quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pataniscas de bacalhau

Pataniscas de bacalhau

Ora aqui fica uma receita de pataniscas de bacalhau retirada do livro "Petiscos - Cozinha dia a dia" da Biblioteca Activa. Foi a receita que arranjei e desde a primeira vez que as fiz que correu tão bem, que me tenho guiado sempre por ela. É mais uma variante ao bacalhau!! Aqui fica:

5 colheres de sopa de farinha
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 posta de bacalhau demolhado (eu uso 1 embalagem de migas de bacalhau)
1 raminho de salsa
1 cebola pequena
pimenta preta em grão
sal
óleo para fritar

Colocar a farinha numa tigela e adicionar pequenas porções de água, misturando delicadamente, sem bater, até obter uma massa cremosa, mas não demasiado fluída. Adicionar os ovos previamente batidos e misturar. Tapar com um pano e deixar repousar 30 min. Passado esse tempo, adicionar o fermento e o bacalhau crú, em lascas, limpo de peles e espinhas. Juntar uma boa porção de salsa (eu ponho pouca porque não adoro salsa) e a cebola picada. Temperar com sal e pimenta a gosto. Fitar ás colheradas em óleo bem quente. Claro que acompanhei com um belo de um arroz de feijão!!

Bom apetite!

7 comentários:

  1. ai ai =) como eu adoro pataniscas!! hummm

    uma sugestão (entenda-se, pedido!)... podias compilar todas as tuas receitas num livrinho e dar-nos a possibilidade de nós comprarmos =) eu era logo a primeira!!!

    =)

    ****

    ResponderEliminar
  2. eu adoro pataniscas:-)
    sao optimas e as tuas ficaram lindas.
    beijinhos
    moranguita
    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. um petisco bem português e muito apreciado.
    quando me sobra bacalhau cozido ou assado também faço pataniscas.

    ResponderEliminar
  4. Este petisco é ótimo para servir como aperitivo. Faço sempre aqui em casa.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. adooooooooooro pataniscas e nao sou fa de bacalhau...e esta heim?!!!

    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  6. Parece tão delicioso. Adoro esse tipo de petisco, mas nunca experimentei com bacalhau...

    ResponderEliminar
  7. E com um arrozinho de feijão.. ui, ui..não há nada melhor!! E mais português.
    Bjucas e obrigada pelas tuas deliciosas partilhas.

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)