quarta-feira, 9 de julho de 2014
Mini-hambúrgueres de frango
É muito, mesmo muito raro almoçar sozinha em casa. É certo que almoços em casa só ao fim-de-semana, e como é normal estamos todos por lá… Mas desta vez aconteceu. Entre alterações de planos e programas de última hora acabei por ficar sozinha parte do dia em arrumações e limpezas (ás vezes também sabe bem ficar um bocadinho sozinha, sem Violettas a cantar em frente ao espelho ou crises existenciais de pré-adolescentes!) e entre roupas, caixas e sapatos lá tive que decidir o que ia almoçar. Ao contrário da maioria das pessoas gosto de cozinhar só para mim. Ter uma refeição sossegada é um luxo, por isso requer uma comidinha bem saborosa. Ao abrir o frigorífico reparei que havia uma caixa com um resto de recheio de crepes de frango e legumes que tinha feito há dois dias para o jantar e que precisava de ser terminada. E assim nasceram uns simples, mas deliciosos mini-hamburgueres. Esta receita foi de aproveitamentos, mas deixo-vos a receita completa para uma refeição. Não é uma receita rápida, uma vez que é preciso deixar arrefecer para juntar os ovos. Mas pode-se preparar de véspera e no dia é só terminar. Aqui fica:
2 peitos de frango cozidos
1 cenoura grande ou 2 médias
1 alho francês
1 cebola média
5 dentes de alho
10 folhas de couve coração
1 chávena de rebentos de soja
3 ovos
1 colher de sobremesa de caril
1 colher de chá de garam masala (é opcional!)
Sal e azeite q.b.
Começar por descascar e preparar todos os ingredientes. Colocar ao lume uma frigideira com um fio de azeite e colocar em lume muito brando. Num robot de cozinha picar os alhos e a cebola e colocar a na frigideira. De seguida picar a cenoura e o alho francês e juntar. Envolver e deixar cozinhar enquanto se picam as folhas de couve. Juntar também à frigideira com os rebentos de soja e envolver. Desfiar o frango (ou picar no robot) e envolver com os legumes.
Juntar mais um fio de azeite, garam masala e o caril verificando se é necessário ajustar o sal. Envolver e deixar os legumes amolecer. Retira do lume e colocar numa taça a arrefecer.
Quando estiver morno, juntar os ovos um a um envolvendo bem, verificando entre cada adição se é possível modelar os mini-hambúrgueres entre duas colheres de sopa. Levar novamente a frigideira ao lume com um fio de azeite para fritar (usei Oliveira da Serra que recebi e é excelente!) e colocar delicadamente cada hambúrguer. Quando estiver douradinho, voltar com a ajuda de uma espátula e deixar dourar novamente. Acompanhei com salada de tomate. Uma refeição bem completa de nutrientes e livre de hidratos de carbono…
Bom apetite!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Creative Commons
Este obra foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported.
O aspecto é tão bom!
ResponderEliminarEstão fantásticos!!
ResponderEliminar(Nem me fales em Violetas, todos os dias as mesmas músicas!!)
:) :) :) Em contínuo e a toda a hora!!!!
EliminarQue belo almocinho seria...
ResponderEliminarEu também gosto de cozinhar só para mim posso fazer comidas que os esquesitos não gostam
ResponderEliminarAdorei os hamburgueres,ficaram lindos e tem um aspecto delicioso
bjs
Bem que ia almoçar contigo!
ResponderEliminar