segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Quindins - Bimby/Thermomix

Quindins - Bimby/Thermomix

O fim-de-semana passou novamente a correr. As obrigações do costume, as tarefas do costume, os compromissos do costume. Domingo almoço de família e sarau de ginástica das miúdas. Estão enormes. Para onde foram as minhas bebés? O tempo voou e muitas vezes penso que a vida e as preocupações me ocupam tanto que não tenho conseguido sugar todos os bons momentos que nunca voltarão. Porque no meio de cada momento de orgulho, de festa, de celebração, há sempre uma complicação, uma pedra na engrenagem, que não me deixa estar e viver inteiramente cada momento feliz com elas. Por elas. Porque a vida é mesmo assim. Não é perfeita. E mesmo os momentos perfeitos são tão poucos que às vezes nem percebemos que estiveram mesmo ali. À nossa frente. Seja como for, fica o enorme orgulho das minhas meninas, com uma prestação fantástica que mostra o esforço de todos os dias, do trabalho, da dedicação e do empenho delas e de quem as acompanha neste percurso. Poderia ficar a escrever eternamente, mas deixo-vos com a receita de hoje. Uns facilíssimos quindins, feitos inteiramente na Bimby, cujo único defeito é renderem muito pouco (apenas 6!), o que facilmente se resolve, dobrando a receita. A receita vem de Espanha do blog A falta de Lexatin… buenas son tortas!

Quindins - Bimby/Thermomix

1 ovo
3 gemas
100g de açúcar
50g de coco ralado
30g de manteiga sem sal
15g de água
Margarina e açúcar para polvilhar as formas

Colocar no copo todos os ingredientes, com exceção do coco. Programar 1 min., temp. 37, vel. 4. Juntar o coco e envolver com a espátula. Deixar repousar cerca de 30 minutos para o coco hidratar completamente.

Untar as forminhas (usei de metal) com margarina e polvilhar com açúcar. Encher as formas com a massa até cerca de 2/3 da sua capacidade. Colocar no tabuleiro da varoma e tapar com um papel de cozinha absorvente (para não cair água para a massa).

Lavar o copo da Bimby e colocar um litro de água. Programar 25 min., tem. Varome, vel. 1. Colocar a varoma sobre o copo (com a bandeja) e deixar cozer os quindins. Terminado esse tempo retirar o tabuleiro e deixar arrefecer um pouco. Desenformar com cuidado e a ajuda de uma faca (saem facilmente).

Para mim a única desvantagem deste processo é que fica a faltar aquele douradinho nas bordas, próprio dos quindins que são feitos no forno. Mas em termos de sabor ficam idênticos e deliciosos. Experimentem!

Bom apetite!

Quindins - Bimby/Thermomix

14 comentários:

  1. É verdade, o tempo voa e cada vez entendo melhor aquela expressão que ouvia e não entendia "as crianças é que nos fazem velhos"...
    Os quindins... Que delícia! E que receita tão fácil de fazer!
    Obrigada pela partilha!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto deste doce! Os teus ficaram mesmo com um aspeto apetecível :)
    Boa semana!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoro mas nunca me deu para fazer,esses ficaram divinos
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Quando dizes bandeja é a tampa da Varoma, certo? Ou o tabuleiro? Fiquei baralhada :-)

    Cá em casa somos doidinhos, mesmo doidinhos por Quindim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel, eu sou muito básica em linguagem Bimby... :) As formas colocam-se no tabuleiro (aquele que fica no centro da varoma e depois a tampa por cima, como normal. :)

      Eliminar
    2. Maria João, e onde é que entra o papel absorvente? E a bandeja? 🤔

      Eliminar
    3. Rita, a bandeja coloca-se na varoma e o papel absorvente sobre as forminhas para evitar que apanhem a água da condensação.

      Eliminar
  5. Ficaram iguais aos que se fazem aqui em Aveiro ! Já trabalhei a fazê-los e digo te que os teus estão divinos!

    ResponderEliminar
  6. Ficaram tão lindos e com aspeto delicioso.

    ResponderEliminar
  7. Que óptimo aspecto!! Esta receita dá para quantos quindins?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, tal como digo no texto introdutório, apenas para 6 ;)

      Eliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)