sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bolo de laranja com cobertura de aveia e amêndoa

Bolo de laranja com cobertura de amêndoas e aveia

Pronto, é assumida. Esta semana foi toda corrida a bolos! E antes que pensem (sim, que já me perguntaram dezenas de vezes!!!!) que os comemos todos esta semana, não, não comemos. As entradas aqui no blog dependem muito do que me apetece escrever no dia, do que está em lista de espera, das receitas em atraso… uma vez perguntaram-me quem é que comia tudo o que eu publicava?! Tendo em conta que comemos pelo menos 3 a 4 vezes por dia (refeição), 7 dias por semana e que eu por norma publico 3 receitas semanais, é fácil perceber que quem come somos mesmo nós lá em casa ou partilhamos em almoços/lanches/jantares de família. Mas às vezes, tal como eu, quando chegamos ao um novo blog, lemos tudo de enfiada e temos a noção de que é muita “comida” e muita refeição junta… mas não é. Tudo isto é produzido a conta-gotas. Há semanas que faço 6 ou 7 receitas para entradas no blog, outras que não faço absolutamente nada… é assim que este cantinho funciona. Por isso, não se preocupem que não estamos à beira de uma crise de diabetes!

Quanto ao bolo de hoje, foi o bolo que fiz no sábado passado, dia em que por norma sai sempre um bolinho depois de almoço, já a preparar o lanche. É um bolo simples, que se quiserem podem fazer sem cobertura, por questões de custos ou calóricas. O bolo base só por si é delicioso, húmido e macio. Aqui fica:

Cobertura
Raspa de 1 laranja
2 colheres de sopa de aveia
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amêndoa laminada

Bolo
200g de manteiga ou margarina
220g de açúcar
4 ovos
1 iogurte natural (125g)
Sumo de 2 laranjas
Raspa de 1 laranja
320g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Bolo de laranja com cobertura de amêndoas e aveia

Começar por prepara a cobertura juntando todos os ingredientes numa taça e envolvendo com um garfo ou colher. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Bater a manteiga (que deve estar amolecida) juntamente com o açúcar. Quando estiver em creme, juntar os ovos, um a um, batendo entre cada adição. De seguida juntar o iogurte, o sumo e a raspa de laranja e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento e envolver apenas até estar tudo bem incorporado.

Colocar a massa na forma e por cima espalhar a cobertura preparada. Levar ao forno cerca de 40-45 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer por 5 minutos. Desenformar com cuidado para não desmanchar a cobertura e servir.

Bom apetite!

Bolo de laranja com cobertura de amêndoas e aveia

4 comentários:

  1. Mas que rico bolo, gostei.

    A pergunta de sempre é comum :) hehehehe, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Fazer sem cobertura: ora nem pensar! Imagino o crocante que fica, com o bolo húmido por baixo, isto parece-me mesmo bem :)
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Hummm|
    Deve ser muito bom. Gosto desta cobertura!
    Bjs

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)