terça-feira, 14 de junho de 2016

E o resto do entrecosto virou…



O ano acabou! Agora estamos naquela parte fantástica do ano a que chamamos Verão, em que há férias e descanso, sol e mar, piscina e mergulhos, gelados e farturas, dias grandes e noites quentes… ah, ok, contínuo a trabalhar! Mas o facto das miúdas terem entrado de férias, significa que o ano terminou. Este ano elas cresceram imenso. Com tudo o que isso envolve, ganhei mais umas quantas rugas e muitos mais cabelos brancos. Tenho uma adolescente lá em casa e outra a caminho disso. O tempo tem voado e por vezes apercebo-me mesmo que há coisas que eu já perdi e que nunca poderei recuperar. Há coisas que só depois de estarem feitas é que nos fazem entender que podíamos ter feito (muito) melhor. Mas só a distância desses dias nos fazem perceber isso. Do que perdemos, do que ganhamos e do que aprendemos. Tento sempre fazer o meu melhor, mas sei que o meu melhor está sempre longe do ideal. Seja como for elas estão a crescer bem. E espero que felizes. Com dias bons e outros menos bons como qualquer um. Mas com a certeza (sim, disso tenho a certeza!) que eu estou sempre lá para elas. E isso aquece-me o coração…

Mas bom, por aqui fala-se principalmente de comida, e é para isso que aqui vêm espreitar. Lembram-se de no outro dia ter publicado um entrecosto no forno com molho barbecue? Na altura disse que me tinha sobrado carne e que traria a forma em que transformei um resto numa nova refeição. Aqui fica:



2 pedaços de entrecosto, já cozinhado, desossados e partidos em pedaços pequenos
100g de bacon
150g de feijão verde
100g de cogumelos
4 chalotas
350g de massa (qualquer variedade)

Levar um tacho ao lume com água temperada com sal. Quando a água levantar fervura juntar a massa e deixar cozer até ficar al dente. Escorrer e reservar.

Enquanto a massa coze, levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Adicionar as chalotas cortadas em fatias finas e o feijão-verde, temperar com uma pitada de sal e deixar saltear durante uns 5 minutos. Adicionar os cogumelos bem lavados e fatiados, juntamente com o bacon. Envolver e deixar cozinhar mais 5 minutos. Por fim adicionar a carne já cortada (se usarem uma carne mais seca adicionem molho barbecue ou mesmo molho de soja). Envolver e deixar mais 5 minutos.

Adicionar os legumes e a carne à massa, envolver e chamar para a mesa!

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Bela receita de aproveitamento.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/um-mes-com-jamie-oliver-e-uma-quiche-de.html

    ResponderEliminar
  2. Imagino que, mesmo estando tu a trabalhar, seja um desafogo tê-las de férias :) E férias do tempo manhoso também são bem-vindas :P
    Esse pratinho ficou uma delícia, deste uma volta enorme às sobras e resultou muito bem :)

    ResponderEliminar
  3. Que belo aproveitamento!
    E uma beijoca grande para ti e para as tuas meninas crescidas.

    ResponderEliminar
  4. Tão bom quando se fazem maravilhas com as sobras :-) É este o caso! Tem um aspecto mesmo bom. Beijinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)