segunda-feira, 28 de julho de 2014

Carapauzinhos fritos

Carapauzinhos fritos

Não vos trago hoje uma receita propriamente dia, apenas uma sugestão. Há muitas pessoas que ficam aterrorizadas só de pensar no cheiro a fritos em casa. Na realidade ninguém gosta de ter esse cheiro espalhado pelos quartos e pelas roupas. Para começar os fritos não são de facto uma opção saudável… mas convenhamos há pratos que não há como manter o sabor, se não forem mesmo feitos de forma tradicional. Um desses casos são os carapauzinhos fritos. Lá por casa gostamos imenso! E como é mesmo muito raro almoçarmos fora para comer estes petiscos, às vezes é mesmo preciso fazê-los por casa para matar saudades. Como é evidente, também não gostamos do cheiro, mas há várias dicas que podem ajudar.

1.º Colocar uns raminhos de salsa no óleo quando começar a aquecer.
2.º Depois de fritar, colocar um tachinho com água, cascas de limão e/ou laranja e um pau de canela ao lume e deixar a ferver por uns 10 minutos.
3.º Evitar ao máximo as correntes de ar. O ideal é abrir bem a janela da cozinha, mas com a porta fechada. A circulação de ar só vai fazer com que o cheiro se espalhe facilmente por toda a casa.

Agora, aqui deixo a receita:

1 kg de carapaus pequenos
Sal, limão q.b.
Farinha q.b.
Óleo q.b.

Colocar os carapaus numa travessa e polvilhar de forma generosa com sal grosso. Salpicar com sumo de limão e deixar descansar por pelo menos meia hora.

Levar o óleo a aquecer. Passar os carapaus por farinha e colocar no óleo bem quente até estarem bem dourados. Retirar e colocar os carapaus sobre papel absorvente. Repetir a mesma operação até terminar o peixe. Depois de fritos temperar os carapaus com sumo de limão. Acompanhamos com arroz de tomate e pimentos bem malandrinho.

Bom apetite!

5 comentários:

  1. É verdade, não consigo imaginar uns carapauzinhos fritos na actifry ou no forno, tem mesmo que ser à moda antiga :-)
    Eu costumo colocar pés de alecrim na frigideira do óleo, é o que tenho sempre em mais abunddância.

    ResponderEliminar
  2. Adoro e faço-o também à maneira "antiga".
    Sabem sempre tão bem :)

    ResponderEliminar
  3. Carapauzinho frito com arroz de tomate, ai gosto tanto, tantoooo :)

    ResponderEliminar
  4. Eu cá acho que fritos têm de ser fritos...se não como muitos por questões de saúde? Sim...mas há receitas que não importa o cheiro que fica, ou o que suja, têm mesmo é de ser fritas tradicionalmente, é isso que importa, o sabor...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Ai que saudades de uns carapaus assim bem pequeninos... sabe tão bem!
    Há coisas que mais vale comer menos vezes, mas desfrutá-las no seu melhor, é sem dúvida este o caso! :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)