segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Torta com recheio de brigadeiro de laranja



No outro dia tinha-vos dito que fiz um bolo de maçã rápido para substituir uma sobremesa que me tinha corrido mal. Tentei fazer uns brigadeiros de laranja, mas a coisa não me correu de feição e então, acrescentei coco ralado à receita para ver se solucionava a coisa… e nada! Depois pensei… ok, para onde eu vou há um que não gosta de doces muito doces e moles, outra não gosta de sabores de laranja e outros que não gostam de coco (é tão difícil agradar a todos!). Resolvi congelar esse creme para o recheio de um bolo ou uma torta de um almoço que já sabia que teria na semana seguinte. Os convivas são igualmente amorosos, mas francamente menos esquisitos! Optei pela torta, que já há algum tempo não fazia. Deixo-vos a sugestão…



Para o recheio

1 lata de leite condensado
1 lata (do leite condensado) de sumo de laranja
Raspa de 1 laranja
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de manteiga
3 colheres de sopa de coco ralado

Colocar todos os ingredientes num tachinho e levar ao lume até o creme se despegar do fundo. Retirar do lume, passar para uma taça e reservar.

Para a torta

6 ovos
200g de açúcar
200g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Raspa de 1 laranja

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal untado com margarina. Reservar.

Bater muito bem os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar a farinha, o fermento, o sal e a raspa de laranja e envolver. Colocar a massa no tabuleiro do e espalhar de forma a cobrir toda a superfície. Levar ao forno cerca de 12 a 15 minutos ou até a massa estar ligeiramente corada.

Tirar do forno o tabuleiro e desenformar para cima de um pano polvilhado com açúcar e coco ralado. Retirar o papel vegetal com cuidado e cobrir com o recheio reservado. Enrolar com a ajuda do pano e deixar arrefecer ainda com o pano enrolado. Depois de fria, passar com cuidado para uma torteira.

Bom apetite!


5 comentários:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)