quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Frango assado com pimentinhos



Hoje deixo-vos mais uma sugestão de um frango no forno. Confesso que comprei estes frangos inteiros para assar, mas deu-me um qualquer sentimento estranho e não consegui colocar os frangos inteiros no tabuleiro. Tive que os cortar e fazê-los em pedaços… eu sei, nem perguntem! Também fiz dois frangos porque agora ao fim-de-semana dá-me jeito adiantar mais uma ou outra refeição para durante a semana, que este ano entre almoços e jantares há mais refeições por casa, o que até é muito bom! Podem por isso reduzir a receita para metade, ou para a quantidade que vos for mais conveniente. Posso-vos também adiantar que o frango serviu para um almoço de quatro, outro almoço de três (deste género) e ainda mais um jantar de quatro, já alterado num arroz deste género. Na realidade mais do que nunca este ano preciso facilitar as coisas e fazer aproveitamentos. Deixo-vos a sugestão:



2 frangos pequenos cortados em pedaços grandes
150g de pimentos pequenos de várias cores

Para o tempero:

1 colher de sopa de molho barbecue
3 colheres de sopa de azeite
Sumo de ½ limão
1 colher de chá de pasta de alho
1 colher de café de colorau
Pimenta preta a gosto
1 colher de café de piripiri de boa qualidade
1 e ½ colher de chá de sal grosso

Numa taça juntar todos os ingredientes do tempero e misturar bem. Colocar os pedaços de frango num tabuleiro de ir ao forno e barrar cada um deles com o molho do tempero. Deixar repousar cerca de 2 horas.

Pré-aquecer o forno a 200.ºC. Colocar o tabuleiro no forno cerca de 30 minutos. Cortar os pimentos em tiras finas e distribuir sobre o frango, levando o tabuleiro ao forno mais 20 minutos. Quando estiver bem tostadinho está pronto!

Servi acompanhado de salada e arroz branco.

Bom apetite!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Queijada de maçã



Começo a semana de forma simples e doce. Trago-vos um doce de tabuleiro, em forma de queijada. Uma sobremesa simples, com cheiro a Outono. Os dias já refrescaram bastante, principalmente as manhãs e as noites e as dores de garganta começam a aparecer um bocadinho por todo o lado… Já trabalho com as mãos frias e a pensar num chá quente. É assim, faz parte. E para acompanhar esse chá até já comia um quadradinho desta queijada… Eu usei leite de coco porque tinha o resto de uma embalagem no frigorífico. Podem usar 400ml de leite de vaca.



4 maçãs
150g de açúcar
4 ovos
200ml de leite
200ml de leite de coco
50g de margarina vegetal amolecida
1 colher de sopa de vinho do Porto
180g de farinha

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro com margarina e polvilhar de açúcar. Reservar.

Descascar as 4 maçãs, cortar em cubos e colocar no tabuleiro.

Numa taça colocar os restantes ingredientes, com exceção da farinha e bater muito bem. Adicionar a farinha e bater novamente. Despejar esta massa sobre as maçãs e levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozida. Retirar do forno, deixar arrefecer e partir qm quadrados para servir.

Bom apetite!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Tapioca com coco



Há umas duas semanas a minha cunhada trouxe-me do Brasil (é assistente de bordo… ) um saquinho de tapioca para eu experimentar. Olhei para aquilo sem saber muito bem que volta lhe dar e resolvi ir pesquisar na net acerca da tapioca. Além de ter encontrado inúmeras receitas, percebi que se vende em quase todos os supermercados portugueses. Decidi optar por uma receita doce. Esta receita do Panelaterapia pareceu-me perfeita e incrivelmente simples. Faz-se em menos de nada e fica com uma consistência muito idêntica ao nosso arroz doce. Para mim ficou incrivelmente doce… Por isso, aconselho a quem quiser recriar, que no fim, em vez de cobrir a tapioca com o restante do leite condensado, polvilhe de canela, como acabamos por fazer com o que sobrou... e aí sim, fica fantástica, para o meu gosto pessoal, como é óbvio. Deixo-vos a sugestão com as alterações que eu acho necessárias.



400ml de leite
½ lata de leite condensado
200ml de leite de coco
1 casca de limão

1 chávena de chá (240ml) de tapioca granulada
50g de coco ralado

Canela em pó

Numa taça larga colocar a tapioca e o coco ralado. Reservar.

Levar ao lume o leite, o leite condensado, o leite de coco e a casca de limão. Deixar aquecer até levantar fervura. Assim que isso acontecer, retirar do lume, rejeitar a casca de limão e despejar sobre a mistura de tapioca e coco ralado, envolvendo de seguida. Vai parecer muito líquido, mas a tapioca irá aumentar bastante de volume. Mexer ocasionalmente nos 10 minutos seguintes. Colocar no frigorífico até à hora de servir. Antes de servir polvilhar com canela em pó.

Bom apetite!

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Doce de pêssego



Sabem aqueles pêssegos que ninguém come no primeiro ou segundo dia que chegam a casa? Se ficam na fruteira enchem-se de mosquitos da fruta. Se vão para o frigorífico começam a ficar engelhados… foi o caso destes. Depois de dois dias na fruteira, resolvi pô-los no frigorífico. E os dias foram passando. Uns iogurtes à frente, a marmita para o dia seguinte e ninguém via os pobres dos pêssegos a engelharem… Quando reparei neles percebi imediatamente que já ninguém lhes iria tocar. Mas lá em casa não se deita comida fora. E por isso tinha que os aproveitar de outra forma. Não ia fazer um bolo porque era segunda-feira e ainda tinha bolo do fim-de-semana. Resolvi fazer um doce. Sabia que não ia render muito, mas também não iriam para o lixo! Lá rendeu um bom frasco de 400ml de doce de pêssego que ficou com a consistência ideal e delicioso! Não tive trabalho nenhum uma vez que apenas tirei os caroços dos pêssegos e foram para o robot com pele e tudo, mesmo sendo daqueles com “pelinho”. No meu caso usei a Bimby, porque é o robot que tenho, mas adapta-se a qualquer um…



500g de pêssegos com pele mas sem caroço
200g de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha caseira

Colocar os pêssegos partidos em pedaços dentro do copo do robot de cozinha. Juntar o açúcar e a essência de baunilha. Programar 25 min., temp. 100, vel. 1. Terminado o tempo triturar 1 min., vel. 5. Retirar de imediato para um copo ou copos, tapar e deixar arrefecer por completo antes de consumir.

Bom apetite!


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Douradinhas no forno com bacon e coentros



Para começar a semana trago-vos um prato de peixe no forno. Umas simples douradas que se transformam numa das refeições preferidas de fim-de-semana lá por casa. Muito simples de fazer e permite tempo de sobra para outras coisas. Agora que o Outono está à porta (se bem que já vi que para a semana passamos dos 36.ºC outra vez!!!!) já sabem bem uns pratinhos mais compostos. Deixo-vos a sugestão:



4 douradas pequenas
150g de bacon em cubos
8 Pezinhos de coentros
1 cebola média
5 dentes de alho
1kg de batatinhas para assar
Sal, pimentão doce e azeite

Colocar as douradas num tabuleiro com pequenos golpes no lombo que fica virado para cima. Rodear as douradas com as batatinhas muito bem lavadas e com um corte longitudinal. Salpicar tudo com sal grosso.

Por cima distribuir a cebola picada, os dentes de alho picados ou esmagados, os pedacinhos de bacon e os coentros picados. Salpicar com pimentão doce e regar de forma generosa com azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 180-190.ºC e deixar assar cerca de 45-50 minutos ou até estar tudo bem douradinho.

Bom apetite!


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Frango com pão de alfarroba - Actifry Express





Hoje trago mais uma sugestão muito simples para confecionarem na Actifry Express. Refeições simples, rápidas e deliciosas é o desejo de qualquer pessoa, certo? E esta é mais uma dessas receitas. Um frango muito estaladiço, rápido de preparar e que fica delicioso. Acompanhamos com um molho caseiro de iogurte, também muito simples, arroz branco e uma salada. Daquelas coisas que podemos fazer vezes sem conta, que todos gostam!

3 peitos de frango + 4 pernas de frango
2 ovos
2 pãezinhos de alfarroba
6 dentes de alho
4 pés de coentros (+ para polvilhar a gosto)
1 colher de café de pimentão doce
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite

Para o molho

1 iogurte natural
2 colheres de sopa de mostarda
1 colher de café de alho em pó
Pimenta preta moída na hora

Misturar todos os ingredientes do molho e reservar no frigorífico.

Começar por reduzir os pãezinhos de alfarroba a migalhas grossas. Juntar as duas colheres de sopa de azeite, os dentes de alho, os coentros picados, o sal e o pimentão doce e envolver muito bem.

Partir os peitos de frango em pedaços não muito pequenos. Colocar os dois ovos num prato de sopa e bater. Passar os pedaços de carne pelo ovo e de seguida pela mistura de pão.

Sem adicionar qualquer tipo de gordura, colocar os pedaços de peito no cesto da Actifry Express e programar 15 minutos. Retirar e reservar. Colocar os restantes pedaços juntamente com as pernas de frango no cesto e programar mais 20 minutos.

Retirar e polvilhar com coentros frescos. Acompanhar com molho de iogurte e mostarda.

Bom apetite!

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Bolo de iogurte de limão com salpicos de aveia



Os recomeços estão mesmo todos à porta. Ou alguns começos também. Os dias tornam-se mais complicados e há que interiorizar novas rotinas. Os horários mudam todos, os dias de jantares tranquilos já não existem e este ano está tudo um bocadinho do avesso. Mas bom, é sinal que elas estão a crescer, que evoluem nas suas atividades, e nós, lá vamos apoiando esses passos, com orgulho e alguma apreensão, mas sempre muito presentes. As manhãs também vão ser mais agitadas com as três a sairmos de casa antes das 8 e o pai logo a seguir. Haja organização que tudo encaixa! Lá terá que ser… mas acho que só de pensar no que aí vem já estou novamente cansada! Para adoçar este regresso deixo-vos com um bolo simples de iogurte de limão e aveia. Espero que gostem!



Casca e sumo de 1 limão
180g de açúcar
1 iogurte de aroma de limão (ou natural)
1 copo (dos de iogurte) de óleo vegetal
4 ovos
180g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

50g de manteiga à temperatura ambiente
80g de aveia
1 colher de sopa de mel

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma retangular pequena com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Bater o açúcar com os ovos até ficar um creme esbranquiçado. Juntar a raspa e o sumo de limão, o iogurte e o óleo vegetal. Bater novamente. Por fim adicionar a farinha e o fermento e envolver até estarem integrados.

Colocar a massa na forma reservada. Numa taça misturar a manteiga com a aveia e o mel. Distribuir pedacinhos desta mistura sobre a massa de forma uniforme. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até estar cozido.

Retirar do forno, partir em cubos e servir.

Bom apetite!



segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bacalhau rápido com batata palha



Hoje trago-vos ainda uma receita das férias. De dias quentes em que a vontade de acender o forno foi pouca. O Outono parece que está a querer chegar, e este prato serve mesmo qualquer estação. Um prato de bacalhau simples e rápido de fazer. Daqueles que lá em casa todos gostamos acompanhado de uma boa salada. Serviu também para aproveitar duas postas de bacalhau que sobraram de outra refeição. Deixo a sugestão:

500g de migas de bacalhau, já demolhadas (ou 2 postas de bacalhau)
6 dentes de alho
1 alho francês
1 cebola
5 folhas de couve (uma qualquer)
2 colheres de sopa de azeitonas descaroçadas
200g de batata palha
Azeite e sal q.b.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente adicionar os alhos picados, a cebola em fatias finas, o alho francês em rodelas finas e a couve cortada e juliana. Deixar alourar e amaciar cerca de 10 minutos, em lume brando, temperando com um puco de sal e mexendo ocasionalmente. Retirar do lume e colocar no recipiente de servir.

Se utilizarem restos de bacalhau, basta desfiar e aquecer na mesma frigideira com um pouco de azeite. Se usarem as migas de bacalhau, levar a mesma frigideira ao lume, com um fio de azeite e juntar o bacalhau, deixando cozinhar até que toda a água evapore.

Juntar o bacalhau aos legumes reservados e adicionar as azeitonas e a batata palha. Envolver bem. Servir acompanhado de uma boa salada.

Bom apetite!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Bolo rápido de caramelo com chocolate



Este foi mais um daqueles bolos simples e rápidos, improvisados à última da hora para um jantar inesperado com visitas a meio da semana. Uma vista de olhos pelos armários e saiu um bolinho muito simpático e saboroso com sabor a caramelo e chocolate. Miúdos e graúdos adoraram e sobrou muito pouco para contar a história. Deixo-vos a sugestão:



3 ovos
1 iogurte natural
½ copo (do iogurte) de óleo vegetal
2 colheres de sopa de caramelo líquido
160g de açúcar
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
100g de chocolate de leite em quadrados

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de tarte (usei a mesma forma em que servi) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater muito bem os ovos, o iogurte, o óleo, o caramelo e o açúcar. Adicionar a farinha e o fermente em pó e bater até estarem integrados. Colocar a massa na forma e espalhar os quadrados de chocolate sobre a massa calcando um pouco com a ajuda de uma colher. Levar ao forno cerca de 25 minutos ou até estar cozido. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e opcionalmente salpicar com açúcar em pó.

Bom apetite!

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Salada de cotovelinhos com cavalas



De regresso… na realidade já regressei há alguns dias, mas demora tempo a organizar este regresso às rotinas que agora se avizinham a passos largos. As férias deste ano foram muito boas. Uma semana em Julho e outras três em Agosto, cheias de dias agitados e quentes, com família e amigos e verdadeiro sabor a Verão. Eu sou definitivamente uma pessoa de Verão, de dias longos, de conversas e gargalhas à mesa e ao livre, de areia nos pés e de pele quente do sol. Ficamos todos mais leves e com ar mais saudável. Não era preciso tanto calor, como tem estado, mas bom… lá virá o tempo da chuva e do frio!

Este ano nos dias que tive de praia optei por uma solução que a mim me pareceu mais lógica. Como eu sou pessoa de saltar cedo da cama (sim, mesmo de férias levanto-me sempre antes das 8… ou 7…) optei por deixar sempre o almoço quase pronto para quando chegássemos da praia podermos comer. Só havia tempo para um duche rápido de água doce, pôr a mesa e fazer uma salda. Foi muito mais prático e menos um stress a ouvir a minha “má nova” de 2 em 2 minutos a perguntar: falta muito? Já está? Já podemos almoçar? E foi um desses almoços que fica quase pronto que vos trago hoje. Uma salada de massa com cavalas e legumes. Espero que gostem!

Quanto ao blog, como devem ter percebido é para continuar. Quero alterar aqui o grafismo e o esquema da página, mas para já tenho outras prioridades. Há muita coisa para pôr em dia em várias frentes e para já não tenho muito tempo. As aulas estão à porta, houve mudança de escola para a minha mais nova e a mais velha está em plena adolescência. Por isso, tenho que me ajustar nestas primeiras semanas aos novos horários, rotinas e atividades. Além disso, quero destralhar muita coisa lá em casa e isso também ocupa tempo… por isso as modificações por aqui serão a longo prazo. Para já vão saindo as receitas do costume. Cozinha simples, rápida, prática com ingredientes que há em qualquer dispensa.

Daqui para vocês fica o desejo de um bom ano. Com projetos e objetivos que consigam cumprir. Eu vou fazer o mesmo!



250g de massa cotovelo
4 latas de filetes de cavalas
2 tomates médios
1 cabeça de brócolos, partida em ramalhetes pequenos
1 cebola pequena
Azeite, orégãos e alho em pó

Começar por cozer a massa em água abundante temperada com sal. Quando a massa estiver al dente, escorrer, aproveitando a água e reservar numa taça. Regar com um fio de azeite e envolve. Na mesma água colocar os ramalhetes dos brócolos e depois de levantar fervura deixar cozer por 3 ou 4 minutos. Escorrer muito bem e juntar à massa. Deixar arrefecer por completo.

Depois de frio juntar os tomates partidos em pedaços, a cebola picada e os filetes de cavalas bem escorridos. Salpicar com alho em pó, orégãos e regar com um fio generoso de azeite. Envolver bem e servir.

Bom apetite!

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)