quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Bolo mármore de cenoura

Bolo mármore de cenoura

A semana passada recebi a última edição da revista “Saberes e Sabores” da Vaqueiro. Para não variar vem cheia de sugestões fantásticas, em que os olhos devoram cada página e a cabeça segue cheia de ideias para partir para a cozinha em busca do prato perfeito. Esta edição era especialmente dedicada aos bolos para festas, e apesar de ter uma comemoração muito especial esta semana lá em casa (14 aninhos de casamento feitos ontem!) o que eu precisava mesmo era de fazer um bolo para os lanches e merendas da escola para durante a semana ir intercalando com outras coisas. Achei por bem seguir com o bolo de cenoura (que lá por casa tem sempre sucesso) mas a cobertura de chocolate era um desafio, uma vez que para levar na mochila e comer mais tarde iria seguramente dar asneira… da grossa! Então, e como o chocolate é quase obrigatório no bolo de cenoura, optei por juntar o chocolate dentro do bolo e saiu um delicioso e húmido bolo mármore de cenoura. As miúdas adoraram e o problema ficou resolvido! Aqui deixo a sugestão:

250g cenoura já descascada
4 ovos
100g de Vaqueiro líquida
200g de açúcar de açúcar amarelo
220g farinha
Raspa e sumo de 1 laranja
1 colher de chá de fermento em pó
60g de cacau

Bolo mármore de cenoura

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por ralar a cenoura muito fina. De seguida e com a ajuda de um robot de cozinha ou batedeira, juntar os ovos, a Vaqueiro líquida, o açúcar e o sumo e raspa da laranja. Bater durante uns minutos até o creme criar bolhas. Juntar a farinha e o fermento e bater, em baixa velocidade apenas para envolver.

Colocar metade da massa na forma. À outra metade juntar o cacau em pó e envolver bem até a cor estar uniforme. Juntar a massa com cacau à massa da forma em colheradas desencontradas. Com a ajuda do cabo de uma faca, envolver em “laçadas” a massa de cacau na outra massa, mas sem nunca bater.

Levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar e desenformar.

Bom apetite!

Bolo mármore de cenoura

6 comentários:

  1. Bem!!! Está tão apelativo e assim com o cacau envolvido deve ser arrebatador!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom!
    Também adoro bolo mármore, é daqueles intemporais!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Adorei o teu bolo acho que ficou bem resolvido o problema do chocolate.
    A fatia esta linda
    bj

    ResponderEliminar
  4. que maravilha!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...