tabuleiro com a carne e levar ao forno que já deve estar quente apenas para gratinar. Retirar do forno e servir de imediato.
Bom apetite!
Que refeição maravilhosa!
ResponderEliminarque prático e eu que adoro batata doce, vou fazer sem duvida.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Uma refeição bem interessante. Boa :)
ResponderEliminarBeijinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
A carne picada serve para tanta coisa! Assim com batata-doce nunca fiz, deve ficar o máximo :)
ResponderEliminar