quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Salteado de bacalhau com feijão-verde
Estas duas semanas temos tido alguns jantares a dois lá por casa. É a altura ideal para fazer alguns jantares mais verdes, ou totalmente verdes, sem guerras à mesa. A semana passada saiu um salteado de bacalhau com feijão-verde. Ficou delicioso e um bocadinho picante… haja só adultos à mesa e os milagres acontecem! E escusam de vir os mais fundamentalistas dizer que as crianças comem o que nós comemos, porque eu sei disso. Mas crianças são crianças e a guerra aos verdes está declarada. Se os comem? Claro que comem… que remédio! Mas é tão bom comer verdes, picantes e em sossego!
(Mas meninas, mesmo assim, nenhuma refeição sossegada compensa as saudades das beijocas de boa noite ou dos abraços quentinhos pela manhã! … )
1 posta de bacalhau (ou migas de bacalhau)
300g de feijão verde
100g de cogumelos frescos
1 pimento vermelho
4 dentes de alho
1 malagueta
1 pitada de sal
Azeite q.b.
Salsa fresca q.b.
Levar um tacho ao lume com água e uma pitada de sal. Quando a água estiver a ferver, juntar o feijão-verde já arranjado e deixar levantar fervura novamente. Deixar cozer por 3 ou 4 minutos. Retirar o feijão com a ajuda de uma escumadeira e reservar. Na mesma água, a ferver, colocar o bacalhau e deixar levantar novamente fervura. Assim que isso acontecer, retirar do lume e escorrer. Limpar o bacalhau de peles e espinhas e reservar.
Levar uma frigideira larga ao lume com azeite. Quando estiver quente, juntar os alhos picados, os cogumelos fatiados, a malagueta picada (lavem muito bem as mãos de seguida… cuidado com os olhos!) e os pimentos em tiras grossas. Deixar saltear durante uns minutos. Juntar o feijão-verde e o bacalhau reservados e envolver bem. Se necessário acrescentar mais azeite e acertar o tempero com sal e alho em pó. Deixar saltear por 5 minutos. Retirar para uma taça e polvilhar com salsa fresca.
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
Ficou uma refeição bem ao meu gosto.
ResponderEliminarBj
Muitos parabéns pelo blog! Costumo vir cá todos os dias dar uma espreitadela!
ResponderEliminarE esta receita parece ser divinal :)
Eduarda Varzim - eatbioandbike.blogs.sapo.pt