sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Biscoitos fritos



Quando vi esta receita lembrei-me de uma receita que a minha avó Manuela costumava fazer quando estávamos (eu e a minha irmã) de férias com ela na aldeia que a viu crescer, ali para os lados de Tondela, na Beira Alta. O mês de Setembro era sagrado. Era sempre passado na aldeia. Depois de um Julho no Algarve com os avós paternos, de um Agosto por Lisboa, acabávamos sempre as férias grandes, verdadeiramente grandes, na Beira Alta. Numa altura em que televisão para crianças só dava num canal, meia hora por dia… e na realidade isso pouco ou nada interessava. Passávamos o dia na rua. Desde o pequeno-almoço ao por-do-sol. Brincávamos a tudo o que nos apetecia e imaginação era coisa que não faltava. A nossa brincadeira preferida era criarmos uma mercearia. O balcão eram dois bancos de madeira feitos pelo meu avô. Até balança tínhamos. Duas tampas metálicas presas com cordel a um pau. Os produtos que vendíamos eram pedras, feijões secos, musgo ou qualquer outra coisa que nos fizesse sentido. Passávamos horas naquilo… e é seguramente uma das pérolas das minhas recordações de infância. Ao jantar lá íamos comer uma pratada de sopa, cheia de legumes verdadeiros… hoje acho piada a torcer o nariz aquilo… mas fazia parte da idade! Para o lanche a minha avó fazia uns biscoitos de azeite ou uns palitos fritos muito parecidos a estes que hoje vos trago. Lembro-me que a minha avó os fazia e guardava em pratos de loiça tapados com um pano e que quando nos apetecia íamos até lá roubar um… e eram tão bons!!!! Estes são muito parecidos. Ficam com uma consistência pesada, mas acabam por ser macios e muito agradáveis. Fiz uma ou outra alteração à receita original… Esta receita rendeu cerca de 50 biscoitos fritos. Experimentem!



500g de farinha de trigo
125 g de açúcar
2 ovos
100ml de azeite
100ml de leite
Raspa de 1 limão
1 colher de chá de canela
1 colher de café de erva-doce
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de água-ardente

Óleo para fritar

Açúcar e canela para envolver

Colocar todos os ingredientes num copo de um robot ou batedeira. Misturar tudo até a massa estar moldável. Retirar pequenas porções de massa e enrolar entre as palmas da mão até ficarem com a forma de pequenos dedos.

Aquecer o óleo e fritar cerca de 10 a 15 biscoitos de cada vez. Quando estiverem dourados retirar do óleo e escorrer sobre papel de cozinha absorvente. Envolver ainda quentes em açúcar e canela.

Bom apetite!



5 comentários:

  1. Humm...com erva doce, canela e raspas de limão devem ser deliciosos esses biscoitos, adorei!
    Bom fds

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderEliminar
  3. Humm.... Que apetitosos!!! ;)
    Beijinho!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Eu e a minha mana também passámos horas com essa brincadeira da mercearia :) E cada planta correspondia a um alimento de verdade. As folhas dos jarros eram frangos, as folhas de videira eram bifes... que viagem eu fiz agora! E já comia um desses bolinhos, com certeza! Obrigada pela recordação.

    ResponderEliminar
  5. Que memórias tão boas! Acho que toda a gente criou a sua mercearia em determinada altura :P
    Nunca fiz biscoitos fritos, mas parecem mesmo bons :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)