sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Espetadas de lulas com molho de manteiga

Espetadas de lulas com molho de manteiga

Hoje trago uma sugestão que muitas vezes deixamos para comer fora, nos restaurantes, mas que na realidade é tão simples de fazer em casa, e acaba por ser uma refeição saudável e rápida. Umas espetadas de lulas, simples, sem grandes complicações, regadas com molho de manteiga, azeite e alho e acompanhadas de umas batatas cozidas e passadas na grelha… Confesso que pode ser um pouco complicado, “fazer tudo ao mesmo tempo”, mas faz-se, sem qualquer tipo de stress. Aqui fica:

1kg de lulas limpas
Pimento vermelho q.b.
Pimento verde q.b.
Chouriço q.b.
Cebola q.b.

Sal
Dentes de alho
Salsa
Azeite
Manteiga
Limão

Batatas para cozer

Começar por lavar muito bem as lulas, separando o “corpo das perninhas”. Deixar a escorrer num passador (quanto mais secas forem para a grelha melhor).

Enquanto isso preparar os restantes ingredientes. Cortar os pimentos e a cebola em quadrados e reservar. Tirar a pele ao chouriço e cortar em rodelas grossas. Reservar.

Por fim, montar as espetadas, tendo o cuidado de escolher o tamanho de um espeto que caiba no grelhador que se vai utilizar, para que nenhuma parte da espetada fica fora do contacto com a chapa.

Colocar todos os ingredientes no espeto, de forma aleatória, mas equilibrada.

Espetadas de lulas com molho de manteiga

Aquecer bem uma grelha e colocar as espetadas a grelhar, salpicando-as com sal.

Cozer as batatas, bem lavadas, com casca, cortadas em rodelas grossas. Depois de cozidas, escorrer bem a água e no fim das espetadas prontas, colocar as batatas na grelha bem quente.

Enquanto isso fazer o molho, colocando num tacho pequeno, azeite, manteiga, alhos esmagados com casca, salsa picada, sumo de 1 limão e uma pitada de sal. Quando a manteiga estiver derretida e o molho começar a fervilhar, está pronto.

Colocar as espetadas numa travessa, rodeadas pelas batatas e regar tudo com o molho quente. Servir de imediato. Acompanhamos com salada de tomate.

Bom apetite!

Espetadas de lulas com molho de manteiga

5 comentários:

  1. Que bela refeição, é de facto muito prática de preparar!

    ResponderEliminar
  2. ficaram com um lindo aspecto!

    já viste o passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar
  3. Tão boas e apetitosas ficaram!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)