Hoje trago um clássico. (Fá, aqui fica antes de dia 15!!!!!!) Apesar de já ter publicado aqui no blog um molotof, este é ligeiramente diferente, uma vez que não lhe misturei caramelo. Eu prefiro assim, mais branquinho, mas sou suspeita, uma vez que não sou especialmente apreciadora de caramelo muito forte. No outro usei uma cobertura de leite-creme e desta vez saiu o célebre doce de ovos. O molotof tem os seus preceitos para ser cozinhado. Apesar de extremamente simples de fazer, se não seguirmos as “regras” podemos ter uma valente desilusão. Aqui fica a sugestão:
(As proporções são sempre as mesmas consoante o n.º de claras usadas)
11 claras
11 colheres de sopa de açúcar + 1 – 12 colheres
1 pitada de sal fino
Para a cobertura
A proporção também é sempre a mesma. 1 ovo para 40g de açúcar, caso se goste de mais ou menos doce de ovos!
5 ovos
200g de açúcar
Nozes ou amêndoas laminadas torradas
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina, como se fosse para um bolo, mas sem polvilhar de farinha. Reservar.
Numa taça grande colocar as claras com uma pitada de sal fino e bater até ficarem formadas em castelo. Continuar a bater e adicionar o açúcar a pouco e pouco até apresentar uma consistência de merengue bem firme.
Colocar as claras na forma com a ajuda de uma colher e bater com a forma na bancada de maneira a rebentar as bolhas de ar que se tenham eventualmente criado. Colocar no forno 11 minutos (1 minuto por cada clara). Quando terminar o tempo, desligar o forno e deixar o molotof lá dentro mais 30 minutos. NUNCA abrir a porta do forno. Terminado esse tempo, abrir a porta do forno e deixar o molotof mais uns 20 a 30minutos. Retirar e evitar mudanças súbitas de temperatura (como janelas ou portas abertas e correntes de ar).
Desenformar para um prato largo.
Para a cobertura
Colocar os ovos num recipiente que possa ir ao lume e bater muito bem com uma vara de arames. Acrescentar o açúcar e bater novamente. Levar a lume brando, mexendo sempre com a vara de arames, até começar a engrossar. Retirar do lume e do tacho onde estava a ser cozinhado, para interromper de imediato o processo de cozedura. Colocar noutro recipiente e deixar arrefecer. Quando estiver quase frio, cobrir o molotof e salpicar com as nozes partidas. Levar ao frio até servir.
Bom apetite!