sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Broinhas de batata-doce (Bimby/Thermomix)

Broinhas de batata doce

Hoje trago uma receita já muito publicada, é certo. É do livro “Doces e sobremesas” da Vorwerk, Bimby. Mas são tão boas, tão boas, que não quero deixar de partilhar convosco. Se ainda não experimentaram, experimentem, mas se já as fizeram, já sabem do que falo… e é só voltar a fazer! Aqui deixo a sugestão:

Rende cerca de 40 broas

250g de batata-doce já cozida e sem casca
2 ovos
250g de açúcar amarelo
50g de amêndoa
30g de pão ralado
50g de coco ralado
1 casca de uma laranja
100g de farinha de trigo
100g de farinha de milho

1 gema de ovo para pincelar
Bolinhas de açúcar para decorar

Broinhas de batata doce

Colocar a casca de laranja e a amêndoa no copo da Bimby e ralar durante 20 seg. / vel. 7-9. Retirar do copo e reservar.

Colocar no copo a batata-doce cozida e triturar 20 seg. / vel. 5. Misturar o açúcar e programar 8 min. / temp. 100º / vel.2. Retirar o copo da base e deixar arrefecer um pouco.

Voltar a colocar o copo na base e juntar as farinhas, o pão ralado, o coco, os ovos, a raspa de laranja e a amêndoa e programar 20 seg. a 30 seg. / vel. 4.

Retirar a massa do copo para um prato e deixar arrefecer por completo.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Formar pequenas broas com as mãos e colocar num tabuleiro de forno forrado com tapete antiaderente. Pincelar as broas com gema de ovo e salpicar com bolinhas coloridas de açúcar.

Levar ao forno quente cerca de 20 minutos ou até estarem douradinhas. Depois é só retirar do forno, deixar repousar uns minutos… e começar a comer! Guardar em recipiente hermético.

Bom apetite!

Broinhas de batata doce

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Costeletas no tacho com pickles e coentros

Costeletas no tacho com pickles e coentros

Trago hoje uma mistura entre costeletas à salsicheiro ou carne de porco à portuguesa… a vantagem destas, feitas no tacho, é que acabam por levar menos gordura. Mas são simples de fazer e ficam muito boas. Aqui deixo a sugestão, pedindo mais uma vez desculpa pela má qualidade das imagens.

8 costeletas de porco (usei do lombo e do cachaço)
½ frasco de pickles (dos pequenos)
7 dentes de alho
4 pés de coentros
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vaqueiro para carne de porco (opcional)
Sal q.b.

Num tacho largo colocar duas colheres de sopa de azeite e a vaqueiro especial porco. Quando estiver quente, manter o lume médio/alto e colocar quatro costeletas, deixando cozinhar dois minutos de cada lado. Repetir a operação com as restantes quatro costeletas. Retirar as costeletas e reservar.

Acrescentar as duas restantes colheres de sopa de azeite e acrescentar os alhos picados. Quando alourarem juntar os pickles picados e deixar cozinhar por breves minutos. Baixar o lume para médio/baixo e colocar todas as costeletas por cima dos pickles, e salpicar com os coentros meio picados, tapando de seguida o tacho. Deixar cozinhar cerca de 15 minutos, virando e envolvendo a carne a meio deste tempo.

Acompanhamos com arroz branco.

Bom apetite!

Costeletas no tacho com pickles e coentros

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Tarte de coco e marmelada

Tarte de coco e marmelada

Hoje trago uma tarte que acabou por ser uma muito agradável surpresa. Já tenho visto várias tartes com doces misturados no recheio, e resolvi experimentar a minha versão com marmelada. A tarte por si só já seria boa, mas na realidade a opção de lhe juntar a marmelada torna-a ainda melhor. Além disso é incrivelmente rápida e simples de fazer. Com várias taças de marmelada caseira lá em casa, foi uma boa opção para lhe dar vazão! Experimentem que não se vão arrepender…

1 placa de massa quebrada de compra
4 ovos
150g de açúcar amarelo
2 iogurtes naturais
100g de coco ralado
100g de farinha
Marmelada suficiente para cobrir o fundo tarte

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Desenrolar a massa sobre uma tarteira e picar todo o fundo com um garfo. Espalhar colheradas de marmelada sobre a massa de forma a cobrir todo o fundo. Reservar.

Bater os ovos com o açúcar. Juntar de seguida os iogurtes e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o coco e envolver até a massa estar bem homogénea. Colocar a massa sobre a marmelada e levar ao forno cerca de 35 minutos ou até estar bem douradinha.

Depois é só deixar arrefecer, rejeitar o papel vegetal e servir.

Bom apetite!

Tarte de coco e marmelada

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Medalhões de pescada enrolados em bacon

Medalhões de pescada enrolados em bacon

Há muito tempo que não trazia uns medalhões de pescada como sugestão. Na realidade uso-os com menos frequência do que dantes. Mas não deixa de ser sempre uma opção muito versátil, principalmente para jantares de durante a semana, onde o tempo para cozinhar é muito pouco. E foi o que aconteceu ontem. Com um fim de dia caótico, no meio de chuva, chuva e mais chuva, chegar a casa com mochilas e sacos e compras e chapéus e tudo molhado não deixa ninguém especialmente animado. Mas entre banhos, tpc’s e tabuadas debitadas entre piruetas na cozinha, enquanto o pai vai buscar a que falta que ainda está na ginástica, saiu um jantar simples e reconfortante, onde finalmente conseguimos desacelerar do stress do dia. Continuo a ter muito respeito pelos jantares lá em casa. É o único momento do dia em que nos sentamos juntos e conseguimos conversar. Sem televisão, sem pc’s, sem tablets, sem nada. Apenas nós, o jantar e as histórias do dia…

8 medalhões de pescada
8 tiras de bacon
2 cebolas médias/grandes
6 dentes de alho
Coentros a gosto

Colocar um tacho largo com água ao lume temperada com sal. Colocar os medalhões de pescada e deixar ferver por 5 minutos. Retirar os medalhões da água e colocar sobre papel de cozinha absorvente.

Rejeitar a água que está no tacho e colocar (no mesmo tacho) um fio de azeite e levar novamente ao lume. Juntar as cebolas partidas em tiras finas, os dentes de alho picados e coentros a gosto. Deixar alourar. Enquanto isso enrolar cada um dos medalhões numa fatia de bacon prendendo uma das pontas com um palito para não se desenrolarem.

Quando a cebola estiver bem dourada, retirar para uma travessa. Adicionar mais um fio de azeite ao tacho e colocar os medalhões para alourar o bacon, virando uma ou duas vezes até estarem no ponto. Retirar os medalhões do tacho e colocar sobre a cebola. Acrescentar coentros frescos a gosto.

Acompanhamos com batatas salteadas na Actifry.

Bom apetite!

Medalhões de pescada enrolados em bacon

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Banofee pie

Banofee pie

Quando uma amiga viu esta publicação no blog Pitadas de coisas boas (obrigada pela partilha! Fica deliciosa!!!), atirou para o ar se haveria alguma alma caridosa que lhe faria esta sobremesa. Ela é boa cozinheira, mas adora fazer fitas e dizer que não consegue fazer as coisas! Mas bom, tendo em conta que ela está a passar por uma fase mais conturbada da vida dela, resolvi que na primeira oportunidade ela comeria esta tarte. E assim foi, sábado passado reunimo-nos para um workshop de costura, e lá levei a tarte comigo. É que os nossos workshops, para além de gratuitos (que são dados de nós para nós!) são cheios de coisas boas. Comidas partilhadas (sim, começamos ao pequeno almoço!), boas gargalhadas, compras e conversas sem fim… Obrigada "meninas" por um dia tão bem passado!

250g de bolachas de cacau o chocolate sem creme
4 colheres de sopa de margarina vegetal
leite q.b.
1 lata de leite condensado cozido
3 bananas médias
200ml de natas bem frias
3 colheres de sopa de açúcar
umas gotas de sumo de limão
Raspas de chocolate q.b.

Banofee pie

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira com margarina e reservar.

Começar por preparar a base da tarte. Triturar as bolachas com a ajuda de um robot de cozinha. Juntar a margarina amolecida e envolver. Juntar uma colher de sopa de leite de cada vez até obter uma massa de consistência moldável.

Forrar a tarteira com a massa de bolachas. Levar ao forno cerca de 10 a 15 minutos.

Quando a base estiver pronta, retirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Cobrir a base de bolachas com o leite condensado cozido, seguindo-se as bananas cortadas em fatias grossas e diagonais. Bater as natas chantilly bem firme, juntando aos poucos o açúcar e as gotas de limão. Colocar as natas sobre as rodelas de banana e por cima salpicar cm raspas de chocolate a gosto. Manter no frio até à hora de servir.

Bom apetite!






Se  quiserem espreitar quem são as meninas prendadas, duas delas têm página no Facebook:

Na Lua da Alice

Tétés e Sarapicos

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tarte de batata-doce com amêndoa

Tarte de batata-doce com amêndoa

Uma das tartes preferidas do meu marido é a tarte de batata-doce com amêndoa ou com nozes. Já aqui tinha publicado uma receita, e hoje trago uma receita adaptada da revista Saberes e Sabores, já publicada em 2010. Da receita original retirei a base, uma vez que o recheio por si só já é “forte” o suficiente e acrescentei canela que acho que liga sempre muito bem nos doces de batata-doce. Esta versão leva muito mais batata-doce e muito menos ovos e fica menos doce. Confesso que como resultado final ficam bastante parecidas, mas o meu marido prefere a receita que já tinha publicada. Mas experimentar não custa e aqui fica esta versão. Seja como for são as duas excelentes!

Tarte de batata-doce com amêndoa

650g de batata-doce já cozida e sem casca
150g açúcar amarelo
50g de margarina vegetal ligeiramente amolecida
125g de amêndoa ralada
30g de amido de milho (farinha Maizena)
1 colher de chá de canela em pó
4 ovos médios/grandes

Para polvilhar: canela e açúcar em pó a gosto

Começar por cozer a batata-doce com casca. Quando estiver macia, retirar da água, deixar arrefecer e retirar a casca.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de tarte que possa ir ao forno com margarina. Reservar.

Colocar a batata-doce num robot de cozinha ou liquidificador e reduzir a puré. Ao puré juntar o açúcar, a margarina vegetal, a amêndoa ralada, o amido de milho e a canela. Bater bem até estar uma massa homogénea. Por fim juntar os ovos e bater novamente. Colocar a massa na tarteira reservada e levar ao forno cerca de 40 minutos.

Terminado esse tempo verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer por completo. Antes de servir polvilhar com canela e açúcar em pó. Esta tarte fica ainda melhor se for comida fresca.

Bom apetite!

Tarte de batata-doce com amêndoa

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Cubos de pota com esparguete

Rodelas de pota com esparguete

Hoje trago uma receita muito simples. Tão simples que a fiz à luz das velas, enquanto durava uma quebra de energia elétrica na zona onde moro! É um pratinho de massa, sempre muito bem vindo na minha cozinha, acompanhado de rodelas de pota e legumes salteados. Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas começaram os dias curtos e a luz foi-se… Aqui fica a sugestão:

1 embalagem de tiras de pota congeladas
6 ou 7 folhas de couve cortadas em tiras muito finas
1 cebola média partida em pedaços pequenos
6 ou 7 cogumelos frescos laminados
½ pimento vermelho
4 dentes de alho picados
Esparguete (cerca de 300g)
Azeite q.b.

Levar ao lume um tacho com água abundante temperada de sal. Juntar as tiras de pota e deixar ferver cerca de 10 minutos. Retirar a pota e cortar as tiras em cubos ou rodelas. Reservar a água da cozedura, levando-a novamente ao lume para cozer o esparguete até ficar al dente. Escorrer e passar por água fria.

Numa frigideira larga colocar um fio de azeite. Quando estiver quente juntar a cebola e a couve. Deixar saltear. Quando começar a alourar juntar os cogumelos, os pimentos e os alhos. Envolver e deixar cozinhar por mais 2 ou 3 minutos, acrescentando mais um fio de azeite e temperando com uma pitada de sal. Juntar a pota já cortada, envolver e deixar saltear enquanto o esparguete coze ou até a pota começar a alourar.

Juntar o esparguete (se não couber na frigideira, fazer numa taça larga ou no tacho de cozer a massa) e envolver bem para que todos os ingredientes fiquem bem distribuídos e a massa envolvida no molho criado.

Bom apetite!

Rodelas de pota com esparguete

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Bolo de mel e nozes

Bolo de mel e nozes

No sábado choveu todo o dia e o frio também se fez sentir. Foi um dia completamente cinzento em vários sentidos. Era preciso algo incrivelmente reconfortante para animar o fim-de-semana. E que coisa melhor que partir para a cozinha e fazer um daqueles bolos genuinamente caseiros? Comer uma fatia ainda morna com uma chávena de chá ou um copo de leite… desta vez a receita não foi criada por mim. Vem do blog Feitiço da Cozinha. Assim que lhe pus a vista em cima, selecionei a receita para fazê-la muito em breve. E cá está ele. Um delicioso bolo de mel onde só alterei o sabor do mel (porque utilizei mel de flor de laranjeira) e acrescentei nozes e canela (vá, e mais uma ou outra quantidade!) Mas é delicioso… experimentem que não se vão arrepender!

Bolo de mel e nozes

3 ovos
150g de açúcar (usei açúcar amarelo)
150ml de mel (usei de flor de laranjeira)
180g de créme fraiche (pode ser substituído por iogurte grego ou natas)
150g de margarina vegetal amolecida
280g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
80g de nozes picadas
Canela em pó para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Bater muito bem a margarina bem amolecida juntamente com os ovos. Quando estiver em creme acrescentar o mel e o créme fraiche e misturar novamente. Juntar então o açúcar e bater. Por fim adicionar a farinha, o fermento em pó e as nozes e envolver, sem bater, mas até estar tudo bem incorporado. Colocar a massa na forma e polvilhar generosamente com canela em pó.

Levar ao forno pré-aquecido cerca de 40-45 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno, aguardar uns 5 minutos e desenformar. Depois é só cortar em fatias e comer!

Bom apetite!

Bolo de mel e nozes

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Cookies de aveia com chocolate e avelãs

Cookies de aveia, chocolate e amêndoas

Num dia como o de hoje só apetece estar debaixo da manta com um bom livro, um chá quente e uns biscoitos para acompanhar, não é verdade? Mas bem, a maior parte de vocês terá também a minha realidade. Isso será seguramente a última coisa a acontecer no dia de hoje… infelizmente! Seja como for, uns biscoitos caem sempre bem em qualquer situação. Aqui vos deixo uma receitinha de umas cookies de aveia que, claro está poderão ter diversas variantes. Desta vez saíram com chocolate e amêndoas! Aqui fica:

Nota: chávena de chá com capacidade para 240ml

2 chávenas de chá de flocos de aveia
1 chávena de chá de açúcar branco
1 chávena de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
½ chávena de margarina vegetal amolecida no micro-ondas
2 ovos ligeiramente batidos

1 chávena de amêndoas laminadas e pepitas de chocolate

Cookies de aveia, chocolate e amêndoas

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar dois tabuleiros com tapete anti-aderente. Reservar.

Numa taça ou robot de cozinha misturar todos os ingredientes, com exceção das amêndoas e das pepitas de chocolate. Amassar tudo até a massa estar moldável (Bimby: 30 seg., vel. 6). Juntar depois os dois ingredientes em falta e misturar com a ajuda de uma colher de pau até estarem bem distribuídos.

Com a ajuda de duas colheres colocar uns montinhos de massa afastados uns dos outros nos tabuleiros (a massa vai estender com o calor), calcando-os ligeiramente com as costas da colher. Levar ao forno até as pontas estarem douradinhas. Retirar e deixar repousar cerca de 10 a 15 minutos. Colocar depois as cookies numa rede para arrefecerem por completo. Depois de frias guardar em sacos ou recipientes herméticos.

Bom apetite!

Cookies de aveia, chocolate e amêndoas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Frango assado no forno

Frango no forno

Frango assado no forno é daquelas receitas que se faz em qualquer casa, é certo. Mas há tantas e tão diferentes maneiras de o confecionar que nunca é demais relembrar. Esta é uma daquelas receitas boas para o fim-de-semana. Deve começar a ser preparada de véspera e terminada no próprio dia. Apesar de levar “tantas” horas, é muito simples. Aqui deixo a sugestão:

4 pernas de frango com coxa + uns pedaços de frango que tinha (depende do número de pessoas)

1 laranja grande e sumarenta (sumo + laranja partida em pedaços depois de espremida)
1 cebola grande
6 dentes de alho
6 pés de salsa picados
2 copos de vinho branco
1 copo de água
1 colher de sopa de massa de alho
1 colher de chá de pimentão doce
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de chá de sal grosso

Pão ralado q.b.

Num alguidar largo colocar todos os ingredientes do tempero e misturar bem. Juntar o frango e envolver bem para que toda a carne seja envolvida na marinada. Tapar com um pano e levar ao frigorífico. Deixar de um dia para o outro, envolvendo a carne no molho sempre que nos lembrarmos.

No próprio dia escorrer o frango da marinada e coloca-lo num tabuleiro com grade (pode-se usar os tabuleiros do próprio forno). Colocar a marinada num tabuleiro por baixo da grade e salpicar a carne com pão ralado. Levar ao forno cerca de 45 minutos. Quando estiver bem coradinho está pronto.

Retirar do forno e colocar os pedaços de frango sobre o molho com a parte tostada voltada para cima. Servir de imediato.

Bom apetite!

Frango no forno

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Brownies de Beterraba (Bimby/Thermomix)

Brownies de beterraba

Uma amiga minha que gosta de experimentar coisas novas e diferentes, mas especialmente a atirar para o saudável, experimentou estes brownies de beterraba (não sei onde foi buscar a receita!). Logo na altura ela me disse que tinha ficado um bolo delicioso e que beterraba nem vê-la, nem senti-la… ok, pensei eu, lá terei um dia que experimentar. Depois foi outra amiga em comum que os fez e publicou no seu blog (a minha Fá do Bolinho de Sábado!). Foi aí que percebi que tinha mesmo que os experimentar. Pois bem, a semana começou com beterraba e hoje contínua com beterraba. Um legume no qual eu não tocava, mas de que agora sou indiscutivelmente fã. Estes brownies ficam fantásticos. Incrivelmente macios. E garanto-vos que ninguém deu pela beterraba! Experimentem. Garanto que não se vão arrepender!

200g + 100g de chocolate para culinária partido em pedaços
100g de margarina
300g de beterraba já cozida
3 ovos
250g de açúcar amarelo
100g de farinha
1 colher de chá de fermento para bolos
20g de cacau em pó

Brownies de beterraba

Começar por aquecer o forno a 180.ºc. Untar ligeiramente um tabuleiro de ir forno com margarina e forrar com papel vegetal. Voltar a untar o papel. Reservar.

Colocar no copo da Bimby 100g de chocolate e programar 10 seg., vel 4. Retirar e reservar.

Colocar no copo o restante chocolate e pulverizar 10 seg., vel 9. Verificar se o chocolate está todo em “pó”. Juntar a margarina e a beterraba escorrida e triturar 20 seg., vel. 5. Retirar para uma taça larga e reservar.

Colocar no copo os ovos e o açúcar e bater 3 min., vel. 4. Adicionar a farinha, o fermento e o cacau em pó. Envolver 15 seg., vel. 3. Retirar e juntar ao preparado reservado de beterraba. Envolver com a ajuda de uma vara de arames, sem bater. Por fim adicionar o chocolate reservado e envolver. Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 35 minutos.

Este bolo fica bastante húmido, por isso o palito nunca deve sair seco quando se verificar a cozedura.

Retirar do forno e deixar arrefecer. Depois de frio polvilhar com açúcar em pó e partir em quadrados.

Bom apetite!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Piclkes de beterraba

Pickles de beterraba

Hoje trago uma receita daquelas que nunca me imaginei a fazer. Se há dez ou quinze anos alguém me dissesse que eu faria pickles em casa, seguramente daria uma boa gargalhada. Mas bem, estão feitos! E que bons que ficaram! Apenas ligeiramente apimentados demais (devo ter enchido demais a colher!). Pois tenho a dizer-vos que são tão simples de fazer… mas tão simples de fazer, que acho que vou passar a fazer com mais frequência, de beterraba novamente e de outros legumes também. A receita vem diretamente do blog “As minhas receitas”, de Joana Roque, que dispensa apresentações. Já há tempos no mesmo blog tinha sido publicada uma receita de pickles de rabanetes, que não experimentei, mas que me ficou debaixo de olho. Mas agora, com uma oferta de várias beterrabas, resolvi arriscar. Experimentem também, que seguramente não se vão arrepender! Obrigada Joana, pela partilha de sugestões sempre práticas!

Sugestão: Tenho usado para acompanhar carnes grelhadas, completar saladas ou preparar sandes de queijo fresco e/ou presunto com agriões… delícia!

Pickles de beterraba

Ingredientes para 4 frascos (rendeu-me 5 bons frascos)

1kg de beterrabas previamente cozidas ou assadas (usei cozidas)
1 litro de vinagre de sidra (usei de vinho branco… o único que havia no supermercado no dia em que fui às compras!)
1 pau de canela
1 folha de louro
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de pimenta preta
5 cravinhos

Num tacho colocar o vinagre juntamente com o pau de canela, o louro, as sementes de mostarda, a pimenta preta e os cravinhos. Levar ao lume e assim que levantar fervura desligar. Deixar algumas horas em infusão até estar completamente arrefecido (deixei cerca de 7 horas). Coar e reservar.

Cortar depois as beterrabas (que também já estavam frias) em fatias finas e colocar em frascos previamente esterilizados e ainda quentes. Acrescentar depois o vinagre até a beterraba ficar completamente coberta (se ficar a faltar vinagre acabar de encher os frascos com vinagre normal. - no caso dos meus 5 frascos, não faltou e ainda sobrou um pouco).
Fechar bem os frascos e guardar em local fresco e seco. Usar num período de 6 meses.

Bom apetite!

Pickles de beterraba

sábado, 1 de novembro de 2014

Doce de maçã reineta e cenoura

Doce de maçã reineta e cenoura


Este mês consegui não falhar no desafio do grupo “Dia Um... na cozinha!” do Facebook. Desta vez a o tema foi doces e compotas. Ora aí está uma coisa que é feita com alguma regularidade lá em casa. Sempre que há fruta a querer ficar esquecida, sai um docinho. Nem que seja em pouca quantidade, mais vale um frasco de doce para comer ou oferecer do que a fruta acabar no lixo. Mas desta vez, o doce foi feito com o propósito de participar neste desafio. E assim nasceu um doce que ficou delicioso. Maçã reineta com cenoura salpicado de canela… experimentem!

Doce de maçã reineta e cenoura

400g de maçã reineta já descascada e descaroçada
400g de cenoura já descascada
250g de açúcar branco
250g de açúcar amarelo
Sumo de meio limão
1 colher de chá de canela

Colocar numa panela alta a maçã descascada, descaroçada e partida em pedaços pequenos. Juntar a cenoura, também descascada e partida em rodelas finas. Regar tudo com o sumo do limão. Juntar os dois açúcares e a canela. Levar a lume brando e envolver. Deixar levantar fervura, mexendo com alguma regularidade. Depois de começar a ferver deixar a cozinhar cerca de 20 a 30 minutos, mexendo de vez em quando. Passado esse tempo, triturar a mistura com a varinha mágica até atingir a consistência desejada. Levar ao lume mais uns minutos até o doce estar no ponto (deve abrir estrada no fundo da panela ao passar com uma colher). Retirar do lume e colocar em frascos previamente esterilizados. Tapar de imediato e voltar a tampa para baixo até arrefecer por completo.

Bom apetite!

Doce de maçã reineta e cenoura

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)