sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Frango com legumes e bechamel



Hoje deixo-vos uma sugestão para o vosso fim-de-semana. É uma receita muito básica, mas que faz um tabuleiro bonito, mas principalmente saboroso. Fiz no domingo passado, depois de passar uma manhã nos skates com a mais nova e o marido (a mais velha esteve de estágio na ginástica, por isso é que anda desaparecida lá de casa… ninguém se zangou com ela!). Chegamos a casa por volta do 12:30 e à 13:15 estávamos à mesa. Com tempo para arrumar as coisas que trouxemos da rua, lavar as mãos, mudar para uma roupa mais confortável e fazer o almoço. Como podem ver não é difícil… principalmente se tiverem um robot de cozinha! Aqui fica a sugestão:

3 peitos de frango partidos em pedaços
1 cebola média
4 dentes de alho
½ cabeça de couve flor grande
6 folhas de couve lombarda
200g de abóbora
6 pézinhos de salsa fresca
100g de batata palha (podem substituir por alho-francês)
Sal e azeite

Para o bechamel num robot de cozinha (podem usar de compra, pacote de 500ml)

300g de leite
200g de natas
60g de farinha
60g de manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada

Queijo mozarela ralado para gratinar



Levar um tacho ao lume com água temperada com sal. Quando começar a ferver, juntar os peitos de frango e deixar cozinhar cerca de 4 ou 5 minutos.

Enquanto os peitos de frango cozem, descascar as cebolas e os dentes de alho. Colocar em pedaços num robot de cozinha, juntamente com a abóbora também em pedaços pequenos. Triturar uns segundos na vel. 5. Colocar uma frigideira alta ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente juntar a mistura anterior.

Novamente no robot de cozinha (nunca é preciso lavar!) colocar as folhas de couve em pedaços e os ramalhetes da couve-flor. Triturar uns segundos na vel. 5 e juntar à frigideira que já está ao lume.

Escorrer muito bem o frango e colocar o frango no robot. Picar 10 seg., vel. 4, colher inversa para desfiar. Juntar também o frango na frigideira, ajustando o tempero com sal e pimenta preta moída na hora. Deixar cozinhar, mexendo ocasionalmente e juntando mais um pouco de azeite, enquanto se faz o molho bechamel.

Para o molho, sem lavar o copo, colocar todos os ingredientes do molho, com excepção das natas. Programar 3 min., temp. 90, vel. 3. Quando o tempo terminar, marcar mais 5 min., à mesma temp. e vel., incorporando as natas pelo buraco da tampa.

Colocar as batatas num tabuleiro de forno. Juntar a mistura de farngo e legumes e cobrir com o molho bechamel. Envolver tudo muito bem e salpicar com queijo mozarela. Levar ao forno em modo grill apenas para gratinar. Depois é só servirem!!

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Eu adoro gratinados ;)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma refeição deliciosa e completa.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Minha querida amiga, tem cá um aspecto maravilhoso. Tenho de experimentar a tua versão. beijinhos

    ResponderEliminar
  4. parece-me uma boa opção sim senhora...
    obrigada-
    Pinta

    ResponderEliminar
  5. Bem, foi um almoço preparado mesmo rapidamente! Depois de uma manhã bem passada é o que se quer :) E tão reconfortante :D

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)