segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Queques de batata-doce - Receitas saudáveis, Jamie Oliver

Queques de batata-doce - Receitas saudáveis, Jamie Oliver

A semana passada recebi uma proposta que de imediato me “encheu as medidas”. A Porto Editora desafiou-me a ser uma das primeiras leitoras do novo livro do Jamie Oliver - Receitas saudáveis. Claro está que nem pestanejei. Jamie Oliver é um dos meus chefs de eleição desde sempre. Vê-lo cozinhar enche-nos a alma. A paixão que ele dedica a cada pedaço de alimento em que toca faz-nos querer provar e petiscar cada prato por ele confecionado. Por isso, como devem calcular, para mim foi uma enorme honra poder receber e recriar algumas das receitas deste novo livro.

No mais revolucionário dos livros que já publicou, Jamie Oliver ensina a cozinhar de forma saudável e deliciosa. Estas receitas foram criadas com o apoio de médicos e de nutricionistas, depois de algumas viagens às regiões do globo em que a população apresenta maior esperança e qualidade de vida. Por isso, este é o livro perfeito para quem quer comer de uma forma saudável, mas que não sabe por onde começar. O livro está dividido em três capítulos -Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar - com propostas equilibradas em termos nutricionais que podem ser combinadas ao longo do dia de modo a não ultrapassar o limite calórico diário de cada pessoa. Além disso, o livro contém muita informação nutricional dada por profissionais, que ajudam a melhorar as nossas escolhas diárias. Repleto de receitas acessíveis e fotografias fantásticas é seguramente um livro a não perder!

Receitas Saudáveis e é publicado pela Porto Editora a 5 de Novembro.

Queques de batata-doce - Receitas saudáveis, Jamie Oliver0

Hoje trago a primeira receita que escolhi. Apesar de estar no separador pequeno-almoço (sim, os ingleses tomam um BOM pequeno almoço!), estes deliciosos queques de batata-doce serviram para um lanche ajantarado e ainda trouxe hoje para o meu almoço. Fiz em formato mais pequeno que na receita original por isso renderam-me bastante mais do que 12. A grande vantagem é que podem fazer a receita completa e congelar parte deles para irem usando conforme as necessidades. Experimentem!

600g de batata-doce ou abóbora manteiga (usei batata-doce)
4 cebolos (não tinha em casa e substitui por duas mãos cheias de agriões… eu sei, nada a ver, mas resultou muito bem!)
1-2 malaguetas vermelhas frescas (usei apenas uma e uma fatia de pimento vermelho)
6 ovos grandes
3 colheres de sopa de requeijão
250g de farinha integral
1 colher de chá de fermento em pó
50g de queijo parmesão (não adoro o sabor e substitui por emmenthal ralado)
1 colher de sopa de sementes de girassol
1 colher de sopa de sementes de papoila

Queques de batata-doce - Receitas saudáveis, Jamie Oliver

Na receita original a batata-doce entra crua na receita. Mas para acelerar o processo de cozimento no forno resolvi escaldar as batatas 3 minutos em água a ferver e resultou muito bem.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar umas formas de queques (cerca de 18) com formas de papel ou forradas com papel vegetal. Reservar.

Num robot de cozinha colocar a batata em pedaços, sem pele e já escaldada e triturar um pouco. Se não tiver robot de cozinha desfazer a batata com um garfo e seguir a restante receita de forma manual. Juntar à batata os cebolos (no meu caso os agriões), a malagueta em fatias e o pimento picado. Partir os ovos e adicioná-los juntamente com o requeijão. Misturar tudo até os ovos estrem bem integrados. Por fim adicionar a farinha e o fermento e voltar a bater para ligar. Colocar colheradas da massa nas formas reservadas e por cima salpicar com as sementes de girassol e de papoila. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até os queques estarem cozidos e douradinhos. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Bom apetite!

Queques de batata-doce - Receitas saudáveis, Jamie Oliver

8 comentários:

  1. Gostei destes queques bem diferentes dos habituais ;)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa porque quando li o título pensei tratar-se de queques doces mas depois de perceber que são salgados fiquei cheia de vontade de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ficaram com um aspeto divinal, devem ser muito saborosos mesmo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Ficaram bem apetitosos e o livro parece-me bem. Obrigada pela partilha!!!

    Bjinhos
    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito deste tipo de queques, estão bastante apetitosos!
    Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindos!
    Devem ter ficado muito bons!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  7. Foi uma boa proposta, os muffins provam-no! Estão lindos e parecem deliciosos :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)