A grande maioria das vezes faço os meus bolos por pura intuição. Mas algumas vezes, gosto de seguir algumas receitas mais a preceito. Foi o caso desta que vi no site da Teleculinária. Um bolo de gengibre e mel, que fez sucesso lá por casa, principalmente junto da mais nova, que gostou principalmente das últimas fatias torradas com manteiga. E vocês, o que fazem quando os bolos começam a ficar mais secos?
1 casquinha de limão
20g de gengibre fresco
150g de açúcar
150g de mel
5 ovos
250g de farinha
1 colher (chá) bem cheia de fermento em pó
Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.
Com a ajuda de um robot de cozinha, ralar bem fino a casca de limão e o gengibre já descascado e misturar com o açúcar. Juntar de seguida o mel e os ovos e bater muito bem. Por último juntar a farinha e o fermento e envolver. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 30-35 minutos ou até estar cozido (o meu secou um bocadinho por deixá-lo tempo a mais – a receita original dizia 45 minutos e no meu forno era preciso muito menos!).
Desenformar e deixar arrefecer.
Bom apetite!
Bem bom!
ResponderEliminarUm bolinho caseiro tem o poder de encantar, seja pelo cheirinho que deixa pela casa ou seja pelo simples prazer de comer uma fatia ainda morna. Ficou lindo!
ResponderEliminarBjoka
Rita