quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Tarte de carne estufada

Tarte de carne estufada

Uma das coisas que faço com alguma frequência ao fim-de-semana é carne estufada. Serve normalmente um dos almoços e ainda sobra para outra refeição durante a semana. Desta vez a peça de carne era mais pequena e sobrou menos do que o habitual. Ainda podia servir para o meu almoço e do João, mas preferi transformar num jantar para quatro. Há sempre um dia por semana que temos que jantar em horários desencontrados e este tipo de soluções torna-se o ideal. Aqui deixo a sugestão:

Tarte de carne estufada

1 base de tarte de massa folhada de compra
5 fatias de carne estufada
½ farinheira
1 alho francês
2 folhas de couve
4 ovos
1 iogurte natural
1 mão cheia de queijo mozarela ralado

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Estender a massa com o papel sobre uma forma de tarte. Picar o fundo com um garfo. Reservar.

Numa taça juntar os ovos com o iogurte, temperar com uma pitada de sal e pimenta, bater e reservar.

Levar uma frigideira com um fio de azeite. Quando estiver quente juntar o alho francês em rodelas e a couve em juliana. Deixar amolecer. Juntar a farinheira desfeita e sem pele e a carne partida em pedaços pequenos. Deixar cozinhar uns minutos envolvendo bem. Colocar esta mistura na massa, cobrir com os ovos e salpicar de forma generosa com o queijo. Levar ao forno cerca de 35-40 minutos ou até estar corada.

Retirar do forno e servir acompanhada com uma salada.

Bom apetite!

Tarte de carne estufada

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tarte de coco e requeijão

Tarte de coco e requeijão

Este fim-de-semana passou a voar. Entre as tarefas domésticas, cozinha, jantar com a cunhada, almoço em casa da mãe e trabalhos de casa, não sobrou tempo para mais nada. Há sempre aqueles projetos que vão ficando adiados de semana em semana. Pode ser que um dia os consiga realizar… pode ser! Mas não me queixo. O tempo foi bem passado, com as pessoas com quem gostamos de estar. Para casa da minha mãe levei uma sobremesa. Estar tarte muito simples de fazer com requeijão e coco ralado. Ficou muito saborosa e o domingo acabou sem nenhuma fatia no prato! Aqui vos deixo a sugestão:

Tarte de coco e requeijão

1 base de massa quebrada de compra
200g de requeijão
6 ovos
180g de açúcar
100g de coco ralado
1 colher de sopa de amido de milho (Maizena)
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Estender a massa com o papel sobre uma forma de tarte. Picar o fundo com um garfo. Reservar.

Numa taça bater os ovos com o requeijão até ficar em creme. Juntar de seguida o coco ralado, o açúcar e o amido de milho. Bater até estar uma creme uniforme. Deitar o creme sobre a massa reservada e levar ao forno cerca de 35-40 minutos ou até estar douradinha. Retirar do forno e deixar arrefecer. Depois de fria salpicar com açúcar em pó com a ajuda de um passador de rede fina. Depois é só cortar em fatias e servir.

Bom apetite!

Tarte de coco e requeijão

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Entremeada com feijão preto

Entremeada com feijão preto

No último domingo o almoço foi uma falsa feijoada. Às vezes gosto de fazer uma feijoada rápida para o almoço. Dá pouco trabalho e rende bastante. Digo que foi uma falsa feijoada porque lhe faltaram alguns enchidos e outras carnes. Mas para matar saudades destes pratos mais compostos fez muito bem o seu papel. Esta refeição serviu o almoço de quatro, sobrando o suficiente para outro jantar durante a semana, bastando adicionar cerca de 400/500g de massa à escolha. Aqui deixo a sugestão:

750g de entremeada
½ chouriço de carne
¼ de chouriço picante
1 farinheira
1 lata grande e outra pequena de feijão preto
1 cebola média
5 dentes de alho
2 tomates
6 folhas de couve

Arroz

Começar por cortar a entremeada em pedaços pequenos e os chouriços em rodelas. Levar um grelhador ao lume e depois de quente colocar os pedaços de carne e as rodelas de chouriço (tem de ser em 2 ou 3 vezes). Enquanto as primeiras carnes estão a grelhar, colocar um tacho grande ao lume com um fio de azeite, a cebola e os alhos picados. À medida que as carnes forem estando prontas, coloca-las no tacho, mexendo com frequência. Depois das carnes estarem todas grelhadas e no tacho, juntar o tomate partido em pedaços e as folhas de couve em tiras. Acrescentar meio copo de água e deixar levantar fervura, Juntar o feijão escorrido, envolver, tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente. - Não acrescentei sal, uma vez que os chouriços já têm tempero suficiente.

Enquanto isso cozer o arroz noutro tacho juntamente com a farinheira. Depois de cozido escorrer e juntar a farinheira ao feijão.

Bom apetite!

Entremeada com feijão preto

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bolo de pêra com aveia e mel

Bolo de pera com aveia e mel

Este foi o bolo que saiu do forno este fim-de-semana lá em casa. Tinha umas pêras a ficarem maduras na fruteira e tive pena delas porque soube que já ninguém lhes ia pegar. Sim, é uma das esquisitices lá de casa. Pêras só das pequenas e verdes, daquelas que até custa a pôr o dente. Assim que começam a ficar maduras tenho que lhes arranjar outro destino, se não já sei que acabam por se estragar. E foi assim que nasceu um bolo de pêra com aveia e mel, que deu para o lanche do fim-de-semana e ainda umas boas fatias para trazer para os trabalho ou lanche da escola. Aqui vos deixo a sugestão:

3 ovos
150g de açúcar
1 iogurte natural
1 copo (do de iogurte) de óleo vegetal
2 colheres de sopa de mel
220g de farinha
4 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
2 pêras maduras descascadas e cortadas em pedaços pequenos

Bolo de pera com aveia e mel

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco (24cm) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Numa taça colocar os ovos e o açúcar e bater bem até estar um creme esbranquiçado. Juntar de seguida o iogurte, o óleo, o mel e a pêra cortada em pedaços pequenos. Bater novamente. Por fim adicionar a farinha, o fermento e os flocos de aveia e bater devagar apenas para juntar todos os ingredientes.

Colocar a massa na forma e por cima salpicar com alguns flocos de aveia e um fio de mel. Levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

Bolo de pera com aveia e mel

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Panquecas com gelado de chocolate e avelã (Carte d’Or)

Panquecas com gelado de chocolate e avelã (Carte d’Or)

Pouco depois de ter chegado de férias a Carte d’Or enviou-me uma caixa de gelado com sabor a chocolate e avelã. Eu que sou mega fã de gelados e mega fã de chocolate, não aprecio gelado de chocolate. Acho-o sempre doce e enjoativo e prefiro sempre gelados de sabor mais ácidos. Mas bom, tinha que experimentar para poder ter opinião! Resolvi fazer numa tarde de fim-de-semana uns crepes. Abri o livro de receitas e deitei mãos à massa… pois bem, depois da massa feita olhei com atenção para ela e percebi que aquilo jamais podia ser a massa dos crepes! Claro, enganei-me na receita e peguei na receita das panquecas! Bom, na realidade não teve importância nenhuma. As panquecas (do livro base da Bimby) ficaram fantásticas e com o gelado a derreter por cima ainda melhor! Fiquei completamente rendida a esta combinação de chocolate e avelãs. Obrigada Carte d’Or. E confesso que não foi fácil tirar as fotos… cada panqueca que saltava da frigideira era logo roubada por duas bocas esfomeadas e lambuzadas de gelado!

220g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
60g de açúcar
2 ovos médios
250ml de leite
1 colher de sopa de mel

Margarina para untar e gelado para acompanhar

Colocar todos os ingredientes numa taça. Bater com a ajuda de uma vara de arames. Aquecer uma frigideira antiaderente (normalmente faço em duas ao mesmo tempo) e untar com um pouco de margarina. Colocar uma porção de massa na frigideira. Quando a massa estiver a fazer bolhas, virar com a ajuda de uma espátula. Deixar apenas mais um pouco e retirar, repetindo a operação até terminar a massa. Acompanhar com gelado, mel, compotas… o que apetecer!

Bom apetite!

Panquecas com gelado de chocolate e avelã (Carte d’Or)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Coxas de frango assadas com chouriço

Coxas de frango assadas com chouriço

No sábado o almoço foram umas pernas de frango assadas no forno. Seja qual for a forma como cozinhe estas coxas de frango fazem sempre sucesso à mesa. As minhas filhas adoram e o meu marido, apesar de preferir as partes mais secas do frango, também aprecia bastante. Desta vez foram assadas com um molho de chouriço e outras especiarias. Vai ser uma combinação a repetir, sem dúvida! Aqui fica a sugestão:

Serve 4 a 6 pessoas

6 pernas de frango com coxas

½ chouriço de carne de boa qualidade cortado em pedaços
5 a 6 dentes de alho
7 ou 8 pés de coentros
1 colher de chá de pimentão doce
Sumo de ½ limão
Sumo de 1 laranja
1 colher de sopa de mel
5 colheres de sopa de azeite
Sal grosso q.b.
1 pitada de piripiri

De véspera, ou com pelo menos duas horas de antecedência, temperar as coxas de frango. Para isso basta colocar num robot de cozinha ou no copo da varinha mágica todos os ingredientes, com exceção do frango. Triturar até o chouriço estar em pedaços pequenos. Colocar as coxas de frango num recipiente largo e juntar o molho, envolvendo de forma a cobrir toda a carne. Reservar no frigorífico.

Uma hora antes de querer servir, aquecer o forno a 200.ºC. Colocar a carne com a pele virada para cima num tabuleiro de forno e regar com um fio de azeite. Reservar a marinada.

Ao fim de 20 minutos de forno, voltar todas as peças de carne para ganharem cor. Passados mais 20 minutos, voltar a carne novamente com a pele para cima e acrescentar a marinada reservada, distribuindo uniformemente por cima de todas as coxas. Deixar assar por mais 20 minutos. Quando estiver bem douradinho está pronto a servir! Acompanhamos com puré de batata e salada de alface, tomate e coentros.

Bom apetite!

Coxas de frango assadas com chouriço

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Farfalle com frango e bechamel

Farfalle com frango e bechamel

Mais um fim-de-semana à porta. O ano ainda mal começou e já andamos numa roda-viva de leva e trás, de coisas para fazer, de conciliação de horários, do tudo ao mesmo tempo! Uma pessoa bem se esforça para reduzir tarefas e compromissos, para organizar a vida de forma mais simples. Mas parece que cada vez há mais e mais coisas para fazer. Posso ir de férias outra vez? A partir de segunda-feira começa tudo novamente. A sério. Outra vez! E a partir daí a engrenagem fica montada. Com os novos horários e fins de dia ocupados com TPC’s, ginásticas e dança. É certo que podíamos abdicar das atividades extracurriculares. Mas as miúdas amam de paixão aquilo que fazem. Não seria justo. Por isso, vamos lá outra vez. Sacos, mochilas, mudas de roupa, sapatilhas, livros e cadernos… tudo a postos! Vamos a isso!

Como sugestão de um jantar de fim de dia, deixo hoje uma receita simples, que não trás muito de novo. Apenas relembrar o que pode ser feito sem grande dificuldade. Aqui fica:

Farfalle com frango e bechamel

2 ou 3 peitos de frango cortados em pedaços pequenos
300g de massa farfalle
100g de cogumelos frescos
1 alho francês
4 dentes de alho
100g de tomate cereja
½ litro de molho bechamel (de compra ou caseiro)
1 mão cheia de queijo mozarela

Levar ao lume um tacho com água temperada de sal. Quando começar a ferver juntar a massa e deixar cozer até ficar al dente. Depois de pronta escorrer com a ajuda de um passador e reservar.

Enquanto isso, colocar um fio de azeite numa frigideira. Juntar os pedaços de frango e os dentes de alho picados e deixar alourar. Quando a carne tiver ganho cor, juntar os cogumelos em fatias e o alho francês em rodelas finas. Deixar cozinhar até todo o líquido evaporar e o frango ficar douradinho.

Se não for de compra, fazer o molho bechamel enquanto a carne cozinha.

Num robot de cozinha:

550g de leite
60g de farinha
50g de manteiga
Sal, pimenta e noz-moscada
Programar 8 min., temp. 90, vel. 4.

Colocar a massa num tabuleiro de ir ao forno, juntar a carne cozinhada e envolver. Cobrir com o molho bechamel, o queijo mozarela e o tomate cereja. Levar ao forno para gratinar cerca de 10 a 15 minutos - é mais rápido se tiverem a ajuda do grill. Retirar do forno e servir.

Bom apetite!

Farfalle com frango e bechamel

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lascas de bacalhau com batata-doce e vegetais - Gang dos Frescos/LIDL



Lascas de bacalhau com batata-doce e vegetais

A semana passada a minha cozinha foi invadida pelo Gang dos Frescos! Uma iniciativa dos supermercados LIDL para ajudar miúdos e graúdos e adotar um estilo de alimentação mais saudável. De entre os produtos recebidos (pimento, cogumelos, tomate, cenoura, mirtilos, maçã, pera e banana) havia que selecionar alguns e confecionar uma receita salgada ou uma sobremesa. Optei pela receita salgada. Não foi difícil arranjar uma solução uma vez que lá em casa por hábito a todas as refeições existem legumes confecionados de uma ou de outra forma. Uma vez que a sopa muitas vezes acaba por falhar compenso nos legumes e na fruta. Mas é sem dúvida um dos meus grandes objetivos deste ano é voltar a colocar sopa na mesa com mais regularidade. Seja como for, todos estão habituados a pratos coloridos, salpicados de verdes, vermelhos e laranjas. Obrigada LIDL pela iniciativa!

Lascas de bacalhau com batata-doce e vegetais

4 postas de bacalhau
4 batatas-doces
1 cebola média
100g de tomate cereja (uma chávena de chá cheia)
5 mini-pimentos amarelos
2 cogumelos Portobello dos grandes
½ cabeça de alhos
Azeite, coentros e sal

Começar por lavar as batatas-doces muito bem. Cortar em rodelas e escaldar em água a ferver cerca de 3 a 5 minutos (depende da grossura das rodelas). Escorrer e colocar num tabuleiro de forno. Juntar a cebola cortada em rodelas, os tomatinhos inteiros, os pimentos em tiras grossas, os cogumelos em fatias e os dentes de alho esmagados. Salpicar com um pouco de sal grosso, juntar coentros frescos a gosto e regar com fio de azeite. Misturar tudo (com as mão mesmo, tipo Jamie Oliver!) e levar ao forno quente (cerca de 200.ºC).

Enquanto as batatas-doces e os vegetais estão no forno, cozer o bacalhau em água a ferver cerca de 5 minutos. Retirar as postas, limpar de peles e espinhas e desfiar em lascas. Juntar o bacalhau ao tabuleiro do forno, regar com um fio de azeite e deixar ganhar cor mais 10 a 15 minutos. Retirar do forno e servir.

Bom apetite!

PUBLICAÇÃO PATROCINADA

Lascas de bacalhau com batata-doce e vegetais

Lascas de bacalhau com batata-doce e vegetais

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Bolo de chocolate com canela do Starbucks

Starbucks - bolo de chocolate com canela

Quando vi a receita deste bolo de chocolate no blog Sete Pecados sabia que mais cedo ou mais tarde a teria de experimentar. E pronto! Não foi agora, já foi a semana passada, mas foi! O resultado é excelente. O bolo fica delicioso e intenso! Só tenho pena de o ter deixado cozer 5 minutinhos a mais. Não que tenha ficado seco, nem de perto nem de longe, mas podia ter ficado menos cozido. Para a próxima fico mais atenta. De facto cada forno é um mundo e temos sempre que ter isso em conta. Deixo a versão tradicional e a versão robot de cozinha). Aqui fica:

Bolo

110g margarina vegetal à temperatura ambiente
300g açúcar (reduzi para 250g)
3 ovos
150g farinha
60g cacau em pó
1/2 colher de chá canela
1/2 colher de chá sal
1 colher de chá bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
120ml de Buttermilk (ver nota em baixo)
2 colheres de sopa de água

Crosta

80g açúcar amarelo
1/4 colher de chá canela
1 colher de chá cacau

Starbucks - bolo de chocolate com canela

NOTA: Para fazer o buttermilk, colocar 120ml de leite num copo e juntar 1 colher de sopa de sumo de limão. Ao fim de 10 minutos está no ponto (coalhado) para ser usado.

Começar por preparar o buttermilk. De seguida, colocar os ingredientes da crosta numa taça e misturar com um garfo. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro (20x30) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Numa taça juntar a farinha, o cacau, a canela, o sal, o fermento e o bicarbonato. Misturar com um garfo e reservar (robot: 5 seg., vel. 5). Reservar.

Noutra taça e com a ajuda de uma batedeira bater muito bem a margarina, o açúcar e os ovos (4 min., vel. 4).

Adicionar as duas colheres de sopa de água ao buttermilk e misturar.

À mistura dos ovos adicionar alternadamente a mistura da farinha e o buttermilk, mexendo entre cada adição (Programar 4 min., vel. 3 e adicionar alternadamente pelo bucal).

Colocar a massa na forma reservada. Cobrir com a mistura da crosta e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar e deixar arrefecer. Cortar em quadrados e servir.

Bom apetite!

Starbucks - bolo de chocolate com canela

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Tarte queijada de maçã com coco

Tarte queijada de maçã com coco

A semana já chega ao fim novamente. Os dias parecem estar a querer arrefecer. As manhãs e as noites já estão frescas e as nuvens no céu parecem querer anunciar que a mudança de estação se aproxima. O ano escolar está quase a começar. Horários na mão, livros e materiais comprados é hora de respirar fundo e avançar. Aí vamos nós! As miúdas estão divididas entre as saudades dos amigos e as saudades das férias que estão quase a acabar. Apetece voltar, mas também apetece ficar naquela rotina dos dias sem horários, sem trabalhos de casa, sem dramas… Mas tem que ser! Já chega de férias (isso chega alguma vez?!)! Lá por casa fazem-se arrumações. Organizar os quartos e começar a ver as roupas que já não servem a uma, mas que vão ficar para a outra. E as que são definitivamente para dar ou reciclar… Mas bom, por muito que se arrume e organize em dois tempos vai voltar tudo ao mesmo! Mas vale o esforço de começar o ano de cabeça arrumada!

Para este fim-de-semana deixo-vos uma sugestão doce. Uma receita muito simples e descomplicada que resulta numa tarte/queijada de maçã com coco.

Tarte queijada de maçã com coco

4 maçãs
1 colher de sopa de margarina vegetal
1 colher de sobremesa de açúcar

4 ovos
50g de farinha
50g de açúcar
50g de coco
200ml de leite

1 colher de sopa de açúcar mascavado (opcional)

Começar por descascar as maçãs e cortar em fatias finas. Levar ao lume uma frigideira com as fatias de maçã, a margarina e a colher de açúcar. Deixar cozinhar, envolvendo ocasionalmente até as maçãs ficarem moles.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira com margarina e reservar.

Numa taça juntar os restantes ingredientes e bater com a ajuda de uma vara de arames até estar uma massa homogénea.

Colocar as fatias de maçã cozinhadas na tarteira de forma a cobrirem todo o fundo. Cobrir as maçãs com a massa, salpicar com o açúcar mascavado e levar ao forno cerce de 20-25 minutos ou até estar dourada. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Tarte queijada de maçã com coco

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Gang dos Frescos - a invasão!


O Gang dos Frescos invadiu esta cozinha e vem com os seus super-poderes para ensinar e incentivar os mais pequenos a adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis, de forma lúdica e pedagógica. Por isso o desafio foi aceite. Diretamente do Lidl, o Gang dos Frescos prepara-se para uma receita saudável e apelativa. Resta saber se vai sair prato salgado ou sobremesa... a estudar o assunto!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bolo de iogurte com cobertura de pêssego

Bolo de iogurte com cobertura de pêssego

Este ano os pêssegos que fui comprando foram especialmente saborosos. Aliás, achei a fruta este Verão bastante melhor que nos anos anteriores. Sorte ou não, conseguimos desfrutar de tantos sabores diferentes, antes de voltar à rotina das maçãs, das peras e das laranjas que se aproxima novamente a passos largos. Para aproveitar uns pêssegos bem doces que tinha na fruteira resolvi fazer um bolo simples de iogurte e cobri-lo com pedaços de pêssego. O resultado foi um bolo delicioso, leve e extremamente macio. Aqui vos deixo a sugestão.

3 ovos
190g de açúcar
1 iogurte com sabor a pêssego
1 copo de óleo vegetal (o copo do iogurte)
180g de farinha
1 e ½ colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar baunilhado (opcional)
2 pêssegos

Bolo de iogurte com cobertura de pêssego

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda (24cm) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Descascar os pêssegos e partir em fatias finas, removendo o caroço. Reservar numa taça.

Começar por bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo. Juntar o iogurte e o óleo e bater novamente para ligar. Adicionar a farinha e o fermento e bater apenas até envolver. Colocar a massa na forma reservada. Por cima distribuir as fatias de pêssego e polvilhar com o açúcar baunilhado.

Levar ao forno cerca de 30-35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar repousar cerca de 5 minutos. Desenformar e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Bolo de iogurte com cobertura de pêssego

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Cotovelinhos com gambas e molho de iogurte

DSCF2228

Para recomeçar devagarinho trago hoje uma receita muito simples. Uma salada de massa com gambas, temperada com um rápido molho de iogurte com caril. Os dias ainda estão quentinhos, por isso ainda sabem bem as refeições mais ligeiras e que não nos roubem muito tempo de cozinha (claro que também como uma bela feijoada, guisados ou pratos de forno com calor!). Aqui fica a sugestão:

Serve 4
600g de gambas já cozidas e descascadas (usei das que se vendem cozidas e descasquei em casa)
300g de massa cotovelinhos (um pouco mais de meio pacote)
3 ovos
1 iogurte natural
3 colheres de sopa de maionese magra
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de caril em pó
Tomate cereja
Salsa picada
Sal q.b.

Cotovelinhos com gambas e molho de iogurte

Levar um tacho ao lume com água abundante temperada com sal. Quando levantar fervura juntar os cotovelinhos e deixar cozer apenas até ficar al dente. Escorrer com um passador de rede, passar por água fria e deixar a escorrer e arrefecer. Em simultâneo cozer os ovos por 11 minutos em água temperada com sal.

Enquanto a massa arrefece preparar as gambas, descascando-as. Reservar.

Numa taça juntar o iogurte, a maionese, o azeite e o caril. Misturar bem.

Numa taça maior juntar a massa com as gambas, os ovos cozidos em rodelas e o tomate cereja. Adicionar o molho e envolver. Salpicar com salsa picada e fica pronto a servir.

Bom apetite!

Cotovelinhos com gambas e molho de iogurte

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

De volta...


Estou de volta. Depois de praticamente três semanas de ausência estou a começar a ficar pronta para o regresso. Foram duas semanas longe de toda e qualquer tecnologia. Com muito mais tempo de sobra para todos e para tudo. É bom desligar do mundo virtual. Sabe bem e faz-nos perceber que sobrevivemos muito bem sem esse vício. Mas o regresso ao trabalho e às rotinas faz-nos ligar novamente o chip e lá voltamos a ligar as máquinas todas… Este ano as férias foram especialmente boas. Calmas e tranquilas. Sem viagens é certo, nem novas descobertas, mas foram revigorantes e reconfortantes. Era o que precisávamos depois de um ano especialmente difícil que acabou agora (para quem me conhece, sabe que o meu ano termina em Agosto e começa em Setembro… faz muito mais sentido!).

Este ano que passou foi mau. Agora abre-se todo um novo mundo. As perspetivas não são altas. Não quero criar ilusões nem castelos de sonhos. Quero começar este ano com muita calma. Com alguns projetos, é certo, mas sem grandes ilusões. Quero estabelecer bem quais as minhas prioridades e tudo o resto será um bónus. Quero ver se consigo abandonar um bocadinho as minhas neuras rotineiras. Largar-me da rigidez de horários e fobias doentias de organizar a vida cá de casa com rigor militar. O que estiver feito está feito, o que não estiver é porque não precisa estar. Preciso de mais tempo para respirar. Preciso de mais tempo para absorver o crescimento das minhas filhas. Estão enormes e o tempo voa MESMO… Por isso este ano vou tentar distribuir melhor as tarefas, delegar, dividir… tem que ser! Para sermos todos mais saudáveis!

Numa altura em que somos inundados pelo terror das imagens que nos chocam, quero também tentar fazer coisas mais positivas. Conseguir de dia para dia dar mais valor ao que tenho e ao que me rodeia. É um exercício difícil. Temos a tendência de nos esquecermos depressa de muitas coisas e criar dramas onde na realidade só existem algum pó na engrenagem. No fundo quero ficar melhor. Comigo. Com todos os que me rodeiam.
Quanto ao blog, vai seguir no mesmo ritmo enquanto for possível. Três publicações por semana, sempre que o conseguir. Mas sem stress, nem obrigações, que isso tira toda a piada ao trabalho que lhe dedico.

Desejo a todos vocês que me vão lendo um ano com cheiro a pipocas e sabor a algodão doce. Tentem ser cada vez melhores pessoas… eu vou fazer o mesmo!

Até segunda…

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)