sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Tarte de limão com coco



Esta foi mais uma daquelas tartes em que foi “tudo lá para dentro que logo à noite vem gente!”. Daquelas mesmo fáceis de fazer e que ficam sempre deliciosas. Basta apenas pensar no sabor e dar-lhe a consistência desejada. E lá saiu esta combinação tão tradicional lá por casa, que todos adoramos, de limão e coco. Não tem nada que saber! O forno não demora muito o que é sempre importante nesta fase quente do ano. Experimentem…

180g de açúcar
Casca ralada e sumo de 1 limão
5 ovos
2 iogurtes naturais
80g de coco ralado
50g de manteiga amolecida
1 colher de sopa de amido de milho (farinha maizena)

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda para tartes com margarina e polvilhar de farinha. Reservar. (Eu usei a mesma forma para servir)

Colocar todos os ingredientes numa taça e bater com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha até estar em creme (30seg.) Colocar a massa na forma preparada e levar ao forno cerca de 25 minutos ou até estar cozida. Depois de fria polvilhar com um pouco de açúcar em pó.

Bom apetite!

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Granola com figos secos e nozes na Actifry Express



Agora que quase metade do país anda a banhos por terras algarvias, deixo-vos uma sugestão de uma granola com figos secos, que podem comprar no Algarve a preços bem simpáticos. É uma combinação que funciona muito bem. Figos e nozes, certo? Na realidade já faço granola em casa há anos, mas desde que descobri como é - e desculpem a expressão - estupidamente fácil e rápido fazê-la na Actifry, não quero outra coisa. Não que no forno dê muito trabalho, mas demora bastante mais tempo e é necessário estar sempre a mexer a granola no tabuleiro. Na Actify Express é literalmente colocar tudo lá dentro e esperar 12 a 15 minutos… feito! Quem tem uma não deixe de experimentar. Quem não tem comece a pensar nesse investimento, porque na realidade vale a pena… tenho várias sugestões aqui no blog e podem encontrar mais no Facebook da Tefal. Dependendo do tipo de ingredientes que selecionamos, as granolas caseiras ficam mais baratas que as de compra e substancialmente mais saudáveis, uma vez que sabemos exatamente o que lhe pomos. Eu sou fã! Deixo-vos também aqui mais sugestões de granola ou de como a utilizarem…



300g de aveia
150g de figos secos cortados em pedaços pequenos
100g de nozes partidas em pedaços grandes
1 colher de chá de canela
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de doce de figo (ou outro)
1 e ½ colher - medida da Actifry Express - de azeite

Colocar todos os ingredientes na cuba da Actifry Express e programar 12 minutos. Terminado esse tempo, deixar arrefecer e guardar em frascos herméticos.

Bom apetite!


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Queques de limão



Eu sei que os dias estão quentes e que se pedem pratos frescos. Eu sei! Mas na realidade estas coisas continuam sempre a sair lá por casa. Lá vou tentando fazer bolos pequenos ou queques que cozem mais depressa e evitam tanto tempo de forno ligado, mas a tentação fala sempre mais alto, e um bolinho sabe sempre bem em qualquer altura do ano, acompanhado com as bebidas da época. Desta vez saíram uns queques de limão para o lanche para beber com uma limonada caseira com hortelã bem fresquinha… Os queques não cresceram muito porque bati a massa em demasia. Estou sempre a apregoar isso nas minhas receitas de queques, que a massa deve ser pouco batida, mas desta vez distraí-me. Paciência, podem não ter ficado lindos, mas ficaram fantásticos de sabor! Aqui deixo a sugestão:

280g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
160g de açúcar
80g de manteiga
200ml de leite (ou 1 iogurte)
1 ovo
Sumo e raspa de 1 limão

Para cobrir
Açúcar e canela em pó - misturar duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar umas forminhas de queques untando-as e polvilhando ou apenas com uma forminha de papel lá dentro.

Colocar todos os ingredientes da massa numa taça e bater com uma vara de arames até estar tudo ligado. Distribuir a massa pelas forminhas preparadas e levar ao forno cerca de 20 minutos ou até estarem douradinhos. Assim que saírem do forno polvilhar com a mistura de açúcar e canela.

Bom apetite!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Salsichas frescas com grão e cogumelos (Actifry Express)



Ahhhhhhhhhhhhh... uma semana de férias! Que bem que nos soube! Estávamos todos a precisar. Não foram propriamente umas férias de descanso, mas fizemos imensas coisas, os quatro, o que há muito tempo não acontecia! Andamos por praias fluviais, piscinas, fomos conhecer o Porto armados em turistas (e adoramos!!), fizemos os Passadiços do Paiva (e sobrevivemos aos 38.ºC que se faziam sentir!!!), visitamos Lamego, a Régua e o Pinhão e ainda assistimos a um concerto do Dengaz que deixou as miúdas completamente fascinadas. Foi uma semana em cheio que espero descrever mais detalhadamente no meu outro blog que entretanto quero ressuscitar… Claro está que devemos ter apanhado a semana mais quente do ano!!!! Mas tirando isso foi fantástico, e claro está, chegamos mais uma vez à conclusão que o custo de vida é francamente mais baixo a norte do país, inclusivamente no Porto… mas bom, temos que sobreviver a isso!

Para o regresso trago a receita de Julho da minha parceria com a Tefal. Não tive coragem de a escrever antes de ir e por isso aparece com poucos dias de atraso! Umas salsichas frescas, formato cocktail, com grão e cogumelos! Uma daquelas refeições que com a ajuda da Actifry se cozinha sozinha! As fotos estão um pouco escuras, mas foi um jantar de semana e o sol já estava muito baixo...



400g de salsichas frescas de cocktail
1 frasco de grão de bico cozido
1/2 choriço de carne
100g de cogumelos
Azeite, sal grosso, alho em pó e pimentão doce
Coentros frescos a gosto

Arroz branco para acompanhar

Colocar as salsichas frescas na cuba da Actifry Exprees e programar 10 minutos, sem adicionar qualquer gordura.

Terminados os 10 minutos colocar o chouriço em rodelas finas, os cogumelos laminados e o grão de bico muito bem escorrido depois de passado por água. Regar com meia colher medida da Actifry Express, salpicar com um pouco de sal grosso, alho em pó e pimentão doce a gosto. Programar mais 10 minutos.

Terminado esse tempo, retirar para uma travessa e salpicar com coentros frescos picados.

Servir acompanhado de arroz branco, ou comer simplesmente assim...

Bom apetite!

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)