sexta-feira, 18 de maio de 2012
Tarte de laranja e requeijão
Não sei se é do tempo incerto, se da interminável correria de coisas para fazer, se das crianças doidas com a Primavera, se desta altura do ano, se do corpo a pedir férias… se de todas estas coisas e tantas outras todas juntas, tenho andado completamente desinspirada para a culinária.
Até já me canso de mim própria e nem sei o que fazer, nem sequer me apetece preocupar com isso. Estou cansada… Para atualizar o blog, valem-me receitas mais antigas. Algumas que ficaram esquecidas na “gaveta”, outras que davam tanto trabalho a serem escritas, que ainda continuam à espera, e outras que a pedido e a ferro e fogo lá vão saltando, por vezes ao fim de semana, quando o tempo parece querer dar um ar da sua graça, e um convite obriga a um doce, uma sobremesa, um salgadinho para o lanche.
Foi assim que apareceu esta tarte de laranja e requeijão… uma necessidade! Mas foi uma muito agradável surpresa. Sabe a torta de laranja, que ainda não arrisquei fazer, apesar de ser seguramente das minhas sobremesas de eleição. Aqui fica a sugestão:
200g de requeijão
4 ovos
140g de açúcar
Sumo e raspa de 1 laranja média
Margarina para untar
Açúcar em pó para polvilhar
Ligar o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira ou um recipiente de ir ao forno, com margarina. O recipiente deve ser pequeno, uma vez que esta tarte não rende muito.
Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme, juntando uma pitada de sal fino. Reservar.
Noutra taça desfazer o requeijão, com a ajuda de um garfo. Juntar as gemas e o açúcar e bater bem (com vara de arames ou batedeira). Juntar o sumo e a raspa de laranja e bater novamente.
Juntar a esta massa uma colher de claras em castelo e envolver. Juntar as restantes claras com uma colher, envolvendo delicadamente de cima para baixo. Colocar no recipiente de ir ao forno e levar ao forno pré-aquecido. Deixar cozer cerca de 30 minutos. Quando estiver douradinho e um palito sair seco, está pronto. Deixar arrefecer dento do forno com a porta entreaberta.
Depois de frio polvilhar com açúcar em pó.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Gosto bastante da utilização do requeijão em sobremesas, ficam deliciosas.
ResponderEliminarFicou com um aspecto delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos
Pode não render muito mas tem bom aspecto e deve ser deliciosa :)
ResponderEliminarOlá!!
ResponderEliminarEsta tua tarte tem muito bom aspecto!!
Beijocas!!
Que bom aspecto! Tenho de experimentar!
ResponderEliminarQue optimo aspecto! Tenho de experimentar.
ResponderEliminarque delícia, hei-de experimentar esta combinação :) beijinho
ResponderEliminarPois a minha cozinha também tem andado sem nada para registar.
ResponderEliminarTenho que fazer esta tarte, vai ser aprovada aqui em casa de certeza
Um beijo e boa semana
humm... que delicia :)
ResponderEliminarBjs**
Adoro receitas com laranja! é uma das minhas frutas preferidas, tão refrescante! Acho que vou testar essa receita hehehe
ResponderEliminarAproveitando, tem promoção lá no blog, se quiser dar uma passadinha por lá, vou sortear uma aparelho de fondue. Beijos!
Olá,
ResponderEliminarSou seguidora deste blog algum tempo e na semana passada vi esta receita e no fim-de-semana resolvi experimentar.
Realmente não rende muito, mas lá por casa também somos só 2.
Mas uma coisa é verdade, é SUPER DELICIOSA. Fiz no domingo e já só existe uma fatia...
Parabéns e obrigada pela partilha
Fiz e ficou de lamber os dedos!
ResponderEliminarExcelente tarte!
http://fogaomeu.blogspot.pt/2012/06/tarte-de-laranja-e-requeijao.html