quarta-feira, 9 de julho de 2014

Mini-hambúrgueres de frango

Mini-hambúrgueres de frango

É muito, mesmo muito raro almoçar sozinha em casa. É certo que almoços em casa só ao fim-de-semana, e como é normal estamos todos por lá… Mas desta vez aconteceu. Entre alterações de planos e programas de última hora acabei por ficar sozinha parte do dia em arrumações e limpezas (ás vezes também sabe bem ficar um bocadinho sozinha, sem Violettas a cantar em frente ao espelho ou crises existenciais de pré-adolescentes!) e entre roupas, caixas e sapatos lá tive que decidir o que ia almoçar. Ao contrário da maioria das pessoas gosto de cozinhar só para mim. Ter uma refeição sossegada é um luxo, por isso requer uma comidinha bem saborosa. Ao abrir o frigorífico reparei que havia uma caixa com um resto de recheio de crepes de frango e legumes que tinha feito há dois dias para o jantar e que precisava de ser terminada. E assim nasceram uns simples, mas deliciosos mini-hamburgueres. Esta receita foi de aproveitamentos, mas deixo-vos a receita completa para uma refeição. Não é uma receita rápida, uma vez que é preciso deixar arrefecer para juntar os ovos. Mas pode-se preparar de véspera e no dia é só terminar. Aqui fica:

Mini-hambúrgueres de frango

2 peitos de frango cozidos
1 cenoura grande ou 2 médias
1 alho francês
1 cebola média
5 dentes de alho
10 folhas de couve coração
1 chávena de rebentos de soja
3 ovos
1 colher de sobremesa de caril
1 colher de chá de garam masala (é opcional!)
Sal e azeite q.b.

Mini-hambúrgueres de frango

Começar por descascar e preparar todos os ingredientes. Colocar ao lume uma frigideira com um fio de azeite e colocar em lume muito brando. Num robot de cozinha picar os alhos e a cebola e colocar a na frigideira. De seguida picar a cenoura e o alho francês e juntar. Envolver e deixar cozinhar enquanto se picam as folhas de couve. Juntar também à frigideira com os rebentos de soja e envolver. Desfiar o frango (ou picar no robot) e envolver com os legumes.

Juntar mais um fio de azeite, garam masala e o caril verificando se é necessário ajustar o sal. Envolver e deixar os legumes amolecer. Retira do lume e colocar numa taça a arrefecer.

Quando estiver morno, juntar os ovos um a um envolvendo bem, verificando entre cada adição se é possível modelar os mini-hambúrgueres entre duas colheres de sopa. Levar novamente a frigideira ao lume com um fio de azeite para fritar (usei Oliveira da Serra que recebi e é excelente!) e colocar delicadamente cada hambúrguer. Quando estiver douradinho, voltar com a ajuda de uma espátula e deixar dourar novamente. Acompanhei com salada de tomate. Uma refeição bem completa de nutrientes e livre de hidratos de carbono…

Bom apetite!

Mini-hambúrgueres de frango

6 comentários:

  1. Estão fantásticos!!
    (Nem me fales em Violetas, todos os dias as mesmas músicas!!)

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto de cozinhar só para mim posso fazer comidas que os esquesitos não gostam
    Adorei os hamburgueres,ficaram lindos e tem um aspecto delicioso
    bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...