
Hoje trago um prato simples de bacalhau. Só tive uma coisa que correu mal (porque a preguiça falou mais alto e desfiei o bacalhau na Bimby, mas esqueci-me e deixei uns segundos a mais!), o bacalhau ficou “desfiado” demais! Quanto ao resto e a sabores finais, nada a dizer. Ficou muito bom. Foi feito durante as férias da Páscoa, e foi um almoço muito agradável de “senhoras” (eu e as miúdas!). Aqui deixo a sugestão:

Cerca de 250g de esparguete (depende sempre de quem come… se muito, se pouco!)
500g de migas de bacalhau bem escorridas (uso das congeladas e demolhadas)
½ lata de tomate em pedaços com calda
5 dentes de alho
1 cebola pequena
6 pés de coentros
2 colheres de sopa de azeitonas descaroçadas e em rodelas
Sal, pimenta, azeite, queijo emmenthal ralado q.b.
Começar por fazer um refogado com a cebola e os dentes de alho bem picados, juntamente com um fio de azeite. Quando estiver douradinho, juntar o bacalhau desfiado, o tomate, 3 pés de coentros picados e acertar o tempero com uma pitada de sal e pimenta. Deixar cozinhar.
Enquanto isso levar um tacho com água abundante bem temperada de sal ao lume. Quando ferver juntar o esparguete e deixar cozer até ficar “al dente”. Escorrer com um passador e passar por água fria. Reservar.
Retirar o bacalhau do lume, juntar as azeitonas e envolver.
Colocar o esparguete em taças ou pratos fundos e por cima colocar porções de bacalhau. Salpicar com os restantes coentros picados e queijo emmenthal a gosto.
Bom apetite!
