Lá em casa gostamos de couve-flor. Temos usado cada vez com mais frequência em vários pratos, especialmente no arroz de couve-flor. Farta de ver pastelinhos de couve-flor por todo o lado, resolvi experimentar também fazer a minha versão. São um excelente acompanhamento, apesar de não se fazerem em dois tempos como um arroz ou um esparguete. Costumo guardar este tipo de experiências mais para o fim-de-semana, quando tenho mais tempo de cozinhar e de disfrutar. Para acompanhar este tipo de pastéis costumo sempre fazer um molho de iogurte. Fica mais apelativo para todos e principalmente para as miúdas que nunca dizem que não a experimentarem estes petiscos. Penso que não acertei completamente na consistência (provavelmente ficam todos assim!) que fica um bocadinho mole… talvez para a próxima não coza a couve-flor antes. Tenho que experimentar, ou se experimentarem vocês depois contem-me. Combinado?
Para os pastéis
1 cabeça de couve-flor
2 cenouras
60g de queijo mozarela
2 colheres de sopa de flocos de aveia finos
1 ovo pequeno
Sal e pimenta para temperar
Para o molho
1 iogurte natural
2 colheres de sobremesa de mostarda de Dijon
Alho em pó
Pimenta preta moída na hora
Começar por colocar um tacho com água ao lume temperada com sal. Separar os ramalhetes da couve-flor e dispensar os talos maiores. Colocar na água e deixar ferver por 4 ou 5 minutos. Retirar do lume e escorrer para um passador. Sacudir muito bem a água.
Colocar num robot de cozinha todos os ingredientes dos pastéis e triturar tudo, sem desfazer. Retirar para um prato. Levar uma frigideira antiaderente ao lume, untada com azeite. Quando estiver quente começar a colocar pedaços da massa dos pastéis, enrolados com a ajuda de duas colheres de sopa, como se fossem pastéis de bacalhau. Deixar alourar de todos os lados.
Juntar todos os ingredientes do molho e misturar numa taça. Servir os pastéis juntamente com o molho.
Bom apetite!
Que belos pastelinhos!!!
ResponderEliminarGeralmente uso a couve flôr cozida para acompanhar peixe, já fiz arroz .
ResponderEliminarEsses pasteis parecem-me bem apetitosos.
Boa semana
Que ótimo aspeto!
ResponderEliminarBeijinhos.