quarta-feira, 30 de julho de 2014

Salada de batata com peru

Salada de batata com perú

Já fiz esta salada em Maio, mas só hoje chegou a sua vez aqui no blog. É uma receita muito simples de fazer. O ideal é cozinhá-la cedo para que possa arrefecer. E não façam como eu… ou seja, não usem daquelas batatas que se esfarelam. Não é que não fique muito boa na mesma, mas a aparência com batatas das que ficam mais rijinhas e não se desfazem seria outa! Seja como for, aqui deixo a sugestão:

3 bifes de peru
4 fatias de bacon
10 cogumelos frescos
3 ou 4 batatas médias
400g de brócolos congelados (uma embalagem pequena)
1 embalagem de natas ácidas (pode ser substituído por 1 iogurte natural)
2 colheres de sopa de mostarda
Alho em pó a gosto
Azeite q.b.

Numa taça mexer muito bem as natas ácidas, a mostarda, 2 colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal e alho em pó a gosto. Reservar.

Colocar um tacho com água temperada com sal ao lume. Juntar as batatas, descascadas e cortadas em cubos pequenos. Quando as batatas estiverem a meio da cozedura (cerca de 5 minutos depois da água estar a ferver) juntar os brócolos congelados. Depois de levantar fervura deixar cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Escorrer e reservar.

Numa frigideira colocar um fio de azeite. Quando estiver bem quente, juntar o bacon e os bifes de peru cortados em tiras pequenas. Deixar aloura e temperar com uma pitada de sal. Juntar os cogumelos bem lavados em fatias finas e envolver. Pôr o lume mais alto para evaporar qualquer líquido que os alimentos vão libertando. Quando todos os ingredientes estiverem bem dourados retirar do lume.

Numa travessa ou taça larga, colocar a carne, por cima as batatas e os brócolos e regar com o molho reservado. Envolver delicadamente de forma a ficar tudo bem distribuído. Deixar arrefecer por completo e servir.

Bom apetite!

Salada de batata com perú

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Carapauzinhos fritos

Carapauzinhos fritos

Não vos trago hoje uma receita propriamente dia, apenas uma sugestão. Há muitas pessoas que ficam aterrorizadas só de pensar no cheiro a fritos em casa. Na realidade ninguém gosta de ter esse cheiro espalhado pelos quartos e pelas roupas. Para começar os fritos não são de facto uma opção saudável… mas convenhamos há pratos que não há como manter o sabor, se não forem mesmo feitos de forma tradicional. Um desses casos são os carapauzinhos fritos. Lá por casa gostamos imenso! E como é mesmo muito raro almoçarmos fora para comer estes petiscos, às vezes é mesmo preciso fazê-los por casa para matar saudades. Como é evidente, também não gostamos do cheiro, mas há várias dicas que podem ajudar.

1.º Colocar uns raminhos de salsa no óleo quando começar a aquecer.
2.º Depois de fritar, colocar um tachinho com água, cascas de limão e/ou laranja e um pau de canela ao lume e deixar a ferver por uns 10 minutos.
3.º Evitar ao máximo as correntes de ar. O ideal é abrir bem a janela da cozinha, mas com a porta fechada. A circulação de ar só vai fazer com que o cheiro se espalhe facilmente por toda a casa.

Agora, aqui deixo a receita:

1 kg de carapaus pequenos
Sal, limão q.b.
Farinha q.b.
Óleo q.b.

Colocar os carapaus numa travessa e polvilhar de forma generosa com sal grosso. Salpicar com sumo de limão e deixar descansar por pelo menos meia hora.

Levar o óleo a aquecer. Passar os carapaus por farinha e colocar no óleo bem quente até estarem bem dourados. Retirar e colocar os carapaus sobre papel absorvente. Repetir a mesma operação até terminar o peixe. Depois de fritos temperar os carapaus com sumo de limão. Acompanhamos com arroz de tomate e pimentos bem malandrinho.

Bom apetite!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Bolo de laranja com cobertura de aveia e amêndoa

Bolo de laranja com cobertura de amêndoas e aveia

Pronto, é assumida. Esta semana foi toda corrida a bolos! E antes que pensem (sim, que já me perguntaram dezenas de vezes!!!!) que os comemos todos esta semana, não, não comemos. As entradas aqui no blog dependem muito do que me apetece escrever no dia, do que está em lista de espera, das receitas em atraso… uma vez perguntaram-me quem é que comia tudo o que eu publicava?! Tendo em conta que comemos pelo menos 3 a 4 vezes por dia (refeição), 7 dias por semana e que eu por norma publico 3 receitas semanais, é fácil perceber que quem come somos mesmo nós lá em casa ou partilhamos em almoços/lanches/jantares de família. Mas às vezes, tal como eu, quando chegamos ao um novo blog, lemos tudo de enfiada e temos a noção de que é muita “comida” e muita refeição junta… mas não é. Tudo isto é produzido a conta-gotas. Há semanas que faço 6 ou 7 receitas para entradas no blog, outras que não faço absolutamente nada… é assim que este cantinho funciona. Por isso, não se preocupem que não estamos à beira de uma crise de diabetes!

Quanto ao bolo de hoje, foi o bolo que fiz no sábado passado, dia em que por norma sai sempre um bolinho depois de almoço, já a preparar o lanche. É um bolo simples, que se quiserem podem fazer sem cobertura, por questões de custos ou calóricas. O bolo base só por si é delicioso, húmido e macio. Aqui fica:

Cobertura
Raspa de 1 laranja
2 colheres de sopa de aveia
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de amêndoa laminada

Bolo
200g de manteiga ou margarina
220g de açúcar
4 ovos
1 iogurte natural (125g)
Sumo de 2 laranjas
Raspa de 1 laranja
320g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Bolo de laranja com cobertura de amêndoas e aveia

Começar por prepara a cobertura juntando todos os ingredientes numa taça e envolvendo com um garfo ou colher. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Bater a manteiga (que deve estar amolecida) juntamente com o açúcar. Quando estiver em creme, juntar os ovos, um a um, batendo entre cada adição. De seguida juntar o iogurte, o sumo e a raspa de laranja e bater novamente. Por fim juntar a farinha e o fermento e envolver apenas até estar tudo bem incorporado.

Colocar a massa na forma e por cima espalhar a cobertura preparada. Levar ao forno cerca de 40-45 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer por 5 minutos. Desenformar com cuidado para não desmanchar a cobertura e servir.

Bom apetite!

Bolo de laranja com cobertura de amêndoas e aveia

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Bolo de doce de abóbora e amêndoas

Bolo de doce de abóbora e amêndoas

Hoje trago mais um bolinho de tabuleiro rápido e fácil. Ofereceram-me dois frascos enormes de doce de abóbora caseiro. O doce é fantástico, mas lá em casa, à excepção do doce de tomate, só eu é que dou conta dos frascos de doce. Isso significa que têm que ser gastos de outras formas, se não acabam por se estragar. E foi assim que nasceu este bolinho. Deixo aqui a sugestão:

5 ovos
100g de açúcar
160g de doce de abóbora
150g de óleo ou azeite
65g de amêndoa laminada
250g de farinha
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento em pó

Bolo de doce de abóbora e amêndoas

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro de cerca de 20x30cm com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. De seguida juntar o doce de abóbora e o azeite e bater bem. Juntar por fim todos os restantes ingredientes: a amêndoa, a farinha, o fermento e a canela. Envolver até estarem todos bem integrados. Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer. Cortar em quadrados e servir.

Bom apetite!

Bolo de doce de abóbora e amêndoas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Bolo de limão e chocolate branco

Bolo de limão e chocolate branco

Trago hoje mais um daqueles bolos simples e rápidos de fazer. Fica um bolo relativamente pequeno, feito num tabuleiro retangular de 20x30. Serviu para cortar em quadrados e levar numa caixa para um lanche fora de casa. Aqui deixo a sugestão:

4 ovos
200g de açúcar
200g de requeijão
150g de manteiga ou margarina
Raspa de 1 limão grande
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
250g de farinha
1 colher de chá de fermento
100g de chocolate branco

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater muito bem os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar de seguida o requeijão (que deve ter sido desfeito com um garfo), a margarina previamente amolecida no micro-ondas, a raspa do limão e a essência de baunilha. Bater muito bem até estar uma mistura homogénea.

Juntar de seguida a farinha e o fermento e bater um pouco, apenas até a farinha estar integrada. Por fim juntar o chocolate branco partido em pedaços pequenos (costumo usar chocolate em tablete e partir em pedacinhos com a ajuda de uma faca bem afiada) e envolver com a ajuda de uma colher.

Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos. Verificar a cozedura com um palito e retirar o tabuleiro. Deixar arrefecer e cortar o bolo em cubos.

Bom apetite!

Bolo de limão e chocolate branco

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Tarte de feijão branco com amêndoa

Tarte de feijão branco e amêndoa

Os pastéis de feijão são seguramente dos meus bolos de pastelaria preferidos. Adoro experimentar doces de feijão e grão, porque acho que ficam diferentes, com uma consistência deliciosa. Desta vez resolvi experimentar arriscar uma tarte de feijão, usando como base uma tarte de feijão e coco que já aqui publiquei. Resolvi fazer sem base, e substituir o coco pela amêndoa. Confesso que não ficou com a textura que eu estava à espera, mas percebi porquê. Coloquei farinha a mais, que com o coco não se nota, mas que com a amêndoa faz toda a diferença. Deixo-vos a receita como acho que ficará no ponto ideal. Seja como for, ficou uma tarte deliciosa, pouco doce, ótima para beber com um café ou ao lanche com um sumo de laranja. Experimentem e depois contem-me!

Tarte de feijão branco e amêndoa

280g de feijão branco (uma lata pequena)
280g de açúcar
50g de farinha
80g de margarina
6 ovos
100g de amêndoa reduzida a farinha
Açúcar para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de tarte (usei a forma onde queria servir) com margarina e um pouco de açúcar. Reservar.

Se a amêndoa estiver inteira, em lascas ou pedaços, reduzi-la a farinha com um robot e reservar.

Escorrer o feijão da lata e passá-lo por água fria. Depois de bem escorrido, colocar o feijão num robot de cozinha (ou numa taça com batedeira, ou copo e varinha mágica) e transformá-lo em puré.

Juntar o puré de feijão, a amêndoa e todos os restantes ingredientes. Bater muito bem, até a massa ficar completamente homogénea. Colocar a massa sobre a forma reservada e polvilhar com açúcar de forma generosa. Levar ao forno cerca de 35 minutos, ou até estar douradinha.

Bom apetite!

Tarte de feijão branco e amêndoa

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Paté de frango

Paté de frango

O fim-de-semana passado tivemos dois convites para almoçar. Apesar de não fazer os almoços, temos por hábito na nossa família, transformar as ocasiões em refeições mais ou menos comunitárias, ou seja, vamos almoçar, mas levamos sempre qualquer coisa entre entradas, acompanhamentos ou sobremesas. Assim custa sempre menos a quem convida, o que permite que haja encontros de família com toda a regularidade (isso explica também um bocadinho o facto de me sentir constantemente a rebolar…!).

Uma das coisas que fiz este fim-de-semana para um dos almoços foi este paté de frango. Lá em casa começaram por torcer o nariz,(paté de frango?!) mas no fim desapareceu num instante! Quando há comida feita, há que aproveitar e nada desperdiçar. Tenho por hábito cozer uns peitos de frango durante a semana, porque me garante sempre almoço para levar para o trabalho. Desfiar um pedaço de frango e juntar uns legumes crus ou cozidos é simples, e quando o resto do jantar já não dá para duas marmitas (a minha e do meu marido) tenho sempre solução no frigorífico. Como ainda havia um peito cozido saiu este paté. Aqui deixo a sugestão:

1 peito de frango cozido
2 linguiças
200g de requeijão
3 colheres de sopa de mostarda
5 pés de salsa picados
1 colher sopa de cebola frita
1 colher de chá de alho em pó
1 pitada de sal fino

Num robot de cozinha colocar a linguiça em rodelas e picar de forma grosseira. Juntar de seguida o frango partido em pedaços e o requeijão e picar novamente. Por fim, adicionar todos os restantes ingredientes e picar em baixa velocidade, ou apenas envolver com uma espátula ou colher. Acompanhar com tostas ou bolachas de água e sal.

Bom apetite!

Paté de frango

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Arroz de espinafres com strogonoff de porco

Arroz de espinafres com strogonoff de porco

Hoje trago um pratinho bem simples de fazer. É daquelas refeições que se fazem muito bem durante a semana, muito rápida de fazer e que até frias se podem comer, mais em modo salada de arroz. Lá em casa este tipo de refeições são sempre bem-vindas! Aqui deixo a sugestão:

250g de arroz basmati
3 vezes a mesma quantidade água
1 folha de louro
1 cebola pequena
4 dentes de alho
Sal e azeite q.b.

2 chávenas bem cheias de espinafres frescos (podem-se usar congelados, apenas muda o tempo de cozedura)

400g de strogonoff de porco (ou cortar febras em tiras muito finas)
5 dentes de alho
1 colher de sopa de molho de soja
Azeite

Arroz de espinafres com strogonoff de porco

Começar por colocar a água a ferver. Reservar.

Colocar num tacho um fio de azeite, os alhos, a cebola picada e a folha de louro. Levar a lume muito brando. Quando a cebola estiver macia, juntar o arroz e o sal e deixar o arroz fritar por 1 ou 2 minutos, mexendo com frequência. Juntar um pouco de água a ferver, apenas para soltar o arroz e mexer. Juntar a restante água a ferver. Deixar cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo uma ou duas vezes. Juntar os espinafres, envolver, e deixar ao lume por mais 3 ou 4 minutos ou até o arroz estar cozido. Escorrer num passador de rede fina e colocar novamente no tacho.

Enquanto o arroz cozinha, colocar uma frigideira com um fio de azeite e os alhos picados ao lume. Assim que começar a fritar, juntar as tiras de carne e uma pitada de sal. Quando a carne tiver tomado cor por igual, juntar o molho de soja e deixar cozinhar por mais 3 ou 4 minutos mexendo para cozinhar de maneira uniforme. Quando estiver pronta, colocar o conteúdo da frigideira sobre o arroz, envolver e servir.

Bom apetite!

Arroz de espinafres com strogonoff de porco

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pudim da taça

Pudim da taça

Esta é uma daquelas receitas que nunca falha. O meu marido andava de desejos de pudim já há uns tempos, e com um fornecimento extra de ovos lá por casa, resolvi tirar esta receita da gaveta e fazer a vontade ao homem! Este pudim pode ter o tamanho que quisermos, uma vez que a proporção é sempre a mesma, depende apenas do tamanho do recipiente que usarmos como medida. Aqui fica:

1 taça de ovos
1 taça de leite
1 cálice de Vinho do Porto
2/3 de taça de açúcar

Caramelo líquido para a forma

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com caramelo. Reservar.

Juntar todos os ingredientes numa taça ou robot de cozinha e bater durante alguns minutos. Colocar o líquido na forma e levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos (este pudim não é cozido em banho-Maria). Verificar a cozedura com um palito. Quando o palito sair limpo (tal como nos bolos) o pudim está cozido. Retirar do forno e deixar arrefecer. Levar ao frigorífico de um dia para o outro e só então desenformar.

Bom apetite!

Pudim da taça

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Mini-hambúrgueres de frango

Mini-hambúrgueres de frango

É muito, mesmo muito raro almoçar sozinha em casa. É certo que almoços em casa só ao fim-de-semana, e como é normal estamos todos por lá… Mas desta vez aconteceu. Entre alterações de planos e programas de última hora acabei por ficar sozinha parte do dia em arrumações e limpezas (ás vezes também sabe bem ficar um bocadinho sozinha, sem Violettas a cantar em frente ao espelho ou crises existenciais de pré-adolescentes!) e entre roupas, caixas e sapatos lá tive que decidir o que ia almoçar. Ao contrário da maioria das pessoas gosto de cozinhar só para mim. Ter uma refeição sossegada é um luxo, por isso requer uma comidinha bem saborosa. Ao abrir o frigorífico reparei que havia uma caixa com um resto de recheio de crepes de frango e legumes que tinha feito há dois dias para o jantar e que precisava de ser terminada. E assim nasceram uns simples, mas deliciosos mini-hamburgueres. Esta receita foi de aproveitamentos, mas deixo-vos a receita completa para uma refeição. Não é uma receita rápida, uma vez que é preciso deixar arrefecer para juntar os ovos. Mas pode-se preparar de véspera e no dia é só terminar. Aqui fica:

Mini-hambúrgueres de frango

2 peitos de frango cozidos
1 cenoura grande ou 2 médias
1 alho francês
1 cebola média
5 dentes de alho
10 folhas de couve coração
1 chávena de rebentos de soja
3 ovos
1 colher de sobremesa de caril
1 colher de chá de garam masala (é opcional!)
Sal e azeite q.b.

Mini-hambúrgueres de frango

Começar por descascar e preparar todos os ingredientes. Colocar ao lume uma frigideira com um fio de azeite e colocar em lume muito brando. Num robot de cozinha picar os alhos e a cebola e colocar a na frigideira. De seguida picar a cenoura e o alho francês e juntar. Envolver e deixar cozinhar enquanto se picam as folhas de couve. Juntar também à frigideira com os rebentos de soja e envolver. Desfiar o frango (ou picar no robot) e envolver com os legumes.

Juntar mais um fio de azeite, garam masala e o caril verificando se é necessário ajustar o sal. Envolver e deixar os legumes amolecer. Retira do lume e colocar numa taça a arrefecer.

Quando estiver morno, juntar os ovos um a um envolvendo bem, verificando entre cada adição se é possível modelar os mini-hambúrgueres entre duas colheres de sopa. Levar novamente a frigideira ao lume com um fio de azeite para fritar (usei Oliveira da Serra que recebi e é excelente!) e colocar delicadamente cada hambúrguer. Quando estiver douradinho, voltar com a ajuda de uma espátula e deixar dourar novamente. Acompanhei com salada de tomate. Uma refeição bem completa de nutrientes e livre de hidratos de carbono…

Bom apetite!

Mini-hambúrgueres de frango

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Salada de feijão com espinafres

Salada de feijão com espinafres

Deixo-vos hoje com uma sugestão simples de acompanhamento. Pode-se comer quente ou frio e é uma excelente variante às saladas mais banais. É bom para fazer em maiores quantidades, dividir em quantidades pequenas, juntar apenas uma dose da carne que sobrou do jantar do dia anterior e levar para o almoço no dia seguinte. Aqui deixo a sugestão:

1 frasco de feijão catarino ou outro a gosto
3 chávenas de espinafres frescos
8 a 10 tâmaras descaroçadas
3 dentes de alho
Azeite e sal q.b.

Lavar e escorrer o feijão com um passador. Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite e os alhos picados. Quando estiver quente juntar os feijões e as tâmaras partidas em fatias e deixar saltear e caramelizar cerca de 5 minutos. Juntar por fim os espinafres e envolver até os espinafres começarem a murchar. Retirar do lume e regar com um fio de azeite. Pronto a servir!

Bom apetite!

Salada de feijão com espinafres

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Pão recheado (receita Bimby / Thermomix)

Pão recheado

Esta é mais uma receita que aproveita a “massa que nunca falha”. Faço vezes sem conta esta massa, e uso-a na sua forma mais simples, apenas para fazer uma trança, ou junto recheios, doces ou salgados. As hipóteses não têm fim e não tem como enganar! Desta vez saiu uma versão salgada para juntar a um lanche ajantarado de fim-de-semana, com caracóis, queijos e outras iguarias… aqui fica:

Para a massa
200g de leite
100g de margarina
1 cubo de fermento fresco de padeiro
25g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de sal
650g de farinha

Para o recheio
2 colheres de sopa de azeite
100g de fiambre
100g de chourição
100g de queijo flamengo
Cebola frita
Alho em pó e orégãos

Para cobrir
1 ovo para pincelar
Cebola frita q.b.

Pão recheado

Colocar no copo da Bimby o leite, a manteiga e o açúcar. Programar 2 min., temp. 37, vel. 2.

Juntar o fermento (desfazer primeiro com as mãos) e os ovos mexendo 10 seg., vel. 6.

De seguida adicionar a farinha e programar 3 min. vel. espiga. Deixar a massa repousar pelo menos 10 minutos.

Preparar um tabuleiro forrado com tapete anti-aderente e salpicado de farinha. Pré-aquecer o forno a 50.ºC.

Retirar a massa do copo (para ser mais fácil, costumo untar as mãos com um bocadinho de azeite ou óleo) sobre uma superfície enfarinhada. Com a ajuda de um rolo de cozinha espalhar a massa de forma a formar um quadrado ou retângulo. Regar a massa com um fio de azeite e por cima distribuir o queijo, o fiambre, o chourição e a cebola frita. Salpicar com um pouco de alho em pó e orégãos e enrolar como se fosse uma torta, fechando bem as pontas para não se abrir.

Transferir para o tabuleiro do forno. Pincelar com a gema de ovo e salpicar com cebola frita. Levar ao forno a 50.ºC durante 30 minutos, para dobrar de volume, e depois, aumentar a temperatura para 200.ºC cerca de 25 minutos. Quando estiver coradinha, está pronta.

Bom apetite!

Pão recheado

terça-feira, 1 de julho de 2014

Pescada no forno

Pescada no forno

O grupo “Dia um na cozinha” do Facebook, este mês tinha a proposta de cozinharmos um prato de peixe (com excepção do bacalhau). Lá por casa o desafio não foi difícil, uma vez que todos gostamos de peixe (tirando a mais nova que tem a mania de ir torcendo o nariz, mas que não tem sorte nenhuma!). Limitei-me a fazer um prato que faço com alguma frequência e já está! Aqui fica a minha sugestão:


1kg de pescada em postas
800g de batata para assar
3 cebolas médias
3 tomates maduros
6 dentes de alho
Rodelas de chouriço
Sal, azeite e pimentão-doce
Salsa fresca

Num tabuleiro grande ir ao forno colocar as cebolas descascadas e fatiadas e os alhos picados. Por cima colocar o tomate em pedaços, não desperdiçando os sucos. Distribuir tudo de forma a cobrir todo o fundo do tabuleiro. No centro colocar as postas de pescada.

Lavar muito bem as batatas e cortar em rodelas grossas distribuindo-as em volta do peixe. Temperar com um pouco de sal grosso, uns salpicos de pimentão-doce e regar generosamente com azeite. Levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Juntar as rodelas de chouriço e voltar a colocar no forno mais 5 minutos. Antes de servir, polvilhar com salsa fresca.

Bom apetite!

Pescada no forno

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)