segunda-feira, 14 de abril de 2014
Trança de cacau (receita Bimby)
Hoje trago uma receita de uma trança de cacau. Costumo fazer trança muitas vezes lá em casa, desde que tenho a Bimby. As miúdas adoram, é muito, mesmo muito fácil e rápidade fazer e fica enoooooorme, o que é bom para grandes lanches de família ou apenas para os pequenos-almoços e merendas daescola. Desta vez decidi utilizar alguns ingredientes gentilmente enviados pela Royal e fazer uma trança de cacau. Ficou fantástica, com uma textura excelente, nada enjoativa ou doce e, apesar de "estar castanha" fica lindamente com manteiga... já para não falar de como fica barrada com creme de chocolate e avelãs! Tentei fazer uma cobertura de chocolate branco, mas a coisa não correu muito bem... ficou só salpicada com açúcar baunilhado, o que na realidade resultou muito bem. Aqui fica:
200g de leite
100g de margarina
1 cubo de fermento fresco de padeiro
75g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de sal
650g de farinha
40g de cacau em pó (usei Royal)
Para a cobertura
1 ovo para pincelar
Açúcar baunilhado em pó para polvilhar
Colocar no copo o leite, a manteiga, o açúcar e o sal. Programar 2 min., temp. 37, vel. 2.
Juntar o fermento e os ovos mexendo 10 seg., vel. 6.
De seguida adicionar a farinha e o cacau em pó e programar 3 min. vel. espiga. Deixar a massa repousar pelo menos 10 minutos.
Preparar um tabuleiro forrado com tapete anti-aderente e salpicado de farinha. Pré-aquecer o forno a 50.ºC.
Retirar a massa do copo e dividir em três partes iguais. Fazer três rolos e enrolar como uma trança. Por cima pincelar com o ovo batido. Levar ao forno a 50.ºC durante 20 minutos, para dobrar de volume, e depois, aumentar a temperatura para 200.ºC cerca de 25 minutos. Verificar a cozedura e retirar do forno deixando arrefecer sobre uma grelha. Depois de fria salpicar com açúcar em pó.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Mas que rica trança! Ficou com um aspecto delicioso.
ResponderEliminarbjinhos
A trança é o pão do lanche de domingo cá em casa. Gostei da tua bem moreninha.
ResponderEliminarFicou tão linda e tão um aspecto delicioso
ResponderEliminarBoa semana
bjs
Diferente! Óptima para a Páscoa. Bjs
ResponderEliminarFicou tão gira esta trança! Uma ideia para oferecer na Páscoa!
ResponderEliminarBeijinhos*
A ver se ponha a bimba a trabalhar. Linda essa trança!
ResponderEliminarOlá...
ResponderEliminarHá já algum tempo que sigo o seu blogue pois adoro as suas receitas.
Mas quando fala em bimby, fico um bocadinho apreensiva. Não tenho bimby, mas posso fazer esta trança com uma simples batedeira? Como fala em diferente velociodades e programas... fico receosa em experimentar.
Olá Sandra. Antes demais agradeço a atenção! Eu confesso, nunca fiz esta receita com batedeira. Mas tenho uma amiga que faz sempre a receita de trança com a máquina de fazer pão, que, pelo que diz, ainda fica melhor! Se tiver MFP, o melhor é usá-la, se não, arrisque com a batedeira, com as pás de envolver. Pelo menos até juntar a farinha, pode usar a batedeira de forma normal. Após isso, já não sei... também pode sempre amassar tudo dentro de uma taça grande com as mãos, depois de juntar a farinha. tem é que ter o cuidado de desfazer o fermento de padeira no leite amornado. Espero ter ajudado... :)
EliminarEspectáculo essa trança!!! Ai adorei :) Dá-me cá uns apetites de experimentar !!!
ResponderEliminarbeijinhos