sexta-feira, 20 de julho de 2018

Delícia de nozes



Olá, olá. Cá estou eu de novo. Hoje apeteceu-me voltar aqui. Por nada em especial, apenas porque sim. Esta semana percebi também que um dos meus blogs preferidos tinha encerrado… o Blog da Nô. É assim, toda uma geração de blogs a encerrar portas. Tal como este, que vai sobrevivendo só porque de vez em quando (muito raramente, é certo!) ainda vou passando por aqui. Os blogs tomaram um rumo que já não me agrada. Muito comerciais, muito ligados às redes sociais, com dispensas “novas”, com ingredientes que não são os meus. Sempre fui uma pessoa simples, de cozinhados simples, com algumas experiências, é certo, mas nunca com grandes aventuras. Gosto da cozinha portuguesa tradicional. Gosto de experimentar coisas novas e diferentes, mas mantenho-me sempre fiel à minha dispensa tradicional. E hoje os leitores querem mais do que isso, por isso, para mim deixou de fazer muito sentido andar aqui a consumir o meu tempo a produzir conteúdos que já não interessam, e provavelmente trazem muito pouco de novo a quem me costuma seguir. Não me estou a queixar, muito menos a lamentar, não me interpretem mal… é o que é, e a vida é mesmo feita de ciclos. Como sabem, sempre trabalhei a tempo inteiro, em Lisboa, com tudo o que isso implica em termos de gastos de tempo de deslocações e stress. Sair de casa antes das oito, chegar depois das seis (sim, eu sei, apesar de tudo sou uma privilegiada, comparando com outros tantos!), com duas miúdas a crescer depressa demais, uma cadela doida e um marido com dois empregos… acaba por não ser fácil (leia-se é mesmo muito difícil!) ter tempo para desenvolver um blog na linha do que hoje acontece. Publicações em todas as redes sociais, histórias, histórias e mais histórias em todo o lado, ingredientes novos e experiências… esqueçam lá isso. Tenho vida! E dá-me prazer vivê-la sem ter que a partilhar com o mundo. Por isso, venho aqui apenas quando me apetece. Nem sei se alguém vai ler isto… talvez não! Ler demora tempo e agora gostamos de ver tudo em 5 segundos, nas histórias rápidas que passam por aí…



A receita de hoje é um doce daqueles bem potentes, que não rende muito… rende apenas a taça que está na foto. Mas como é daquelas coisas que também só se come um bocadinho de cada vez... ideal para gulosos e sobremesa de fim de semana lá por casa.

6 ovos
240g de açúcar
100g de nozes picadas
1 pitada de canela

Colocar os ovos num tachinho pequeno e bater muito bem, com uma vara de arames, até estarem completamente misturados. Acrescentar o açúcar e uma pitada de canela e mexer novamente. Levar o tacho a lume brando, mexendo sempre até começar a engrossar. Quando começar a ficar espesso juntar as nozes picadas, retirar do lume envolver muito bem. Retirar de imediato para uma taça ou pequenas taças.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Eu li, passado muito tempo mas li e concordo, compreendo tudo o que diz Maria João!!
    A realidade mudou de facto, mas....o seu Blog tras nos sempre as "tais " receitas boas e caseiras!
    Ha um público para tudo, embora neste momento disperso, mas quem gosta de si não a troca!

    Um beijinho e nao se esqueça de quando lhe apetecer muito, vir até aqui deixar algo fantástico!
    Ate breve
    Dalia

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria João, há algum tempo que não vinha ao seu blog, apenas por razões pessoais, aliás, tenho me desligado um pouco de tudo e, lentamente, tenho vindo a regressar. Quero apenas dizer que li com muita atenção o que escreveu, gostei imenso do seu post, e quero manifestar o meu desejo de continuar a encontrar aqui receitas tradicionais bem deliciosas como aquelas que nos tem habituado. Um beijinhos e um abraço bem apertado!

    ResponderEliminar
  3. concordo plenamente com o que disseram as anteriores seguidoras, os tempos mudam mas continuam a existir gostos para tudo e acredite que tem sempre leitoras interessadas nas suas receitas tradicionais sempre com o seu toque final. Em relação ao seu comentário, tem toda a razão do mundo a maioria dos blogs estão super comerciais...

    ResponderEliminar
  4. Como te entendo, deixei tb o meu blog porque parecia uma aldeia abandonada. E as visitas que recebia já eram consideradas visita de cortesia. Se eu visitar o teu blog, tu visitas o meu... Espero no entanto q não nos feches esta pérola. Confesso que venho algumas vezes aqui para me inspirar. Um beijinho no teu coração. "Hera"

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)