
Antes de mais, quero agradecer a todos/todas que me têem deixado comentários, sugestões ou questões, e a quem eu tão raramente dou resposta! Ás questões tento sempre responder, mas aos restantes comentários é muito difícil arranjar tempo para o fazer!! O meu muito obrigada... afinal é por vossa causa que continuo a "alimentar"este meu cantinho. Mas tenho tanta coisa para fazer, tantas ideias, tantas projectos, que algumas coisas vão mesmo ficando para trás... peço desculpa a todos aqueles que de alguma forma se sentiram mal pelo facto de eu não lhes ter respondido!!

Agora voltando ao tema inicial... Tartes, bolos, doces, compotas, folhados... enfim... tudo o que leve maçã para mim é uma tentação para experimentar. Sou fá incondicional de tartes de maçã e tento experimentar todas as receitas que me passam pelas mãos. A pedido de várias famílias "flickrianas" vou ter que passar esta receita à frente de outras que estão em lista de espera... é o caso das queijadas de laranja, que pelo que sei há uma menina que já pediu à mãe para as fazer só de ver a foto!! Prometo que durante o fim de semana vou arranjar 5 minutos para colocar a receita e fazer sorrir esta menina!!
Esta receita tirei de um blog descoberto há pouco tempo, mas que entrou logo para a minha listinha de preferidos:
Receitas da Filipa. Não utilizei a parte da receita para a massa, porque tinha uma base de tarte em casa e resolvi aproveitá-la. Fiz ainda pequenas alterações à receita original... mas também quem é que não faz?! Aqui fica:
Recheio:
3 maçãs vermelhas
sumo de um limão pequeno
meia chávena de chá de açúcar amarelo
4 c. de sopa de farinha
¼ de colher de chá de sal
Cobertura:
meia chávena de chá de farinha
100g de manteiga
1 chávena de chá de açúcar amarelo
meia chávena de chá de flocos de aveia
1 c. de chá de canela em pó
1 base de massa quebrada para tarte
Colocar a massa na tarteira com o papel e picar o fundo com um garfo. Acender o forno a 180ºC.
Recheio: Descascar as maçãs e cortá-las em meias-luas. Numa tigela, misturar as maçãs, o sumo de limão, a farinha, o açúcar e o sal. Colocar dentro da massa que está na tarteira.
Cobertura: Numa tigela misturar a manteiga amolecida no micro-ondas, a farinha, os flocos de aveia, o açúcar e a canela. Colocar esta mistura por cima do preparado que está na tarteira cobrindo tudo. Levar a cozer em forno moderado durante aproximadamente 30 a 40 minutos ou até a massa estar cozida e corada e a cobertura seca e crocante.
Nós cá em casa comemos ainda morna... só tenho que não tinha gelado para acompanhar!
Bom apetite!