segunda-feira, 29 de junho de 2015

Beijinhos de preta reinventados

Beijinhos de preta reinventados

Já por aqui tenho publicadas vários tipos de bolinhas de chocolate ou de outros ingredientes. São sempre um miminho especial em qualquer mesa, principalmente se há crianças por perto. Desta vez peguei na receita dos beijinhos de preta e alterei-a. É no meio destas experiências que muitas vezes nascem receitas novas que acabam por surpreender mais que as originais. Reduzi no açúcar, acrescentei pepitas de chocolate preto e flocos de aveia. O resultado foi mesmo muito bom e os miúdos adoraram. Aqui vos deixo a sugestão:

Beijinhos de preta reinventados

Rende 32 bolinhas - mas depende sempre do tamanhão em que as moldarmos!

1 pacote bolacha maria
80g de margarina à temperatura ambiente (ou amolecida no micro-ondas)
7 colheres de sopa de cacau em pó
7 colheres de sopa de açúcar
9 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de peitas de chocolate preto
3 colheres de sopa rasas de flocos de aveia finos

Começar por triturar as bolachas com a ajuda de um robot de cozinha, deixando-as em migalhas grossas. Numa taça juntar todos os ingredientes e envolver com a ajuda de uma colher até estar tudo bem ligado. Moldar a massa em pequenas bolas e colocar em forminhas de papel. Levar ao frigorífico até à hora de servir.

Bom apetite!

Beijinhos de preta reinventados

Beijinhos de preta reinventados

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Bacalhau com batata palha… e não foi à Brás desta vez!

Bacalhau com batata palha no forno

Comecei a semana com uma receita de bacalhau e termino novamente com uma receita de bacalhau. Porque hoje é sexta-feira, esta é mais rápida e ainda mais simples que a primeira. Ter migas de bacalhau no congelador é sempre uma excelente solução para quando estamos com pouco tempo ou poucas ideias. Desta vez saiu assim e não à Brás para não abusar dos ovos que já tinham sido consumidos durante a semana. Aqui fica a sugestão:

500g de migas de bacalhau descongeladas
250g de batata palha
1 cebola média
5 dentes de alho
½ pimento vermelho
½ chávena de raminhos de brócolos
1 pacote de natas ligeiras
2 colheres de sopa de maionese ligeira

Bacalhau com batata palha no forno

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite. Depois de quente, juntar a cebola e os alhos picados e deixar alourar um pouco. Juntar de seguida o pimento em tiras finas e os raminhos de brócolos. Deixar cozinhar uns minutos. Juntar o bacalhau bem escorrido e envolver deixando cozinhar por mais 5 minutos. Por fim juntar a batata palha e envolver. Colocar num tabuleiro de ir ao forno.

Numa taça misturar as natas com a maionese e colocar sobre o bacalhau no tabuleiro. Envolver e levar ao forno apenas para alourar.

Bom apetite!

Bacalhau com batata palha no forno

quarta-feira, 24 de junho de 2015

A sobremesa mais rápida de sempre

A sobremesa mais rápida de sempre

Estar a trabalhar e receber um telefonema onde se combina um jantar em casa sem nada planeado põe logo a cabeça a correr em busca de soluções. Depois de solucionado o problema das entradas e prato principal surge a questão da sobremesa. Havia melão lá em casa. Cortado em cubos é sempre uma boa solução para o dia quente que se fazia sentir. Sem vontade (nem tempo!) de acender o forno, resolvi fazer a sobremesa mais rápida de sempre lá em casa. Um creme de iogurte grego e leite condensado cozido com argolas de chocolate branco… delícia! Basta ter tudo em casa e faz-se em 5 minutos. Aqui vos deixo a sugestão:

4 iogurtes gregos (tinham 150g cada - 600g)
1 lata de leite condensado cozido
1 pacote de argolas de chocolate branco (tipo filipinos)

Colocar numa taça os iogurtes e o leite condensado cozido. Bater muito bem com a ajuda de uma vara de arames. Com a ajuda de um robot de cozinha reduzir as argolas de chocolate a migalhas grossas e colocar por cima do creme. Manter no frio até servir. Já está!

Bom apetite!

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Bacalhau simples no forno

Bacalhau simples no forno

Este fim-de-semana nada se fez lá pela minha cozinha. Não estivemos em casa praticamente e o fogão só se abriu ontem à noite para uma refeição rápida. Por isso vou ter que rebuscar receitas mais antigas que foram fotografadas mas não publicadas. É o caso deste bacalhau. É um prato simples, que dá um trabalho relativo, mas que funciona muito bem. As miúdas adoram este tipo de pratos de forno, e legumes nunca são um problema. Aqui deixo a sugestão:

3 postas de bacalhau
2 cebolas médias
6 dentes de alho
5 batatas médias
4 cenouras médias
1 cabeça de brócolos pequena
3 ovos cozidos
½ litro de molho bechamel

Bacalhau simples no forno

Começar por cozer o bacalhau, colocando as postas ainda congeladas dentro de água a ferver. Deixar levantar fervura novamente e retirar do lume e da água. Deixar arrefecer um pouco e desfiar o bacalhau, limpando-o de peles e espinhas. Reservar.

Na mesma água cozer as batatas partidas em cubos, as cenouras em rodelas e os brócolos em raminhos (que devem entrar quase no fim do tempo opara ficarem rijinhos). À parte cozer os ovos, num tacho pequeno em água temperada com sal cerca de 11 minutos.

Enquanto os legumes e os ovos cozem, levar uma frigideira ao lume com uma dose generosa de azeite. Quando o azeite estiver quente, juntar as cebolas em rodelas finas. De seguida juntar os dentes de alho picados. Quando estiver tudo a ficar bem macio e alourado juntar as lascas de bacalhau reservadas, envolver e deixar ao lume mais uns 5 minutos, acrescentando um fio de azeite.

Escorrer bem a água das batatas e legumes. Descascar e fatiar os ovos.

Num recipiente de ir ao forno colocar o bacalhau, as batatas e legumes e o ovo fatiado. Regar com o molho bechamel e envolver muito bem para o molho ficar bem distribuído. Levar ao forno até dourar.

Bom apetite!

Bacalhau simples no forno

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Pão-de-ló de laranja (bimby/thermomix)

Pão-de-ló de laranja

Um destes dias vi no blog Se7e Pecados (um blog que adoro porque tem receitas muito simples, práticas e muito iguais à minha dispensa!) esta receita de bolo rápido de laranja. Para além do aspeto delicioso da imagem do bolo o facto de ser rápido, fez-me logo gostar da receita. Eu sei que o tempo está quente e não apetece acender o forno, mas guardem a receita para um dia mais fresco. O bolo cresce bastante e por dentro fica com a consistência de um pão-de-ló. Em relação à receita original só lhe acrescentei açúcar, canela e amêndoas… manias!

250g farinha
200g açúcar
70g margarina
4 ovos
1 colher sobremesa de fermento em pó
Casca e sumo de 1 laranja

Para salpicar sobre a massa
Canela em pó
Açúcar a gosto
Amêndoas palitadas a gosto

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Colocar no copo a casca da laranja e o açúcar e programar 30 seg/vel. 10.

Juntar os ovos e a margarina e programar 30 seg/vel 6. Adicionar o sumo da laranja, a farinha e o fermento e programar 30 seg/Vel 6.

Colocar a massa na forma e salpicar com canela, açúcar branco e amêndoas palitadas a gosto. Levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozido. Retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

Pão-de-ló de laranja

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Salada de batata com choquinhos grelhados

Salada de batata com choquinhos grelhados

Tal como vos tinha dito a semana passada, testei as duas maioneses que a Calvé me enviou. Desta vez saiu uma salada de batata com choquinhos grelhados. Como os choquinhos rendem sempre muito pouco para as bocas “esfomeadas” lá de casa, a salada de batata bem composta ajudou a completar a refeição. O facto de não ter sobrado nada é bem sinal que foi uma refeição que agradou a todos! Aqui deixo a sugestão:

1kg de choquinhos
8 batatas médias (2 por pessoa)
1 taça cheia de tomate cereja (cerca de 18)
2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas e fatiadas
1 cebola média
Sal e sumo de limão

2/3 de chávena de chá de maionese magra Calvé
1 colher de chá de alho em pó
Salsa picada a gosto

Salada de batata com choquinhos grelhados

Começar por cozer as batatas descascadas e partidas em cubos em água abundante temperada com sal. Não deixar cozer em demasia - assim que a ponta de uma faca atravessar a batata sem resistência estão prontas. Escorrer e deixar arrefecer por completo.

Colocar um grelhador ao lume e quando estiver quente colocar os choquinhos bem escorridos a grelhar. Temperar com sal grosso e sumo de limão. Retirar e reservar.

Numa taça colocar as batatas já arrefecidas, os tomates partidos em metades (reservar alguns para pôr por cima), as azeitonas fatiadas e a cebola picada finamente.

Noutra taça misturar a maionese com o alho em pó e bater até estar bem misturado.

Juntar a maionese às batatas e envolver bem de forma a espalhar por todos os ingredientes. Por cima distribuir os choquinhos grelhados e salpicar de salsa picada.

Bom apetite!

Salada de batata com choquinhos grelhados

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Tarte de avelã

Tarte de avelã

Este fim-de-semana passou a correr. Entre casas de família o tempo foi passando entre a mesa, passeios à beira rio e fotografias de viagens. Estes fins-de-semana são pouco produtivos em termos úteis, é certo, mas sabem sempre muito bem. Para um dos dias resolvi fazer esta tarte de avelã. Tinha um pacote de avelãs torradas a arrastar-se na prateleira há uns tempos e foi desta que lhe dei uso. Lembrei-me de fazer um picado de abelha versão avelã e ainda lhe juntei um creme de chocolate e avelã. Aqui vos deixo a sugestão:

125g de margarina vegetal amolecida
125g de açúcar
3 ovos
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

200g de avelã
100g de açúcar
2 colheres de sopa de leite
125g de margarina

3 colheres de sopa de creme de chocolate e avelãs (Nutella)

Tarte de avelã

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro quadrado/retangular ou uma tarteira com margarina forrar com papel vegetal. Untar novamente o papel e reservar.

Começar por bater muito bem a margarina com o açúcar até ficar em creme. Juntar de seguida os ovos e bater muito bem novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento em pó e bater até ficar um creme homogéneo.

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 15 minutos.

Enquanto a massa está no forno colocar numa frigideira ou tacho antiaderente as avelãs, o açúcar, o leite e a margarina. Levar a lume brando e mexer sempre até começar a engrossar e o açúcar a caramelizar. Retirar do lume.

Tirar a massa do forno e barrar com o creme de chocolate. Por cima distribuir as avelãs com o caramelo e levar novamente ao forno mais 10 minutos.

Retirar do forno com cuidado e deixar arrefecer. Depois é só retirar do papel vegetal, cortar em cubos ou fatias e servir.

Bom apetite!

Tarte de avelã

Tarte de avelã

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Salada de farfalle com salmão (cheia de alho!)

Salada de farfalle com salmão

Fui desafiada pela Calvé a fazer uma receita com uma das suas maioneses com o mote “Descubra os sabores do verão sem Peso na Consciência”. Uma delas é maionese magra e a outra é yogonese. Confesso que fiz duas receitas, usando em cada uma delas uma maionese diferente. Hoje trago a receita onde utilizei a yogonese. Achei o sabor mesmo muito bom e uma mais-valia para a salada de farfalle com salmão e vegetais que fiz. Uma salada muito simples, que se pode deixar pronta logo pela manhã e guardada no frigorífico para o jantar, ou para quando se regressa da praia ou de um passeio. Aqui vos deixo a sugestão:

Salada de farfalle com salmão

3 lombos de salmão
2 ovos
2 tomates
1 cabeça pequena de brócolos
5 dentes de alho
300g de massa farfalle
½ chávena de chá de yogonese
1 colher de café de alho em pó
1 colher de sopa de azeite

Começar por cozer os ovos cerca de 11-12 minutos. Retirar da água e coloca-los em água fria para arrefecerem. Enquanto isso cozer também a massa farfalle em água abundante temperada com sal. Quando estiver al dente retirar para um passador e passar por água fria. Reservar.

Numa frigideira antiaderente colocar um fio de azeite e levar ao lume. Quando estiver quente colocar os lombos de salmão, os brócolos em raminhos e os dentes de alho fatiados grosseiramente. Virar os lombos de salmão até estarem cozinhados de ambos os lados. Retirar do lume e desfiar o salmão.

Numa taça pequena misturar a yogonese com o azeite e o alho em pó.

Colocar numa saladeira a massa, o salmão com os brócolos, os ovos cozidos fatiados e o tomate partido em pedaços pequenos. Cobrir com o preparado da maionese e envolver delicadamente até estar bem distribuído. Servir esta salada fresca.

Bom apetite e obrigada Calvé!


Salada de farfalle com salmão

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Bolo salgado

Bola de tabuleiro

Bolos salgados ou bolas são sempre uma excelente opção para piqueniques, lanches ajantarados, marmitas para o almoço sem tempo ou espaço durante a semana ou simplesmente porque sim… este bolo salgado serviu um desses propósitos. Foi um para um lanche ajantarado, para um serão que se adivinhava longo e preenchido de emoções fortes. Muito simples de fazer, agradeço a receita à Titá, uma verdadeira mãe de família que desencanta sempre coisas simples e deliciosas. Não conhecem o blog? Vão lá espreita então! Aqui fica a sugestão:

5 ovos
1 chávena de leite
1/2 chávena de azeite
2 chávenas de farinha
1 colher de chá (bem cheia) de fermento em pó
1 pitada de sal
Alho em pó e orégãos secos a gosto

½ chouriço de carne
100g de fiambre
100g de queijo flamengo
Salsa picada a gosto

Bola de tabuleiro

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro quadrado (25x25) ou retangular com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Picar o chouriço, partir o fiambre e o queijo em pedaços pequenos. Juntar a salsa picada e reservar.

Começar por bater os ovos juntamente com o azeite. Juntar o leite e bater novamente.

Juntar a farinha, o fermento, a pitada de sal, o alho em pó e os orégãos secos. Envolver com a ajuda de uma colher até a farinha estar bem misturada mas sem bater. Juntar o chouriço e restantes ingredientes reservados e envolver na massa. Colocar a mistura no tabuleiro e levar ao forno cerca de 30-35 minutos ou até estar cozido. Depois é só partir em quadrados e servir.

Bom apetite!

Bola de tabuleiro

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Bolo de iogurte com pera e nozes

Bolo de iogurte com pera e nozes

É muito raro fazer bolos com frutas “inteiras” lá em casa. As miúdas não gostam da textura mole com que a fruta fica. Tenho pena, porque bolos com frutas são mesmo dos meus preferidos. Desta vez e para fazer o gosto a todos, a fruta ficou só pela capinha superior. Eu gostei e elas também! Aliás, todos gostámos. Aqui vos deixo a sugestão:

Bolo de iogurte com pera e nozes

Usei uma chávena de chá com capacidade para 250ml

1 e ½ chávenas de farinha
1 colher de chá de canela
1 pitada de gengibre em pó
2 colheres de chá de fermento em pó

3 ovos
1 chávena de açúcar
50g de margarina vegetal amolecida
2 iogurtes naturais

1 pera (de qualquer qualidade)
½ chávena de nozes picadas
1 colher de sopa de geleia de marmelo (opcional)

Bolo de iogurte com pera e nozes

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda (22cm) com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Juntar os ingredientes secos numa taça, misturar e reservar.

Noutra taça bater os ovos juntamente com o açúcar até ficar em creme. Juntar a margarina e os iogurtes e bater novamente. Por fim adicionar os elementos secos reservados e envolver bem até a massa ficar lisa e sem grumos.

Colocar a massa na forma reservada e por cima distribuir a pera em fatias finas e as nozes picadas. Levar ao forno cerca de 30-35 minutos ou até o bolo estar cozido. Retirar do forno, desenformar e ainda quente pincelar com a geleia de marmelo. Depois é só esperar que arrefeça e comer!

Bom apetite!

Bolo de iogurte com pera e nozes

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Serradura

Serradura

Trago hoje uma receita básica e tradicional das nossas sobremesas. Daquelas que há desde sempre nos almoços ou lanches de família. A célebre serradura estava em falta aqui no meu cantinho. Assim sendo, e para quem nunca experimentou, aqui fica:

2 pacotes de natas para bater bem frias (35% de mat. gorda)
1 lata de leite condensado
1 pacote e meio de bolacha Maria

Começar por reduzir a bolacha a migalhas finas, tipo serradura ou areia.

De seguida bater as natas que devem estar bem frias. Quando as natas estiverem montadas, juntar o leite condensado em fio e envolver. Juntar metade das bolachas em migalhas e envolver novamente.

Numa taça ou em várias taças pequenas, colocar uma camada de creme. Cobrir com bolacha picada, novamente creme e terminar com bolacha. Levar ao frio até à hora de servir (pelo menos 4 a 5 horas).

Bom apetite!

Serradura

Serradura

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Tarte de cogumelos, espinafres e tomate cereja

Tarte de cogumelos, espinafres e tomate cereja

Os dias têm passado a correr. Estes fins de ano (quem me acompanha desde sempre, sabe que o meu ano funciona de Setembro a Junho… o resto é transição e carregar de baterias!) são sempre a atirar para o caótico. Entre uma e outra atividade e um e outro compromisso continuamos a comer, é certo! Trago-vos por isso hoje uma sugestão muito simples de uma tarte salgada que fez parte de um lanche/jantar de fim de dia. Sem carne nem peixe. Aqui fica:

1 base de massa folhada redonda
100g de espinafres frescos
200g de cogumelos frescos
10 tomate cereja
Fatias de queijo brie
1 iogurte natural
5 ovos
Sal, pimenta e azeite

Tarte de cogumelos, espinafres e tomate cereja

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Estender a base de massa folhada numa tarteira e picar o fundo com um garfo. Reservar.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Quando estiver quente, juntar os cogumelos fatiados e bem escorridos e deixar saltear, temperando com uma pitada de sal. Retirar do lume, juntar os espinafres frescos e envolver. Colocar sobre a massa reservada.

Bater os ovos e o iogurte temperando com uma pitada de sal e pimenta moída na hora. Cobrir os cogumelos e os espinafres com esta mistura. Por cima distribuir o tomate cereja partido em metades e fatias finas de queijo brie.

Levar ao forno cerca de 30-35 minutos ou até estar dourada.

Bom apetite!

Tarte de cogumelos, espinafres e tomate cereja

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)