quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bolo de mel algarvio… e o final de ano

Bolo de mel algarvio

Os dias vão correndo. Estes últimos meses do ano (lectivo!) são sempre muito ocupados e atribulados. Testes finais, exames nacionais, estudar, fazer trabalhos de casa, trabalhos de grupo, trabalhos individuais, teatros e apresentações, saraus e treinos especiais… juntando a isto todas as rotinas normais e o cansaço habitual de uma mãe que também já começava a pedir férias, os dias vão mesmo correndo. Este ano foi especialmente difícil. Foi duro mesmo. Agora queremos sol para aliviar as dores, pele bronzeada para alegrar a vista, gelados para refrescar a alma, mergulhos para libertar a mente, bolas de Berlim para adoçar os dias. Eu sei que nada disto vai arrancar aquilo que passámos este ano. Mas precisamos de tudo isto. O ar ainda me falta cada vez (e são tantas, mas tantas!) que revivo os momentos passados. Mas vamos crescendo. Todos nós lá em casa. E como eu digo tantas vezes às minhas miúdas: crescer dói muito. Dói mesmo muito!

Hoje deixo-vos um bolo com que me cruzei a semana passada no Facebook da Teleculinária. Delicioso. Experimentem!

Bolo de mel algarvio

200g de farinha
100g de açúcar
150g de mel
150g de margarina amolecida
100g de amêndoa moída (usei com pele)
5 ovos
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Numa tigela, juntar a margarina e o açúcar e bater bem até ficar cremoso. Adicionar os ovos e o mel e bater novamente. Aos poucos acrescentar a farinha, o fermento e a amêndoa e continuar a bater até obter um creme fofo.

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno durante aproximadamente 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer. Depois é só partir em fatias e deliciarem-se!

Bom apetite!

Bolo de mel algarvio

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Palha italiana

Palha italiana

Desta vez, vou começar a semana de forma bem doce. Trago-vos a sugestão de um doce que vi no blog Thermomix Brasil, e que na realidade é uma mistura entre o salame e o brigadeiro. O resultado final é muito bom. A receita que trago é da Bimby, mas facilmente se faz num tachinho ao lume, tal como os brigadeiros tradicionais. Aqui fica:

20g de margarina vegetal
100g de bolacha Maria
50g de nozes
1 lata de leite condensado
50g chocolate em pó
Açúcar para polvilhar

Palha italiana

Começar por untar uma forma pequena (20x20) com margarina ou óleo vegetal e reseravar.
Colocar no copo a bolacha Maria e picar 7 seg/vel 4. Retirar e reservar.
Colocar no copo as nozes e picar 2 seg/vel 5. Retirar e reservar com a bolacha.
Colocar no copo o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e programar 13 min/Varoma/vel 4.
Adicionar as bolachas e as nozes e misturar com a ajuda da espátula. Retirar para a forma reservada. Colocar no frigorífico e quando estiver sólido, cortar em quadrados e passar por açúcar.

Bom apetite!

Palha italiana

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Bacalhau com legumes no forno

Bacalhau no forno com legumes

Hoje trago-vos um prato de bacalhau que serviu de almoço lá em casa no sábado passado. Não tinha tirado nada de véspera e estava assim num dia com milhões de coisas para fazer e vontade de fazer coisa nenhuma. O almoço tinha que sair cedo, que às duas da tarde tínhamos que estar na rua e também devia ser leve, que a tarde ia ser desportiva… pelo menos para as miúdas! E bem, lá abri o congelador e salvaram-me as minhas amigas migas de bacalhau congeladas. Tirei as migas, e lá pelas 11:00, começa a inevitável pergunta: o que vai ser o almoço? (sim, que lá em casa parece sempre que passam muito fominha!). E a minha resposta: Não sei, qualquer coisa com bacalhau! Entre as limpezas e as roupas lá fui pensando no assunto e na hora de ir para a cozinha lá saiu um prato de bacalhau que todos adoraram… “muito melhor que o bacalhau espiritual, mãe, muito melhor!!!”. Aqui fica:

500g de migas de bacalhau (descongeladas e bem escorridas)
3 cenouras médias
4 folhas grandes de couve lombarda cortada em juliana
2 alhos franceses pequenos
2 cebolas médias
6 dentes de alho
1 chávena de chá de batata palha
½ litro de molho bechamel (fiz na Bimby, mas pode ser de compra)
Azeite, pão ralado e mozarela ralada q.b.

Para o molho bechamel na Bimby:
300g de leite
200g de natas
60g de farinha
60g de manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada

Bacalhau no forno com legumes

Começar por preparar tudo. Ralar as cenouras, cortar as folhas de couve em juliana, fatiar o alho francês e picar a cebola e os dentes de alho. Desfiar os pedaços maiores de bacalhau.

Levar uma frigideira larga e de fundo antiaderente ao lume. Quando estiver quente, regar com um fio de azeite e juntar as cenouras e a couve em juliana. Deixar saltear, adicionar uma pitada de sal. Quando os legumes estiverem macios, colocar num recipiente de ir ao forno e reservar. Na mesma frigideira, adicionar um fio de azeite. Juntar a cebola, o alho francês, os dentes de alho e deixar amolecer. Quando estiver a ficar bem douradinho, juntar o bacalhau desfiado e bem escorrido. Envolver e deixar cozinhar por cinco minutos. Juntar aos legumes reservados.

Para fazer o molho bechamel na Bimby:
Colocar todos os ingredientes do molho, com exceção das natas. Programar 3 min., temp. 90, vel. 3. Quando o tempo terminar, marcar mais 5 min., à mesma temp. e vel., incorporando as natas pelo buraco da tampa.

Adicionar também a batata palha e o molho bechamel, envolvendo tudo de forma uniforme no tabuleiro. Cobrir com pão ralado e mozarela a gosto. Levar ao forno a gratinar. Quando estiver douradinho, está pronto.

Bom apetite!

Bacalhau no forno com legumes

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mousse de limão

Mousse de limão

Hoje deixo-vos mais uma sugestão muito, mesmo muito simples, mas que lá em casa adoramos. Principalmente agora, pela altura dos morangos, a conjugação dos dois sabores fica fantástica. É daquelas receitas básicas, que todos temos, mas nunca é demais lembrar.
Experimentem!

2 limões médios - sumo e raspa (se conseguirem fina)
1 lata de leite condensado
4 iogurtes naturais

Raspa de limão congelado (tenho sempre limão congelado no frigorífico. Parece que o sabor fica mais intenso e está sempre pronto a usar. Além disso, a casca rende muito mais. E pode-se raspar também a polpa.)

Morangos a gosto

Mousse de limão

Basicamente: Misturar todos os ingredientes numa taça e misturar muito bem. Levar ao frigorífico de um dia para o outro. Na hora de servir, juntar morangos e raspa de limão congelado.

Bom apetite!

Mousse de limão

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bolo de laranja e aveia

Bolo de laranja e aveia

Depois de um fim-de-semana cheio de coisas boas (posso ter outro?!), hoje não vos podia trazer nada muito complexo. Apenas um bolo simples, caseiro, como todos gostamos. Apesar de estes bolos serem já apelidados de old fashion, para mim continuam a ser os bolos de eleição. Aqui fica mais uma sugestão:

5 ovos
250g de açúcar
1 laranja sumarenta (sumo e raspa)
1 iogurte natural
1 copo (do iogurte) de óleo vegetal
150g de farinha
50g de aveia em flocos pequenos
1 colher de chá de fermento em pó

Para cobrir
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de aveia em flocos pequenos
1 colher de sopa de cajus picados (pode ser amêndoa, nozes ou ou outro fruto seco a gosto)

Bolo de laranja e aveia

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Numa taça misturar todos os ingredientes para cobrir o bolo. Reservar.

Começar por bater os ovos juntamente com o açúcar, durante uns minutos, até estar um creme esbranquiçado. Juntar o iogurte, o óleo, o sumo e a raspa de laranja. Bater novamente.

Por fim juntar a aveia, a farinha e o fermento em pó. Bater delicadamente apenas para integrar todos os ingredientes.

Colocar a massa na forma e salpicar com a mistura reservada. Levar ao forno cerca de 40-45 minutos. Verificar cozedura, retirar do forno, aguardar cerca de 5 minutos e desenformar.

Bom apetite!

Bolo de laranja e aveia

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Já vos disse que dantes tinha pavor de fazer tortas? De facto as tortas são um desafio, se cozem muito ou pouco, o tamanho do tabuleiro em que cozem, a forma de enrolar, o pano para enrolar… enfim! Mas só vos digo é que se não insistirem nunca vão conseguir. Eu gosto muito de tortas. Acho que é uma sobremesa bonita e muito simpática. E se querem saber, também tenho sempre algumas dúvidas quando as faço. Uma das coisas que me levanta sempre muitas dúvidas é o tamanho do tabuleiro em que devem cozer. Nunca sei se hei-de usar o tabuleiro do próprio forno se um tabuleiro de alumínio de 30x30. Na realidade depende mesmo do tipo de torta e da quantidade de massa. Vi a receita desta torta no blog Dona Biscoito (que adoro!) e guardei-a para experimentar assim que tivesse oportunidade. Ao dar uma vista de olhos nos ingredientes da receita, vi que levava 4 ovos e pensei que devia ser uma torta pequena. Resolvi fazer no tabuleiro de alumínio de 30x30. E fiz bem, porque é nesse mesmo que deve ser feita. Mas a meio da cozedura, assustei-me ao ver a torta crescer muito e pensei que jamais a conseguiria enrolar. Pensei logo numa forma de solucionar o problema. Pensei em deixar cozer a massa mais tempo, e transformar a torta em quadrados de cenoura envolvidos em açúcar e canela (estão a ver? Há sempre solução para uma torta que corre mal!). Mas depois de retirar o tabuleiro do forno, e uma vez que já tinha o pano molhado para enrolar a torta decidi ainda arriscar. E na realidade a bendita da torta enrolou sem quebrar! E ficou bonita, mas sem aquela aparência húmida e deliciosa da receita original. Salpiquei-a de açúcar e nozes, mas não satisfeita ainda lhe acrescentei uma cobertura de chocolate… ou seja, esta torta foi mesmo uma aventura! Mas o resultado, esse, foi delicioso! Ora experimentem lá…!

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Para a torta
4 ovos
500g de cenoura (depois de descascada)
300g de açúcar
125g de farinha

Para a cobertura
Nozes picadas a gosto
100g de chocolate de culinária partido em pedaços
1 colher de sopa rasa de cacau em pó
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de leite

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

Começar por cozer as cenouras em água temperada com uma pitada de sal. Depois de cozidas, escorrer bem e reduzir a puré.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar o tabuleiro - untar com margarina, forrar com papel vegetal e untar novamente.

Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.

De seguida, bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar a cenoura triturada, bater cerca de 2 minutos e juntar a farinha seguida das claras em castelo envolvendo delicadamente com a ajuda de uma colher.

Colocar a massa no tabuleiro e levar a forno quente cerca de 15 a 20 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer cerca de 5 minutos.

Estender um pano molhado, mas muito bem escorrido e virar o tabuleiro com a torta em cima dele. Retirar o papel vegetal e enrolar devagar e com cuidado.

Colocar a torta na torteira e fazer a cobertura. Colocar todos os ingredientes da cobertura numa taça e levar ao micro-ondas cerca de 20-30 segundos. Mexer bem e cobrir de imediato a torta. Salpicar com as nozes (no meu caso já lá estavam!). Depois é só esperar que arrefeça e servir!

Bom apetite!

Torta de cenoura com cobertura de chocolate

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Folhadinhos com queijo-creme e doce de framboesa

Folhadinhos com queijo creme e doce de framboesa

Às vezes há situações em que precisamos de fazer uma sobremesa rápida, mas mesmo rápida. Em que surge um convite inesperado e que temos pouco mais de meia hora para sair de casa, mas queremos levar qualquer coisa, e não nos apetece passar no supermercado apinhado de gente ao fim-de-semana. E com sorte temos as coisas certas na hora certa. E surgem sobremesas simples, para acompanhar o cafezinho. Aqui deixo a sugestão:

Folhadinhos com queijo creme e doce de framboesa

1 placa de massa folhada rectangular
4 colheres de sopa de queijo creme
2 colheres de sopa de doce de framboesa
1 colher de sopa de açúcar em pó
Cajus picados (pode ser substituído por amêndoa, nozes, avelãs…)

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar um tapete antiaderente e reservar.

Numa taça colocar o queijo creme, o doce de framboesa e o açúcar em pó. Misturar até estar homogéneo.

Estender a massa folhada e cobrir a superfície com o preparado de queijo creme. Enrolar sobre o lado mais comprido sem apertar muito. Cortar em fatias de cerca de 1,5cm. Colocar as fatias no tabuleiro e salpicar cada uma com os cajus picados. Levar ao forno cerca de 15 minutos.

Retirar do forno e colocar no pratinho de servir com a ajuda de uma espátula. Já está. Simples, não é?

Bom apetite!

Folhadinhos com queijo creme e doce de framboesa

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Espetadas de frango e abóbora manteiga

Espetadas de frango e abóbora manteiga

Iniciar a semana com ideias e projetos. Levantar o rabo da cadeira e cumprir objetivos. Pequenos ou grandes, não interessa. A Primavera trás sempre essa vontade com ela. Limpezas, arrumações, mudanças. E sabe tão bem… Passear e fazer comida mais leve. Foi dentro desse espírito que num destes fins-de-semana primaveris, com obras em casa, e cores nova na vida, fiz estas simples espetadas. Servem uma refeição leve que agrada a todos. Aqui deixo a sugestão:

Espetadas de frango e abóbora manteiga

Espetos de madeira para espetadas

3 peitos de frangos cortados em cubos
1 abóbora manteiga cortada em cubos (sem casca)
2 cebolas cortadas em quadrados grossos
1 chouriço de carne cortado às rodelas

Para o molho

½ copo de azeite
½ colher de café de cominhos moídos
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de café de pimentão doce
Sumo de ½ limão
1 pitada de pimenta preta moída na hora
1 pitada de sal grosso

Espetadas de frango e abóbora manteiga

Começar por colocar os paus de madeira dentro de água por 20 minutos (apenas para não queimarem). Retirar e deixar ao ar.

Preparar todos os ingredientes para fazer as espetadas. Ir colocando nos espetos, de forma desordenada e aleatória, mas equilibrada.

Numa taça colocar todos os ingredientes do molho e misturar muito bem. Pincelar as espetadas com este molho, nas diversas faces.

Untar uma grelha com um pouco de azeite e levar ao lume para aquecer. Quando estiver bem quente colocar as espetadas a grelhar. Rodar os espetos até que todos os ingredientes estejam bem passados, dando umas pinceladas com o molho uma vez por outra.

Servir assim que se retirar da grelha. Acompanhamos com salada mista e arroz branco.

Bom apetite!

Espetadas de frango e abóbora manteiga

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Bolachas com pepitas de chocolate

Bolachas com pepitas de chocolate

Como já devem ter percebido esta semana foi toda dedicada a receitas patrocinadas. Para terminar em beleza temos umas bolachinhas com pepitas de chocolate feitas com Vaqueiro sabor a manteiga. São muito simples de fazer, ideais para chamarem a criançada para a cozinha para ajudarem e deitarem mãos à obra. Foram devoradas no lanche da tarde, entre elas e os primos, junto com uma limonada caseira e o pão doce com amêndoa que publique no post anterior. O desafio foi lançado pela Vaqueiro. Escolher uma receita do site em que este novo produto fosse usado. Selecionei estas bolachinhas, mas fiquei com mais umas quantas coisas debaixo de olho. Espreitem vocês e escolham! Obrigada Vaqueiro!

Bolachas com pepitas de chocolate

60g de açúcar
60g de açúcar mascavado
150g de Vaqueiro sabor a manteiga (temperatura ambiente)
1 ovo
100g de farinha com fermento (usei sem fermento e acrescentei uma colher de café de feremnto)
80g de pepitas de chocolate



Pré-aquecer o forno a 180 °C. Preparar dois tabuleiros com tapete antiaderente.
Misturar os açúcares, juntar a Vaqueiro Sabor a Manteiga em bocados e bater com a batedeira até ficar em creme. Juntar o ovo e continuar a bater até a massa estar ligada.

Juntar a farinha peneirada e mexer com uma colher de pau. Adicionar as pepitas de chocolate e misturar bem.

Deitar a massa em colheradas bem espaçadas sobre os tabuleiros de forno reservados e levar a cozer cerca de 10-12 minutos.

Retirar as bolachas com a ajuda de uma espátula e deixar arrefecer sobre uma rede.

Bom apetite!

Bolachas com pepitas de chocolate

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pão doce com amêndoa

Pão doce com amêndoa

Esta semana é em definitivo a resposta aos vários desafios que foram chegando nos últimos tempos. Desta vez foi a Fermipan que me desafiou a criar uma receita com o seu fermento para pão, que dispensa grandes apresentações. Nunca falha! Além disso a Fermipan esta também a lançar uma campanha entre 16 de Março e 18 de Maio, onde se podem habilitar a ganhar o novo modelo da Bimby 5.ª geração. Tentador, não é? Se quiserem, podem experimentar esta receita. Como a campanha é para ganhar uma Bimby, a receita também foi baseada numa receita da Bimby. Rende bastante, o que permite de uma só vez fazerem dois pães, consumir e congelar o outro, para mais tarde. Aqui fica a sugestão:

Pão doce com amêndoa

250ml de leite
100g de margarina
100g de açúcar
1 colher de chá de sal
1 pacotinho de Fermipan
2 ovos
650g de farinha de trigo
100g de farinha de amêndoa
2 colheres de sopa de canela
1 colher de sobremesa de erva-doce
1 gema de ovo para pincelar
Açúcar e amêndoas para salpicar

Pão doce com amêndoa

Colocar no copo da Bimby o leite, a margarina, o açúcar e o sal. Programar 2 min./37°C/vel. 2.
Juntar o pacotinho de fermento Fermipan e os ovos e programar 10 seg./vel. 6.
Adicionar as farinhas, a canela e a erva-doce e programar 3 min/vel. espiga . Deixar repousar a massa dentro do copo cerca de 15 a 20 minutos.

Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e dividir em 6 porções. Fazer um rolo com cada uma delas. Com cada conjunto de três, formar uma trança. Colocar cada trança dentro de uma forma de bolo inglês untada e revestida com papel vegetal também untado. Pincelar a superfície com gema de ovo, polvilhar de açúcar e salpicar com amêndoas em lascas a gosto.

Colocar as formas no forno a uma temperatura de 50.°C, cerca de 20 minutos. Terminado esse tempo, aumentar a temperatura para 180.°C cerca de 25 minutos ou até o pão estar douradinho. Depois é só tirar do forno e servir ao lanche!

Pão doce com amêndoa

Obrigada Fermipan!

Pão doce com amêndoa

Bom apetite!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Esparguete com caril e bacalhau

Esparguete com caril e bacalhau

O desafio foi lançado pela Milaneza e aceite aqui nas Receitas lá de casa. Cá por casa somos fãs de todos os novos sabores destas deliciosas massas. Mas e vocês? O que têm que fazer? Bem, a Milaneza lançou um passatempo que decorre entre 6 e 19 de Abril. Para participarem poderão inspirar-se numa das receitas do site Milaneza para confecionar uma das cinco variedades de massas Milaneza Sabores, fotografá-la e submetê-la a votação no site da marca (a votação é feita pelo público no site da Milaneza).




Quem conseguir angariar mais votos para a sua participação ao longo das duas semanas recebe como prémio uma viagem aos Açores para duas pessoas. É uma tentação, não é? Para também se poderem inspirar, deixo hoje uma sugestão de esparguete com caril. Deliciosa!!! Experimentem e participem…


Esparguete com caril e bacalhau

500g de migas de bacalhau ou 2 postas de bacalhau
300g de esparguete com caril Milaneza
1 alho-francês
¼ de uma couve-flor
5 dentes de alho
1 cebola pequena
6 ou 7 pés de coentros
1 pacote de natas ligeiras
Sal e azeite q.b.

Esparguete com caril e bacalhau

Se o bacalhau usado for em postas, começar por escaldar e desfiar o bacalhau, limpando-o de peles e espinhas.

Levar um tacho ao lume com água abundante temperada com sal. Quando a água começar a ferver, adicionar o esparguete e deixar cozer entre 7 a 9 minutos. Depois de escorrida, escorrer e reservar.

Colocar um fio de azeite numa frigideira larga e antiaderente e levar ao lume a aquecer. Juntar a cebola e os alhos picados, o alho francês em fatias finas e a couve-flor picada. Deixar alourar, temperando com uma pitada de sal. Adicionar o bacalhau em lascas, parte dos coentros picados e mais um pouco de azeite. Envolver e deixar cozinhar por mais 4 ou 5 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente. Por fim juntar as natas ligeiras e envolver. Assim que levantar fervura novamente retirar do lume.

Colocar o esparguete num recipiente e por cima distribuir o preparado de bacalhau. Antes de servir envolver o bacalhau no esparguete.

Fica uma refeição ligeira e cheia de sabor. Arrisquem e participem!

Bom apetite!

Esparguete com caril e bacalhau

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)