quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tarte crocante de maçã

Tarte crocante de maçã

Antes de mais, quero agradecer a todos/todas que me têem deixado comentários, sugestões ou questões, e a quem eu tão raramente dou resposta! Ás questões tento sempre responder, mas aos restantes comentários é muito difícil arranjar tempo para o fazer!! O meu muito obrigada... afinal é por vossa causa que continuo a "alimentar"este meu cantinho. Mas tenho tanta coisa para fazer, tantas ideias, tantas projectos, que algumas coisas vão mesmo ficando para trás... peço desculpa a todos aqueles que de alguma forma se sentiram mal pelo facto de eu não lhes ter respondido!!

Tarte crocante de maçã

Agora voltando ao tema inicial... Tartes, bolos, doces, compotas, folhados... enfim... tudo o que leve maçã para mim é uma tentação para experimentar. Sou fá incondicional de tartes de maçã e tento experimentar todas as receitas que me passam pelas mãos. A pedido de várias famílias "flickrianas" vou ter que passar esta receita à frente de outras que estão em lista de espera... é o caso das queijadas de laranja, que pelo que sei há uma menina que já pediu à mãe para as fazer só de ver a foto!! Prometo que durante o fim de semana vou arranjar 5 minutos para colocar a receita e fazer sorrir esta menina!!

Esta receita tirei de um blog descoberto há pouco tempo, mas que entrou logo para a minha listinha de preferidos: Receitas da Filipa. Não utilizei a parte da receita para a massa, porque tinha uma base de tarte em casa e resolvi aproveitá-la. Fiz ainda pequenas alterações à receita original... mas também quem é que não faz?! Aqui fica:

Recheio:
3 maçãs vermelhas
sumo de um limão pequeno
meia chávena de chá de açúcar amarelo
4 c. de sopa de farinha
¼ de colher de chá de sal

Cobertura:
meia chávena de chá de farinha
100g de manteiga
1 chávena de chá de açúcar amarelo
meia chávena de chá de flocos de aveia
1 c. de chá de canela em pó

1 base de massa quebrada para tarte

Colocar a massa na tarteira com o papel e picar o fundo com um garfo. Acender o forno a 180ºC.
Recheio: Descascar as maçãs e cortá-las em meias-luas. Numa tigela, misturar as maçãs, o sumo de limão, a farinha, o açúcar e o sal. Colocar dentro da massa que está na tarteira.
Cobertura: Numa tigela misturar a manteiga amolecida no micro-ondas, a farinha, os flocos de aveia, o açúcar e a canela. Colocar esta mistura por cima do preparado que está na tarteira cobrindo tudo. Levar a cozer em forno moderado durante aproximadamente 30 a 40 minutos ou até a massa estar cozida e corada e a cobertura seca e crocante.

Nós cá em casa comemos ainda morna... só tenho que não tinha gelado para acompanhar!

Bom apetite!

Tarte crocante de maçã

10 comentários:

  1. A tarte está linda mas adorei esse teu prato com a galinha.

    ResponderEliminar
  2. É muito boa e do cantinho da Filipa só saem delícias :P

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este cantinho e fiquei deliciada!!! Lá fui eu logo buscar o caderninho das receitas e toca de apontar. São mesmo do género que eu gosto, fáceis de fazer e com muito bom aspecto!!! Adorei! Vou passar a vir cá regularmente!!! Bjs e parabéns por este cantinho de partilha!

    ResponderEliminar
  4. Os doces de maçã cá em casa são os mais apreciados.
    Gostei muito desta versão da tarte de maçã!

    ResponderEliminar
  5. Fiz e é realmente deliciosa!!
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  6. Olá! Fiz esta receita, ontem, e ficou muito boa! É pena que as medidas estejam em "chávenas"!... :S Eu prefiro medidas em gramas!... :P Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)