quarta-feira, 29 de junho de 2016

Bolinhas de chouriço e mozarela



Agora que estamos em dias de bom tempo e as refeições fora de casa são mais frequentes, precisamos de coisas simples e práticas de transportar para refeições mais leves e ligeiras, para lanches ou piqueniques. Hoje deixo-vos com umas mini bolinhas que parecem pãezinhos com chouriço mas mais consistentes. Na realidade lá em casa serviram para uma refeição muito rápida e ligeira. Depois de um compromisso de fim de tarde, só tínhamos tempo de passar por casa, fazer os coques, equipar e enfiar qualquer coisa na boca para arrancar para mais um sarau das miúdas. E assim foi. Enquanto os comia pensei que de facto são muito práticos para levar para qualquer lado. Podem mudar o recheio para carne cozinhada, linguiça, pimentos… enfim, o que vos apetecer. Experimentem e depois contem!



Rende 26

250ml de leite
50g de margarina amolecida
1 saqueta de fermento para pão
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de orégãos secos
1 colher de chá de alho em pó
500g de farinha

Rodelas de chouriço q.b.
Queijo mozarela ralado q.b.

Com a ajuda de um robot de cozinha ou batedeira misturar e bater o leite com a margarina. Juntar de seguida o fermento, o sal, os orégãos, o alho em pó e a farinha e bater muito bem até estar uma massa consistente. Deixar a massa repousar enquanto se preparam as restantes coisas.

Retirar a pele ao chouriço e cortar em rodelas. Separar o queijo mozarela. Preparar um tabuleiro de foro com tapete antiaderente e aquecer o forno a 180.ºC.

Retirar pequenas porções de massa (do tamanho de ameixas) e com as mãos esticar um pouco a massa até parecer uma mini-pizza. Colocar uma ou duas rodelas no centro, cobrir com queijo mozarela ralado e fechar a massa por completo para o queijo não “fugir” no forno. Colocar as bolinhas no tabuleiro e levar ao forno quente cerca de 25 minutos ou até estarem douradinhas. No meu caso sobrou-me um pouco de chouriço e distribuí sobre as bolinhas, mas não é necessário. Comer quentes ou frias.

Bom apetite!




4 comentários:

  1. Eh lá... Estão aqui umas bolinhas salgadas com um aspecto tão bom :-) Já comia uma ou duas, já... Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. São mesmo práticas para levar para qualquer lado (ou para uma refeição caseira, também)! Ficaram com um aspeto mesmo guloso :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei ficou muito gostoso muito obrigado pela receita

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)