quarta-feira, 21 de março de 2018

Bolo de maçã fatiada com nozes



Cá estou hoje novamente após outra longa ausência. E mais outra receita com maçã… three on the road! Mas bom, quanto a mim, receitas com maçã são sempre bem-vindas, especialmente enquanto ainda vai sabendo bem ter o forno aceso… Mas finalmente o sol espreita e já apetece ficar tipo osga a aquecer colada a uma parede… Eu sei (e este ano não me atrevo a reclamar!!!) que a chuva nos faz tanta falta, mas tenho saudades dos dias amenos, de céu azul, de cores vivas e de não precisar de acender as luzes de casa às seis da tarde. Tenho saudades disso e de tantas outras coisas. De ter tempo… não sei o que tem acontecido, mas não consigo ter tempo para nada. Nada mesmo! As rotinas e os problemas têm-se embrulhado uns nos outros e estou cansada. E o cansaço tira-me a vontade de tudo. As miúdas quanto mais velhas, mais trabalho dão, por incrível que isso pareça. Também são já quase 15 anos de maternidade acumulada, sem folgas, em dose dupla, com tudo o que isso tem de bom… mas também de difícil. Repetiria tudo outra vez, sem qualquer ponta de dúvida ou incerteza… mas bolas, estou cansada! Já estou com saudades do sossego das fraldas e das ranhocas no nariz, das birras e das sestas da tarde, do levar a casa atrás para sair de casa……… era tudo tão mais fácil nessa altura! Mas para chegar aqui, também já passei por lá… e sei que se para nós pais não é fácil, para elas também os dias são uma montanha russa emocional. Vamos sobreviver! Vou-me deixar de conversas e deixar a receita……….





2 maçãs (de qualquer qualidade)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela
1 Cálice de Vinho do Porto
200 g de margarina amolecida
200 g de açúcar
4 ovos
200 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Nozes picadas q.b.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco (22-24) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Descasca-se e corta-se em fatias finas a maçã. Coloca-se num recipiente com o açúcar, a canela e o vinho do Porto. Reservar enquanto se prepara a restante massa.

Começar por bater a margarina até obter um creme. Juntar o açúcar e os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Por último adiciona-se a farinha e o fermento batendo apenas até envolver. Deita-se a massa na forma preparada. Distribuem-se as fatias de maçã pela massa, sem cobrir completamente. Salpicar com nozes picadas e um pouco de canela. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 35 minutos ou até o bolo estar cozido. Retirar do forno, aguardar 3 ou 4 minutos e desenformar.

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Hummm, esses bolinho tem mesmo muito bom aspeto!
    Quanto ao resto, como te compreendo minha querida amiga.
    Bjs grandes!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por mais esta receita. Têm sempre um óptimo aspecto e com certeza que é uma delícia tal como as outras. Eu tenho 66 anos e um filho com 31 e outra com 37 e ainda me dão trabalho. Estão a trabalhar em Inglaterra (tem que ser) e a vida não tem sido fácil também para eles. Criei-os sozinha porque me divorciei muito cedo e sempre tive que fazer o papel de Pai e Mãe ao mesmo tempo, o que não é nada fácil. Sei bem o que é esse cansaço. Só agora é que tenho algum tempo para mim, mas muito pouco porque também tenho uma empresa e hoje em dia as coisas também não têm sido fáceis neste campo. Enfim, desculpe o testamento, só para dizer que sei muito bem o que é sentir-se assim. Força!
    Beijinhos e obrigada por continuar a aparecer, nem que seja só de vez em quando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Adelaide! Um grande beijinho e tudo de bom na sua vida!

      Eliminar
  3. Amanhã se Deus quiser vou fazer este bolinho sai económico e deve ser bom

    ResponderEliminar
  4. Passando a fim de conferir uma excelente publicação.
    Imagens deliciosas de fazer crescer água na boca.
    .
    *Mulher; Flores e Borboletas, em sintonia poética (Poetizando) *
    .
    Votos de um dia feliz.

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)