quarta-feira, 30 de março de 2016

Tarte de quark com pudim de baunilha



Recomeçar devagar depois de alguns dias de descanso muito bem aproveitados. Com uma receita simples, daquelas meio inventadas à última da hora, com o que há no frigorífico e na despensa. Estes dias foram bons. Fizemos algumas coisas divertidas que já não fazíamos há algum tempo, passeamos, comemos bem… e acabei com uma virose, mas nada que não se aguente. A Primavera chegou, o sol já brilha de outra maneira e os dias estão mais compridos. Isso vale por tudo! Aqui vos deixo a sugestão:



3 ovos
100g de açúcar
60ml de óleo
1 pacote de pudim de baunilha Boca Doce
250g de queijo quark
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de pepitas de chocolate (se não tiverem pepitas podem raspar chocolate de uma tablete com uma faca afiada)

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de tarte com margarina e polvilhar de açúcar. Reservar.

Numa taça colocar os ovos, o açúcar, o óleo, o pudim e o queijo. Bater bem até estar um creme homogéneo. Adicionar a farinha e o fermento e bater apenas até ficar integrado. Colocar a massa na forma e polvilhar com pepitas de chocolate. Levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer.

Bom apetite!

quarta-feira, 23 de março de 2016

Carne estufada com abóbora e beterraba



No sábado passado fiz uma carne estufada para o almoço que ficou mesmo muito boa. Servi em taças, o que evitou que algumas coisas fossem parar às bordas dos pratos antes de serem provadas, o que resultou muito bem porque para lavar só houve taças vazias. Com exceção da mais nova (a esquisitinha de serviço lá de casa) que ainda conseguiu encontrar um pedaço de beterraba gigante e que ficou ali esquecido, talvez por medo de lhe furar a tripa ou arrancar algum dente! Mas bom, o que interessa é que a opinião foi unanime e saiu um pratinho delicioso, cheio de sabor e que se cozinha quase sozinho. Aqui deixo a sugestão:

500g de carne de vaca para guisar, limpa de gorduras
1 cebola média
5 dentes de alho
3 fatias de abóbora manteiga
1 beterraba média
2 copos de vinho tinto
Azeite, sal, cominhos e salsa picada a gosto

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite. Juntar a cebola e os alhos picados, a abóbora e a beterraba em cubos. Deixar amolecer. Adicionar a carne em pedaços pequenos e temperar com uma pitada de sal e cominhos. Regar com o vinho tinto, envolver e tapar o tacho deixando cozinhar em lume brando cerca de 45-50 minutos, mexendo ocasionalmente. Retirar do lume e servir acompanhado de arroz branco e salsa fresca picada.

Bom apetite!

segunda-feira, 21 de março de 2016

Batatas com broa e bacon na Actifry Express



O fim-de-semana correu muito bem. Conseguimos ir à mini-maratona de Lisboa, seguramente umas das mais bonitas do mundo!!! O percurso é muito bonito e a companhia foi muito boa. Fomos os quatro lá de casa acompanhados da minha irmã, cunhado e dos meus sobrinhos… e mais 35.000 mil pessoas! Nunca me lembro de ter visto tanta gente nesta prova. Mas correu tudo muito bem, com boa disposição e sem acidentes, como interessa. Apesar das nuvens negras ameaçarem à chegada, nunca apanhamos uma gota de água, o que ajudou à festa. A tarde foi para descansar! E para vos abrir o apetite para esta semana deixo-vos a receita do mês da parceria com a Tefal. Umas simples batatinhas com broa e bacon feitas na Actifry Express, que serviram de acompanhamento a umas postas de bacalhau assadas no forno. Deixo-vos a sugestão:



4 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
1 cebola média
½ broa de milho
5 fatias finas de bacon cortadas em tirinhas
1 colher da Actifry de azeite
Sal grosso
Alho em pó
Pimentão-doce
Orégãos

Colocar na cuba da Actifry Express a cebola cortada em meias luas finas e as batatas cortadas em cubos. Regar com a colher de azeite e polvilhar generosamente com alho em pó. Acrescentar um pouco de sal grosso, pimentão-doce e orégãos a gosto. Programar 20 minutos.
Terminado esse tempo, acrescentar a broa de milho cortada em cubos pequenos e as tirinhas de bacon. Programar 10 minutos. Retirar da cuba e servir como acompanhamento.

Bom apetite!



sexta-feira, 18 de março de 2016

Bolo de cenoura e maçã



O fim-de-semana está novamente à porta, desta vez livre de tarefas escolares! Vamos ver se conseguimos fazer aquilo que temos planeado e o tempo não nos troca as voltas. Seja como for será sempre mais tranquilo. Este 2.º período foi complicado, os anos vão passando e com eles as responsabilidades acrescidas já se vão fazendo sentir. Mas agora são as FÉRIAS!!! Delas pelo menos. E minhas também, verdade seja dita! Sem lanches e merendas e sacos e saquinhos e recados e tpc’s e testes e trabalhos e apresentações e dramas e vitórias e desânimos e falta da cola e preciso de folhas e não tenho tempo e não quero fazer e olha correu bem e olha correu mal e actividades (ah! Espera! Essas continuam mesmo nas férias!)… bem, estamos de férias! Mesmo que continue a levantar-me às 6:30 todos os dias, a ir para o trânsito, para o metro, para o trabalho, para o metro, para o trânsito, para o supermercado, para as actividades… também me sinto um bocadinho de férias! Mas bom, hoje deixo-vos um bolinho para o fim-de-semana! Aproveitem as férias que eu também vou fazer por isso!

50g de amêndoa picada fina
1 maçã ralada
1 cenoura ralada
4 ovos
220g de açúcar
2/3 de chávena de chá de óleo vegetal
200g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Açúcar e canela para polvilhar



Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Com a ajuda de um robot de cozinha, picar a amêndoa, a maçã e a cenoura separadamente. Reservar tudo junto numa taça.

Bater os ovos juntamente com o açúcar e o óleo vegetal. Juntar a farinha e o fermento em pó e bater apenas até estar integrado. Por fim adicionar a amêndoa, a maçã e a cenoura envolvendo com a ajuda de uma colher. Colocar a massa na forma e polvilhar com açúcar branco e canela a gosto. Levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Carne picada em cama de batata-doce



Quando compro carne picada, gosto de comprar em quantidade suficiente para preparar mais do que uma refeição. Costumo cozinhá-la num refogado cheio de tomate e depois dividi-la para 2 ou 3 refeições, usando na mesma semana ou congelando em diferentes porções. Depois de já ter usado uma parte para um chili, usei outra parte para este almoço, meio improvisado, meio a correr. Deixo-vos a sugestão:

500g de carne picada
1 tomate maduro
4 dentes de alho
1 cebola pequena
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de café de pimentão-doce
1 pitada de orégãos
Sal grosso e azeite q.b.
1 pacote de molho bechamel (200ml; ou podem fazer em casa)
50g de queijo mozarela ralado
3 batatas-doces de tamanho médio



Lavar muito bem as batatas-doces. Cortar em rodelas finas. Levar um tacho ao lume com água temperada com sal. Quando começar a ferve juntar as batatas e deixar cozinhar até ficarem macias, mas não moles. Retirar do lume e escorrer. Colocar as rodelas num tabuleiro de ir ao forno cobrindo todo o fundo. Reservar.

Enquanto as batatas cozem, fazer um refogado com a cebola e os alhos picados. Deixar alourar, juntar o tomate picado, a polpa de tomate, o pimentão-doce, os orégãos e o sal. Quando levantar fervura adicionar a carne, envolver e deixar cozinhar por uns 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Juntar o molho bechamel e o queijo e envolver muito bem, deixando ao lume até levantar fervura novamente. Quando isso acontecer cobrir as batatas no tabuleiro com a carne e levar ao forno que já deve estar quente apenas para gratinar. Retirar do forno e servir de imediato.

Bom apetite!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Tarte de aveia com nozes e doce de abóbora



Este fim-de-semana esteve um tempo fantástico, mas mesmo assim aproveitei pouco para apanhar sol. Mas bom, fizeram-se as coisas combinadas e outras mais improvisadas, com jantar aqui e almoço ali, e ainda os últimos testes e apresentações orais a serem preparados lá por casa. Para o almoço de domingo, estava sem grande vontade de passar muito tempo na cozinha, mas tinha que levar uma sobremesa. Ainda andei a ver nas minhas receitas guardadas para experimentar se me inspirava, mas invariavelmente das 852.729 receitas que tenho guardadas para experimentar não me apeteceu deitar mãos a nada. Ou muito tempo, ou muito trabalho, ou falta de um ingrediente, ou alguma coisa que não agradava a alguém… enfim, o costume! Fechei os cadernos, abri o frigorífico e tirei uma base massa quebrada. A partir daí foi o que me apeteceu. E saiu uma tarte deliciosa e muito simples, da qual não sobrou uma fatia para contar a história!



1 base de massa quebrada (pode ser folhada)
4 ovos
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de doce de abóbora
1 chávena de chá de flocos de aveia
½ chávena de chá de nozes picadas
1 colher de sopa de amido de milho (farinha Maizena)
1 colher de café de canela

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Estender a massa e coloca-la sobre uma tarteira com o papel. Picar todo o fundo com um garfo e reservar.

Colocar todos os ingredientes numa taça e bater muito bem com uma vara de arames ou um garfo. Verter a mistura sobre a massa e levar ao forno cerca de 35 minutos ou até estar douradinha. Retirar do forno e polvilhar ainda quente com canela em pó (que cheirinho tão bom que fica no ar!). Rejeitar o papel e colocar num prato para servir.

Bom apetite!

sexta-feira, 11 de março de 2016

Bolo de ananás e coco



Trago-vos hoje a receita do bolo que também levei para casa da minha sogra, tal como vos tinha dito na publicação anterior. Este bolo fica grandinho e rende bastante. Fica um bolo muito húmido e muito agradável. O ideal será fazê-lo no dia anterior para a calda ser bem absorvida por toda a massa. E é daqueles mesmo simples de fazer, sem desculpas. Tudo ao mesmo tempo e já está. Ora leiam a receita e experimentem!



Bolo
340g de ananás em lata (uma lata pequena)
350g de farinha
250g de açúcar
5 ovos
100g de coco ralado
1 chávena de chá de leite
½ chávena de chá de óleo vegetal
2 colheres de chá de fermento em pó

Calda
2/3 de chávena de chá do sumo do ananás
2 colheres de coco ralado

Coco ralado para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda (24cm) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por colocar o ananás (reservando a calda) num robot de cozinha e reduzir a puré (caso não tenham robot de cozinha podem fazê-lo com a ajuda de uma varinha mágica). Passar o ananás para um passador e juntar o líquido à restante calda.

Juntar o ananás a todos os restantes ingredientes do bolo. Bater bem e quando a massa estiver homogénea colocar na forma e levar ao forno cerca de 45-50 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno e desenformar.

Num tacho pequeno colocar os ingredientes da calda e levar ao lume até levantar fervura. Furar a superfície do bolo ainda quente com um pauzinho chinês e regar com a calda de forme uniforme. Cobrir com coco ralado. Depois de completamente frio colocar no frigorífico. Retirar uma ou duas horas antes de servir.

Bom apetite!

quarta-feira, 9 de março de 2016

Tarte de creme de pasteleiro com maçã e amêndoa



No domingo fomos almoçar a casa da minha sogra. Levei um bolo, uma tarte e uma taça de fruta para sobremesa. O que trago hoje é a receita da tarte, coisa um bocadinho decadente… e tão boaaaaaaa! É uma tarte simples, mas um bocadinho trabalhosa, uma vez que tem que ser feita em várias etapas, coisa que não é muito o meu género, mas às vezes tem mesmo que ser! Fui montando estar tarte na cabeça com as camadas que mais gosto de outros doces ou sobremesas. Saiu uma combinação perfeita, apenas um bocadinho difícil de cortar sem se desmanchar um bocadinho. Mas bom, experimentem porque seguramente não se vão arrepender!



Base:

150g de bolacha maria
3 colheres de sopa de flocos de aveia
80g de manteiga ou margarina ligeiramente amolecida

Colocar as bolachas partidas em pedaços e a aveia num robot de cozinha e triturar até ficarem com aspeto de farinha grossa. Juntar a margarina amolecida e misturar novamente. Retirar do copo e forrar o fundo de uma forma de fundo amovível calcando bem (usei retangular, mas pode ser uma forma redonda). Colocar a forma no frigorífico.

Creme de pasteleiro:

250ml de leite
2 ovos pequenos
80g de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)

Colocar todos os ingredientes num tacho pequeno e bater muito bem com a ajuda de uma vara de arames até não aparecerem grumos. Levar a lume brando continuando a mexer até o creme começar a engrossar. Retirar para uma taça e reservar. Deixar arrefecer por completo. Depois de frio colocar sobre a base de bolacha e reservar.

Cobertura:

2 maçãs médias de qualquer qualidade
80g de amêndoas fatiadas
80g de açúcar
70g de margarina

Colocar todos os ingredientes numa frigideira antiaderente. Levar a lume brando e mexer com uma colher de pau. Primeiro vai começar por parecer muito líquido, mas deixem cozinhar até a maçã amolecer, a amêndoa começar a dourar e o açúcar começar a caramelizar ligeiramente (deve ficar com o tom que aparece nas fotos). Retirar do lume e colocar de imediato sobre o creme de pasteleiro. Deixar arrefecer por completo antes de servir.

Bom apetite!



segunda-feira, 7 de março de 2016

Salsichas frescas com macarrão



Cá estamos para o início de uma nova semana. Para não variar o fim-de-semana foi no meio dos livros. Mas mesmo assim, no domingo, ainda tivemos tempo para um prolongado almoço de família e uma ida ao LX Factory da parte da tarde. O espaço é mesmo giro e nunca nos cansamos de lá voltar. Há sempre coisas novas, principalmente ao domingo dia de feira. E abriu uma mega loja de material gráfico, daquelas mesmo viciantes. Para mim só tem um grande problema. Será que ainda ninguém percebeu que deviam proibir o trânsito dentro do recinto?? A sério, essa parte é francamente má e perigosa. E gabo a paciência de quem se aventura a entrar ali com o carro! Mas bom, hoje trago-vos um prato que foi de limpeza de frigorífico e congelador. Tinha 5 salsichas frescas grelhadas que tinham sobrado de outra refeição. Juntando a isso um saco com um resto de caldo-verde e outro com feijão que andavam no congelador, sem pensar muito deitei mãos à obre e saiu um prato de comida reconfortante e muito saboroso. Deixo-vos a sugestão:



5 salsichas frescas grelhadas (podem grelhar na hora)
150g de caldo verde
1 chávena de chá de feijão vermelho (ou 1 lata das pequenas)
300g de macarrão
7 dentes de alho
Azeite e sal q.b.

Colocar um tacho largo ao lume com água temperada com sal. Quando levantar fervura juntar o macarrão e deixar cozer até ficar al dente. A meio da cozedura juntar o caldo verde. Escorrer para um passador e reservar.

Entretanto cortar as salsichas em rodelas. No mesmo tacho onde se cozeu o macarrão, regar o fundo com um fio de azeite generoso e juntar os dentes de alho picados. Levar ao lume. Quando os dentes de alho começarem a lourar juntar as salsichas e envolver. Quando as salsichas estiverem quentes, juntar o feijão e o macarrão. Envolver tudo muito bem e deixar no tacho mais 2 ou 3 minutos. Servir de imediato!

Bom apetite!

sexta-feira, 4 de março de 2016

Bacalhau com cotovelinhos no forno




Novamente sexta-feira. Os dias parecem longos, mas o tempo passa a correr. E hoje o dia acordou novamente farrusco, pelo menos aqui por Lisboa, o que faz com que a vontade de acender o forno regresse. O fim-de-semana será novamente com as miúdas agarradas aos livros. Espero ter tempo para me dedicar um bocadinho à cozinha. Tenho coisas para organizar e costuras que quero fazer… um almoço que se estende à noite e já está combinado. Vamos ver se o tempo estica e dá para tudo. Deixo-vos hoje uma sugestão simples que podem fazer durante a semana ou ao fim-de-semana. Um pratinho de massa e bacalhau, coisa que tem sempre sucesso lá por casa.



500g de migas de bacalhau demolhadas (costumo usar das congeladas)
350g de cotovelinhos
1 cebola média
2 tomates maduros
6 dentes de alho
1 pacote de natas ligeiras (200ml)
100g de mozarela ralada
4 ovos
Salsa fresca
Sal, azeite, pimenta preta

Colocar um tacho largo ao lume com água bem temperada de sal. Quando levantar fervura juntar os cotovelinhos e deixar cozer até ficar al dente. Escorrer bem e voltar a colocar no tacho.

Fazer um refogado com um fio de azeite, a cebola em cubos pequenos, os dentes de alho picados e o tomate partido em pedaços. Deixar alourar e amolecer. Juntar o bacalhau e a salsa picada a gosto, envolver e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Juntar o bacalhau aos cotovelinhos. Adicionar as natas e a mozarela e envolver bem. Colocar num recipiente que possa ir ao forno. Colocar os ovos sobre a massa, mas separados. Polvilhar a gema com uma pitada de sal e pimenta preta moída na hora. Levar ao forno até os ovos estarem cozinhados.

Bom apetite!

quarta-feira, 2 de março de 2016

Coroa de queijo e fiambre



Hoje trago uma sugestão que na realidade não é uma grande novidade. Mas o certo é que nunca tinha feito e não há como experimentar para ficarmos completamente rendidos às evidências. Isto é mesmo simples de fazer e fica delicioso! E apesar de ficar bonito e encher o olho, desaparece a uma velocidade alucinante. Garanto-vos. Mas vale a pena! Aqui fica:

2 placas de massa folhada
Queijo creme com cebolinho
100g de queijo flamengo em fatias
100g de fiambre em fatias
100g de queijo mozarela ralado
Orégãos, alho em pó e pimentão-doce
Sementes de sésamo



Pré-aquecer o forno a 200.ºC. No tabuleiro do forno desenrolar uma placa de massa folhada, deixando o papel que a acompanha. Barrar toda a superfície com o queijo creme. Cobrir toda a massa com queijo e depois com fiambre. Salpicar tudo de mozarela, orégãos, alho em pó e pimentão-doce.

Esticar a outra base de massa folhada e colocar sobre a primeira. Colocar um copo no centro e com uma faca afiada cortar tiras finas a toda a volta. Pegar em cada tira e dar duas voltas sobre a mesma. Retirar o copo, pincelar toda a superfície com água e salpicar com queijo mozarela e sementes de sésamo. Levar ao forno cerca de 25 minutos ou até estar bem douradinho. Retirar do forno e servir. Se fizerem com antecedência voltem a aquecer no forno uns minutos antes de servir.

Bom apetite!

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)