quarta-feira, 4 de junho de 2008

Bolo de claras com laranja

Bolo de claras com laranja

Descobri há pouco tempo que podia congelar as claras que sobram tantas vezes de alguns doces ou pratos que costumo fazer!!! Para mim foi uma grande descoberta!! Tinha já 8 claras congeladas e resolvi dar-lhes uso. Andei à procura de receitas que só levassem claras e esta acertava em cheio no número de claras que eu tinha! A receita é do blog Baú da Conceição. O meu problema é que era bolo de claras e chocolate, mas sinceramente não me apetecia fazer novamente bolo de chocolate. Então fiz as minhas alterações. O bolo ficou muito bom, muito fofinho e com uma textura completamente diferente dos bolos normais. Claro que vou repetir! Aqui fica a minha versão da receita:

250 g de açucar
190 g de farinha
125 g de manteiga
8 claras
1 colher de chá de fermento
sumo de 1 laranja

Começar por bater a manteiga com o açuçar. De seguida juntar a farinha, o fermento e o sumo da laranja e mexer bem. Bater as claras em castelo firme e envolver sem bater. Levar a forno médio (180ºC) numa forma untada e polvilhada cerca de 40 min.

Bom apetite!

25 comentários:

  1. Uma receita de aproveitamento de claras é sempre util.
    E este bolo com aroma de laranja está super apetitoso.

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Que optima alteração...o seu bolinho ficou com um aspecto divinal,e deve ser muito saboroso com a laranja.

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso desta versão. É uma receita óptima para se usar as claras que nos vão restando de outras receitas.
    :-)

    ResponderEliminar
  4. eu também tenho sempre claras congeladas em casa.
    de vez em quando lá sai um molotof ou um bolo de claras... e estes bolos têem uma coisa boa: podes sempre variar e fazer novas versões.
    experimenta fazer na versão mármore, dividindo a massa em 2 partes e colocando chocolate numa delas.
    fica uma delícia de tão fofinho que é o bolo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela sugestão! Vou ter que experimentar!!

    ResponderEliminar
  6. Foi algures por estes blogs que visito que descobri que podia congelar claras. Este bolinho é uma boa para as usar,
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. nossa a foto está um espetaculo e super convidativa...apetece u pedação desse lindo bolo! bjs

    ResponderEliminar
  8. Está lindo. Parece cremoso e muito apetitoso!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. nossa que delicia.. fiquei com água na boca.. uma receita bem interessante... mas o que fazer com as gemas depois!!! ehehehehe

    ResponderEliminar
  10. Olá! Andava eu pela Internet a fazer uma pesquisa de massa quebrada quando dou de caras com este teu cantinho e fiquei deliciada com as receitas que cá encontrei :)

    Vou continuar a visitar-te, mas entretanto posso adicionar-te à minha lista no meu blog? Se quiseres vai lá fazer-me uma visita também :)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  11. Fiquei super feliz por ter encontrado uma variação do meu bolinho,e com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. CONHECI ESTA PAGINA A POUCOS DIAS E ESTOU EMBASBACADA COM A QUALIDADE COM QUE COZINHA PARECE TUDO TÃO FACIL E FICA TUDO COM TÃO BOM ASPECTO PARABENS DO FUNDO DO CORAÇÃO PORQUE COZINHAR É UMA ARTE ....SARA OLIVEIRA .

    ResponderEliminar
  13. muinto obrigadapor esta receita maravilhosa,assim posso aproveitar
    minhas claras,que eu naun sabia oque
    fazer com elas ...

    ResponderEliminar
  14. nossa que bom nunca imaginei que poderia aproveitar tantas claras no mesmo bolo ,delicioso.

    ResponderEliminar
  15. Obrigado! vou fazer agora só espero que me saia igual ao seu

    ResponderEliminar
  16. Bom Dia

    Eu exprimentei e achamos delicioso.Parabéns

    ResponderEliminar
  17. gostaria de saber se é o suco ou sumo . pois estou em duvida.....
    é que estou querendo fazer o bolo de sua receita.boa tarde

    ResponderEliminar
  18. adoro cosinhar, principalmente
    fazer bolos,começo a conhecer este blog e estou a adorar,parabens e vou continuar a acompanhar e a fazer estas maravilhosas receitas.ass.d.benta

    ResponderEliminar
  19. obrigada pela receita pois estou fazendo uma dieta sem comer gemas este bolo vai me ajudar .MARILENE EREXIM RGdo SUL

    ResponderEliminar
  20. Testei este fim-de-semana, ficou fabuloso... Adorámos a textura, o sabor.. Uma verdadeira delícia...Obrigado pela receita, em breve sai lá no meu cantinho :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  21. O ASPECTO É OPTIMO E O GOSTO DEVE SER DELICIOSO, VOU EXPEIMENTAR HOJE.
    OBRIGADA PELA SUGESTÃO...

    ResponderEliminar
  22. Eu fiz e gostei muito! obrigada pela receita. Eu coloquei um pouco do suco da laranja com o sumo também.:)

    ResponderEliminar
  23. Acabei de o fazer! Ainda não provei, mas cheira muito bem!!! =))
    ***

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)