Hoje deixo-vos um bolinho ligeiramente mais trabalhoso do que o normal. Não que seja difícil de fazer (longe disso!) mas demora mais um pouquinho pois tem vários passos um deles deve ser feito de véspera, para passar a noite no frio e ganhar consistência. Seja como for, não se acanhem e experimentem!
Para o creme:
1 pacote de queijo-creme
280g de açúcar
50g de manteiga à temperatura ambiente
Casca de 1 laranja
Começar por fazer o creme colocando a casaca de laranja num robot de cozinha juntamente com o açúcar. Pulverizar até ficar em pó. (Se não tiverem um robot de cozinha mais potente usem açúcar em pó com a raspa da casca de uma laranja). Adicionar a manteiga e o queijo creme e bater muito bem até ficar um creme macio. Guardar no frigorífico em recipiente hermético de preferência de um dia para o outro ou pelo menos 3 horas.
Para a calda
Sumo de 1 laranja (usem a que sobrou do creme)
2 colheres de sopa de açúcar
Levar o sumo de laranja ao lume com o açúcar num tachinho pequeno e mexer bem até o açúcar estar completamente dissolvido e o líquido levantar fervura (é muito rápido).
Para o bolo:
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de leite
Sumo e raspa de 1 laranja
3 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
Pré-aquecer o forno a 180.º.C. Forrar um tabuleiro retangular grande ou dois mais pequenos com papel vegetal e untar com margarina. Eu optei por usar dois tabuleiros retangulares pequenos porque me poupou o trabalho de cortar o bolo exatamente ao meio. Assim foi só desenformar e montar o bolo. Mas se não tiverem essa possibilidade, depois do bolo estar frio devem cortá-lo ao meio em duas partes iguais.
Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.
Noutra taça juntar o açúcar com as gemas e bater muito bem. Adicionar o sumo e a raspa de laranja e voltar a bater. Aos poucos ir alternado a farinha com o fermento e o leite. Bater bem, até estar tudo ligado. Por fim adicionar as claras em castelo e envolver delicadamente, de baixo para cima, sem bater.
Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno, pincelar toda a superfície com a calda e deixar arrefecer por completo.
Colocar num prato de servir uma das metades do bolo e cobrir com metade do creme. Colocar a outra metade do bolo por cima e voltar a cobrir com creme. Por opção polvilhei com amêndoas laminadas que torrei sem mais nada numa frigideira.
Bom apetite!
Além de lindo deve ser delicioso, gostei muito.
ResponderEliminarMaria João, os teus bolos deixam-me sempre a suspirar e a contar as horas para os poder experimentar! Adoro! beijinhos
ResponderEliminarAi, que maravillha!!!!
ResponderEliminarQuando o aspeto é esse o trabalho que dá passa a ser secundário! Que bolinho mais delicioso :D
ResponderEliminar