quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Esparguete com bacalhau salteado



No outro dia cheguei à conclusão que não tenho assim tantos pratos de massas aqui no blog, apesar de ser um género de refeição que pratico com bastante frequência lá em casa. Todos adoramos massas (devemos ter alguma costela italiana!! Eu seguramente não tenho costela, mas tenho alma…!) seja qual for a forma como é feita. E na realidade as massas podem-se juntar de centenas de maneiras com outros ingredientes. E, regra geral, os pratos de massas são simples e rápidos. É o caso deste esparguete com bacalhau salteado. Fica pronto em 20 minutos (literalmente!!) e faz as delícias de todos! Por isso não há desculpas! Deixo-vos a sugestão:

500g de bacalhau desfiado (limpo de pele e espinhas) e descongelado (uso migas de bacalhau)
Esparguete para 4 pessoas (depende do que comem em vossa casa!)
1 alho francês grande ou 2 pequenos
1 cebola média
5 dentes de alho
Salsa fresca
Azeitonas pretas
Sal, azeite e pimenta preta moída na hora

Colocar um tacho ao lume com água a ferver e bem temperada de sal. Quando começar a ferver, juntar o esparguete e deixar cozer até ficar al dente. Escorrer com a ajuda de um passador e reservar.

Enquanto a água levanta fervura e o esparguete coze tratamos do resto. Numa frigideira larga colocar um fio generoso de azeite e levar a aquecer. Quando estiver quente juntar a cebola e o alho francês em fatias finas juntamente com o alho picado. Deixar cozinhar em lume médio baixo até começar a alourar, mexendo ocasionalmente. Juntar nessa altura o bacalhau bem escorrido, ajustar o sal e envolver deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos. Sem retirar do lume juntar o esparguete, um pouco de pimenta preta moída na hora (eu ainda acrescento mais alho em pó - que lá em casa gostamos muito de alho!) e envolver tudo com a ajuda de mais um fio de azeite. Retirar do lume e juntar salsa fresca picada e azeitonas.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Nunca juntei bacalhau e esparguete! Tenho de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Que aspecto magnifico!
    Beijocas
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Faço esparguete de muitas coisas mas com bacalhau nunca me lembrei,vou experimentar!

    ResponderEliminar
  4. Uma mistura que nunca experimentei mas que achei muito interessante! Também adoramos massa por aqui! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que decidiste aumentar a quantidade de receitas de massa que tens por cá, são pratinhos sempre bem vindos! Adorei este, com um aspeto bem saboroso e uma combinação de sabores diferente :)

    ResponderEliminar
  6. vou fazer, fiquei a salivar...
    comia agora, que bom aspecto
    bjinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)