sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tarte de atum e requeijão

Tarte de atum e requeijão

Finalmente consegui que lá em casa gostassem de tartes salgadas. São uma óptima refeição de 6.ª feira (dia em qua não é preciso fazer TPC, mas que há máquinas da roupa para adiantar, casa para limpar… sim, que isto de não ter ajudas tem muito que se lhe diga!) rápida de fazer, acompanhada por uma salada. Deixo-vos aqui a sugestão da última que fiz:

1 base de massa quebrada de compra
2 latas de atum
2 alhos franceses
5 fatias de bacon
2 colheres de sopa de azeitonas pretas descaroçadas em fatias
4 ovos
200g de requeijão
2 colheres de sopa de queijo mozarela
Azeite, sal, pimenta e alho em pó q.b.

Cortar o alho francês em rodelas finas e o bacon em tirinhas. Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Juntar o alho francês e o bacon e deixar saltear e alourar. Juntar de seguida o atum bem escorrido e as azeitonas. Envolver bem. Retirar do lume.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar a massa numa tarteira e picar o fundo com um garfo.

Numa taça colocar o requeijão bem escorrido e desfazê-lo com a ajuda de um garfo. Juntar os ovos e bater bem. Temperar com um pouco de sal, pimenta moída na hora e alho em pó. Bater novamente.

Colocar a mistura de alho francês sobre a massa e por cima cobrir com o requeijão e os ovos. Salpicar toda a superfície com queijo mozarela. Levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos ou até estar bem douradinha. Acompanhar com uma boa salada.

Bom apetite!

Tarte de atum e requeijão

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Massada de pota

Massada de pota

Afinal o tempo ainda não aqueceu de vez e ainda vão sabendo bem uns pratos rápidos de confort food. Hoje trago-vos uma refeição de um tacho só (que bom!) rápida de fazer e que lá em casa todos gostam. Ao contrário do polvo, a pota é vendida a um preço bem acessível. Pelo menos neste tipo de pratos, o efeito é basicamente o mesmo. Nos supermercados Aldi (é onde costumo comprar este produto, mas certamente haverá noutros lados!), vendem umas embalagens de tentáculos de pota congelados que acabam por render bastante se cozinhados em massadas ou caldeiradas. Hoje deixo-vos com esta sugestão…

1 embalagem de tentáculos de pota (já descongelada)
250g de massa cotovelos ou outra dentro do género
1 frasco de grão
¼ de uma couve lombarda pequena
1/3 de um chouriço de carne
1 cebola média
4 dentes de alho
6 ou 7 pés de salsa
2 colheres de sopa de tomate triturado ou em pedaços
Azeite e sal q.b.

Levar um tacho ao lume com fio de azeite, a cebola, os alhos e a salsa picados. Quando começar a alourar, juntar o chouriço partido em pedacinho pequenos e deixar fritar um pouco. Juntar a pota cortada em rodelas, o tomate triturado e a couve cortada em juliana. Envolver, temperar com um pouco de sal e juntar água suficiente para cobrir. Tapar o tacho e deixar levantar fervura. Deixar cozinhar por 10 minutos.

Passado esse tempo, acrescentar mais um pouco de água, o macarrão e o grão escorrido. Acertar o tempero e deixar cozinhar até a massa estar cozida. Servir de imediato.

Bom apetite!

Massada de pota

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tabuleiro de maçã com arandos

Tabuleiro de maçã com arandos

Um telefonema, um convite, uma sobremesa rápida para fazer. Abrir o frigorífico, olhar, tirar e preparar. Já está! Sim, é tão simples como isto a sugestão que hoje vos trago. Um tabuleiro de massa folhada com maçã e arandos… e mais umas coisitas apenas. Às vezes não é preciso muito para fazer uma boa sobremesa. Basta ir tendo por casa alguns ingredientes. Eu sou um “bocadinho” obcecada por ter sempre algumas coisas… a duplicar ou a triplicar, confesso! A minha dispensa com menos de dois quilos de farinha ou de açúcar já me deixa nervosa. Mas isso sou eu, que gosto de passar a vida na cozinha. Mas, seja como for, há coisas que é sempre bom ter à mão. As massas folhadas ou quebradas compradas, frutas, doces e compotas, frutos secos… enfim… coisas que nos permitem fabricar uma sobremesa em menos de nada, sem receitas nem explicações. Aqui deixo a sugestão:

1 placa de massa folhada (usei retangular, mas as circulares também serve)
4 maçãs de qualquer qualidade
2 colheres de sopa de doce de figo (usei este, mas pode ser outro!)
1 colher de sopa de arandos cortados em fatias
2 colheres de sopa de amêndoa em pedacinhos
1 colher de sopa de margarina líquida
1 colher de sopa de açúcar mascavado
1 colher de sobremesa de geleia de marmelo (opcional)

Tabuleiro de maçã com arandos

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar um tabuleiro com tapete antiaderente.

Estender a massa folhada e picar com um garfo. Dobrar a toda a volta cerca de 1cm das bordas para dentro, como se fossemos fazer uma bainha.

Descascar a maçã e partir em quadrados pequenos. Colocar numa taça e juntar o doce de figo. Envolver para que toda a maçã fica envolvida no doce.

Espalhar de forma uniforme a maçã, os arandos e a amêndoa. Salpicar tudo com o açúcar mascavado e “regar” com um fio de margarina líquida aleatoriamente.

Levar ao forno quente cerca de 25 a 30 minutos ou até a massa estar bem douradinha e a maçã cozinhada. Retirar do forno e ainda quente pincelar a massa com a geleia (se necessário aquecer uns segundos no micro-ondas). Está pronto!

Bom apetite!

Tabuleiro de maçã com arandos

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Queques de coco e limão

Queques de coco e limão

Trago hoje a receita de uns queques que andava meio perdida e foi ficando para trás. Mas hoje chegou o dia. Uns deliciosos queques de coco e limão. A receita base foi adaptada do livro da Nigella Lawson, “Delícias da Nigella”, em que nos apresenta uns queques de laranja e amêndoa. Costumo usar esta receita como base e depois algumas alterações. Para fazer estes queques não é preciso um robot, nem mesmo uma batedeira. Basta uma taça e uma colher de pau ou uma simples vara de arames. Aqui fica a sugestão:

Rende 15-16 queques

75g de margarina amolecida
100ml de sumo de limão
1 iogurte natural
1 ovo
250g de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
75g de açúcar
raspa de 1 limão
75g de coco ralado

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar formas de queques, colocando uma forminha de papel lá dentro ou untando com margarina e polvilhando de farinha. Se forem de silicone podem saltar este passo.

Numa taça colocar todos os ingredientes sólidos: farinha, bicarbonato, fermento, açúcar, raspa de limão e coco. Envolver e reservar.

Noutra taça juntar os ingredientes líquidos: margarina amolecida, sumo de limão, iogurte e o ovo. Bater e juntar de seguida os elementos secos. Envolver tudo com a colher ou vara de arames (mesmo que fiquem grumos não faz mal!), sem mexer muito. Colocar colheradas de massa nas forminhas até à altura de 2/3. Levar ao forno cerca de 20 minutos. Quando estiverem coradinhos, estão prontos! É só chamar os miúdos…

Bom apetite!

Queques de coco e limão

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bolo de lanche

Bolo de lanche

Deixo-vos hoje com mais um simples bolo de lanche… ou do que quiserem! Daqueles que nunca enganam, dos caseiros, sem cremes, nem recheios, nem coberturas. Um bolo simples, mas bom! Aqui fica:

250g de farinha
250g de açúcar
4 ovos
1 iogurte natural
1/2 copo (do iogurte) de óleo vegetal
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce

Canela e açúcar a gosto para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar de seguida o iogurte, o óleo e o mel e bater novamente. Por fim, juntar a farinha, o fermento, a canela e a erva-doce, batendo até estar uma massa bem homogénea.

Colocar a massa na forma reservada e polvilhar com açúcar e canela a gosto. Levar ao forno quente e deixar cozer cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar.

Comer uma bela fatia com chá, leite ou sumo de frutas… pelo menos foi o que nós fizemos!

Bom apetite!

Bolo de lanche

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Um lanche "perfeito"

Um lanche perfeito (com Nutrifibra Go da Proalimentar)

Para aliviar um bocadinho dos bolos de ontem, trago hoje uma sugestão de um lanche perfeito… para mim, claro está! Adoro todos os frutos silvestres. Não só pelo sabor, mas pela cor intensa que têm e que dão a qualquer sobremesa. Tinha um saquinho com um resto de amoras silvestres apanhadas já no Verão do ano passado a passear pelas prateleiras do congelador. Uma tarde mais quente de fim de semana serviu para o transformar num iogurte semi-gelado de amora acompanhado por umas bolachinhas da Proalimentar Nutifibra de sésamos que são simplesmente deliciosas. Fica apenas a sugestão:

1 iogurte grego natural
A mesma medida de amoras congeladas
1 colher de chá de adoçante

Misturar tudo num robot de cozinha ou apenas com a varinha mágica. Está pronto. Comer de imediato.

Bom apetite!

Um lanche perfeito (com Nutrifibra Go da Proalimentar)

domingo, 18 de maio de 2014

WORLD BAKING DAY 2014

World Baking Day

A Vaqueiro decidiu lançar mais um desafio relacionado com o World Baking Day que se celebra a 18 de Maio. Este desafio serve para lembrar que os bolos são fáceis de fazer, e que não precisamos necessariamente de uma data específica ou de acontecimento para ir para a cozinha e lançar mãos à obra. Tendo como base o desafio de um bolo simples, para perder medos e partilhar momentos divertidos em família trago uma receita simples, mas que resulta num bolo fantástico e delicioso! E algo me diz que hoje a blogoesfera culinária vai ser invadida por bolos de comer e chorar por mais… estejam atentos!

Badge World Baking Day

Nota: chávena de chá com capacidade para 240ml

Para o bolo:
200g de margarina líquida Vaqueiro
2 chávenas de chá de açúcar moreno Sores
3 chávenas de chá de farinha fina para bolos da Nacional
3 ovos inteiros
1 chávena de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó Royal

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda, sem buraco, com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por bater muito bem a margarina com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicionar os ovos e bater novamente. Alternadamente juntar a farinha, já com o fermento e o leite. Colocar a massa na forma e colocar no forno cerca de 50 min. Verificar a cozedura, retirar do forno, desenformar sobre uma grelha e deixar arrefecer.

Para o recheio e cobertura:

1/2 litro de leite meio gordo
4 ovos
125g de açúcar
55g de amido de milho (farinha Maizena)

200g de morangos
Açúcar mascavado q.b.

World Baking Day

Colocar um pouco de leite (do ½ litro) numa taça e juntar o amido de milho. Mexer com um garfo até estar completamente dissolvido.

Num tacho pequeno colocar os ovos e bater com uma vara de arames. Juntar todos os ingredientes, incluindo o leite com o amido de milho, e levar a lume brando, mexendo com regularidade. Quando começar a engrossar, deixar mais um ou dois minutos. Retirar do lume e passar para outro recipiente para arrefecer.

Lavar muito bem os morangos. Colocar a secar sobre uma folha de papel absorvente de cozinha.

World Baking Day

Depois de o bolo e do recheio estarem frios, cortar o bolo ao meio, no sentido horizontal.

Separar as duas partes com cuidado para não quebrar e colocar colheradas generosas do creme na parte de baixo, espalhando por toda a superfície, mas sem chegar completamente às pontas. Por cima espalhar rodelas de morangos. Colocar novamente a outra parte do bolo e repetir a operação com creme, decorando com morangos inteiros a gosto, salpicando no fim com um pouco de açúcar mascavado.

Bom apetite… e façam bolos!

World Baking Day

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Tarte de caramelos Werther’s Original

Tarte de caramelos Werther’s Original

A semana passada foi-me proposto um desafio de desenvolver alguma receita com os caramelos da Werther’s Original. A sugestão agradou-me porque são uns caramelos que eu adoro, e há de vários sabores e texturas. Sem muito tempo para grandes experiências durante a semana, decidi avançar com uma simples tarte de caramelos e cuajada. E que boa que ficou! Aqui deixo a sugestão:

Oferta simpática Werther's Original

Para a base:
250g de bolachas digestivas
50g de margarina líquida
1 colher de chá de café solúvel

Para o creme
135g de caramelos Werther’s Original caramel crème reduzidos a migalhas
1l de leite
3 pacotes de cuajada
2 colheres de sopa de açúcar

Para cobrir
1 e 1/2 colheres de sopa de açúcar mascavado
8 caramelos Wether’s Original clássicos de café em migalhas

Tarte de caramelos Werther’s Original

Untar ligeiramente uma forma de aro amovível com margarina e reservar.

Começar por colocar os ingredientes da base num robot de cozinha e picar tudo até ficar em areia. (Bimby: cerca de 10seg., vel.5)

Passar esta massa para a forma e espalhar por toda a base, calcando com firmeza. Levar a forma ao congelador enquanto se faz o creme.

Colocar num tacho todos os ingredientes do creme e lavar a lume brando, mexendo com frequência com uma vara de arames, até levantar fervura. (Bimby: 12min., temp. 90, vel.3)

Retirar a forma do congelador e com cuidado deitar o creme sobre a base (costumo deitar o líquido com a ajuda de uma colher, i.e., deito sobre a colher antes de cair no fundo, pois dessa forma ajuda a não abrir “um buraco” na massa). Deixar arrefecer um pouco e levar ao frio durante umas horas, ou de um dia para o outro.

Tarte de caramelos Werther’s Original

Depois de bem solidificado, retirar o aro com cuidado, assentando a base numa caneca larga por ex., para que ao abrir, o aro saia a direito para baixo.

Antes de servir juntar o açúcar mascavado e os caramelos reduzidos a migalhas numa taça. Espalhar uniformemente sobre toda a superfície e passar rapidamente com um maçarico de cozinha.

Tarte de caramelos Werther’s Original

Bom apetite!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bolo de maçã e coco com aroma a lima-limão

Bolo de coco e maçã com aroma a lima-limão

Este fim-de-semana saiu mais um bolinho de iogurte. Tenho sempre iogurtes no frigorífico, porque é o bolo mais usado lá de casa. A base é sempre a mesma. Mas variando alguns ingredientes e até a forma, o bolo pode ficar sempre diferente. De sabor e de textura. E como tinha duas “senhoras de mais idade” para o lanche (a minha avó e uma prima) queria mesmo que ficasse um bolo muito macio e saboroso. Então desta vez saiu um bolinho de tabuleiro bem aromatizado. Usei a Bimby para fazer o bolo (o que permite que a maçã tenha ficado quase sem se notar), mas deixo aqui as duas versões:

5 ovos
1 iogurte de aroma de limão ou natural
1 medida de óleo (a mesma do copo de iogurte)
300g de açúcar
160g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 maçãs de qualquer qualidade cortadas em cubos pequenos
50g de coco ralado
Raspa de 1 lima
Raspa de 1 limão pequeno

Bolo de coco e maçã com aroma a lima-limão

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro médio com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por retirar a raspa da casca da lima e do limão.

Numa taça colocar todos os ingredientes, com excepção da farinha e do fermento. (Bimby: colocar o açúcar e a casca da lima e do limão, sem a parte branca, e pulverizar uns segundos na vel. 9. Juntar os restantes ingredientes com excepção da farinha e do fermento e bater 5 min., vel. 4)

Juntar a farinha e o fermento e bater mais um pouco, apenas para envolver. (Bimby: 30 seg. vel. 5)

Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno quente cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno e deixar arrefecer. Cortar em quadrados e servir.

Bom apetite!

Bolo de coco e maçã com aroma a lima-limão

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Caril de bacalhau

Caril de bacalhau

Ontem estava completamente desinspirada para fazer o almoço. Tirei um saco de migas de bacalhau do congelador, que basicamente servem para tudo, e durante a manhã lá viria uma ideia brilhante. Quando começaram as perguntas costumeiras “o que vai ser o almoço?” nada me ocorria e saiam as também costumeiras respostas “quando chegares à mesa logo vês”, “línguas de perguntador e bordas de alguidar”… na realidade quando cheguei à cozinha olhei para o bacalhau e ainda não sabia. Depois lá fui tirando isto e aquilo do frigorífico e acabou por resultar no óptimo caril de bacalhau. Provavelmente não foi um caril tradicional, mas foi o que saiu ontem. Aqui deixo a sugestão:

500g de migas de bacalhau descongelado e demolhado
1 cebola
4 dentes de alho
100g de bacon em cubos
1 alho francês
7 ou 8 cogumelos frescos
1 tomate maduro
4 colheres de sopa de polpa de tomate
½ lata de leite de coco
2 colheres de sopa de caril (enganei-me e usei do muito picante… isso é que foi ver as miúdas a beber água!!!)
Sal e azeite q.b.

Arroz branco para acompanhar

Levar um tacho largo ao lume e colocar um fio de azeite. Juntar a cebola e os alhos picados. Depois de alourarem, juntar o bacon em cubos e o alho francês em rodelas. Deixar alourar novamente. Adicionar o tomate sem pele, a calda de tomate e os cogumelos cortados em quartos. Temperar com um pouco de sal e envolver.

Por fim juntar o bacalhau, o caril e o leite de coco. Envolver tudo muito bem, tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando por 10 minutos.

Servir quentinho acompanhado com arroz branco.

Bom apetite!

Caril de bacalhau

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Frango à Brás... ou quase

Uma espécie de frango à Brás

O bacalhau à Brás é um dos meus pratos de eleição, sem dúvida. Mas lá por casa também saem muitas outras coisas à Brás… é rápido, simples, e do agrado de todos. Desta vez saiu um frango quase à Brás, uma vez que lhe introduzi uns elementos extras. O alho francês e o bacon. O uso do alho francês permite reduzir bastante as batatas fritas. Lá em casa é seguramente um dos vegetais mais utilizados… talvez tanto até como a cebola. As miúdas engraçaram com este legume, e comem-no tão bem como arroz, esparguete ou batatas. Por isso uso-o com muita frequência e é sempre muito bem recebido! Aqui deixo a sugestão:

2 peitos de frango
1 cebola média
5 dentes de alho
2 alhos franceses
5 fatias finas de bacon
5 ovos
150g de batata palha
Sal, azeite e salsa q.b.

Num tacho de base larga colocar um fio de azeite e a cebola picada fina, juntamente com os dentes de alho também picados. Levar ao lume e deixar começar a lourar. Juntar os peitos de frango partidos em pedacinhos pequenos, envolver e deixar cozinhar uns minutos.

Quando o frango já estiver bem alourado, juntar o alho francês cortado em rodelas finas e o bacon cortado em tirinhas. Temperar com uma pitada de sal, envolver e deixar cozinhar até estar tudo dourado. Juntar as batatas e misturar.

Numa taça à parte bater muito bem os ovos com uma pitada de sal. Juntar os ovos ao tacho, colocando o lume no mínimo e envolvendo bem, sem deixar cozinhar em demasia. Servir de imediato acompanhado de salsa picada.

Bom apetite!

Uma espécie de frango à Brás

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Queques de ovo com frango e vegetais

Queques de ovo (sem farinha)

Trago hoje uns queques ideais para quem segue (ou tenta, como eu!) seguir a tão famosa dieta dos 31 dias, ou a dieta de Atkins, ou basicamente qualquer dieta em que todas as proteínas são permitidas e usadas e abusadas em detrimento dos “inimigos” hidratos de carbono! Como diria uma querida amiga, esta receita tem muitas letras e muitas linhas nos ingredientes (o que a fará desistir de ler, tenho que a ir avisar que é muito simples!), mas não se assustem. São ingredientes meramente indicativos. As variantes são imensas e podem tirar ou acrescentar o que quiserem. Estes queques são ideias para uma refeição, acompanhados de uma boa salada, ou apenas para um lanche ou snack a meio da manhã ou da tarde. Podem ser feitos ao fim-de-semana e guardados no frigorífico em recipiente hermético, para serem consumidos ao longo da semana. Aqui fica a sugestão:

Rende 10 unidades

1 peito de frango
½ curgete
2 colheres de sopa de azeitonas pretas em rodelas, descaroçadas
3 pimentos assados de conserva
6 cogumelos frescos
5 ovos pequenos
1 colher de sopa de farinha de linhaça (sementes de linhaça reduzidas a farinha)
1 colher de sopa de queijo creme magro (ou requeijão)
1 colher se sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Sal, alho em pó e pimenta a gosto
Sementes de papoila e sementes de sésamo a gosto (ou outras)

Queques de ovo (sem farinha)

Numa frigideira colocar um fio de azeite. Quando estiver quente juntar o peito de frango cortado em pedaços pequenos e deixar de alourar. Juntar a curgete (mesmo com casca, desde que seja das finas!) partida em pedaços pequenos, as azeitonas pretas, os pimentos em tiras finas, e os cogumelos bem lavados e escorridos e fatiados. Deixar cozinhar e saltear bem, temperando com um pouco de sal, alho em pó e pimenta. Retirar do lume e deixar a arrefecer um pouco.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC e preparar formas de queques, untando-as com um pouco de azeite (apenas necessário se forem metálicas).

Numa taça colocar os ovos, adicionar uma pitada de sal e bater bem. Juntar a farinha de linhaça e o queijo creme. Bater novamente. Juntar a carne e os legumes e envolver novamente. Por fim juntar o vinagre e o bicarbonato, envolver e colocar colheradas da massa nas formas preparadas. Salpicar com sementes de papoila e de sésamo e levar ao forno cerca de 25-30 minutos ou até estarem dourados.

Bom apetite!

Queques de ovo (sem farinha)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tarte de coco com uma calda especial

Tarte de coco... com uma calda especial ;)

Há uma coisa em mim que me irrita solenemente. Tenho dezenas de livros, centenas de revistas, um arquivo digital super, híper, mega organizado de receitas que quero experimentar… e quando chega a altura de precisar de fazer alguma coisa NUNCA sei o que fazer. NUNCA! Acho que o meu problema é mesmo excesso de informação! Ou penso nas coisas com a antecedência necessária e consigo-me organizar completamente, ou quando vou deixando andar, chego à cozinha e fico em stress sem saber o que quero fazer. Normalmente ainda vou dando uma vista de olhos, mas nada me parece o apropriado (como é possível????????) ou não tenho um ingrediente, ou sinto-me tremendamente cansada e quero é fazer e despachar e pronto! Muitas das vezes acabo por improvisar ou adaptar receitas previamente experimentadas (ou não!)…

Foi o caso desta tarte de coco que foi feita para o almoço do feriado do dia 1 de Maio. Uma tarte simples, improvisada, mas que levou um toque especial final, uma calda a puxar a caipirinha! Como não sabia se o resultado iria ser uma tarte seca ou não, optei por fazer a calda (eu sei, não é muito normal em tartes, mas aconteceu!). E ficou boa! Muito boa! Sem saber em excesso a cachaça, acertei no ponto para uma tarte nada enjoativa… aqui vos deixo a sugestão:

Tarte de coco... com uma calda especial ;)

1 base de tarte de massa folhada de compra

Para o recheio
4 ovos
1 lata de leite condensado
200g de crème fraîche (pode ser substituído pela mesma quantidade de natas ou iogurte)
100g de coco ralado
Sumo e raspa de ½ lima

Para a calda
4 colheres de sopa de cachaça
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
Sumo e raspa de ½ lima

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar a massa na tarteira com o papel vegetal de compra e furar o fundo com as pontas de um garfo.

Numa taça colocar os ovos e bater bem. Juntar todos os restantes ingredientes do recheio e bater até estar homogéneo. Colocar o recheio sobre a massa folhada e levar ao forno até estar douradinha (cerca de 30-35 minutos).

Quando a tarte entrar para o forno preparar a calda (para deixar o açúcar a dissolver bem). Juntar todos os ingredientes e mexer. Deixar a repousar.

Retirar a tarte do forno, deixar arrefecer um pouco e pincelar generosamente com a calda preparada. Está pronta!

Bom apetite!

Tarte de coco... com uma calda especial ;)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Salada de presunto com morangos e rabanetes

Salada de presunto com morangos e rabanetes

Lá em casa já abrimos a época das saladas há várias semanas. Temos dias em que comemos todos, outros em que como só eu. As miúdas gostam especialmente destas refeições porque são elas que as preparam. Quatro pratos à frente e total liberdade de escolha de ingredientes, consoante o que há na dispensa ou frigorífico, mas principalmente consoante o gosto de cada um. Saem sempre saladas diferentes e divertidas e cada um come o que gosta. Tendo sempre como base a alface, elas põe e tiram e inventam e escolhem… Adoram “cozinhar” e serem chefs por um dia! Esta foi feita durante as férias da Páscoa… e foi a que me calhou! Deliciosa… Aqui deixo a sugestão:

Nota: Não vou indicar as quantidades, porque é daquelas coisas que depende inteiramente do gosto e da quantidade de pessoas. Deixo apenas os ingredientes usados…

Salada de presunto com morangos e rabanetes

Alface bem lavada e bem escorrida
Morangos cortados em fatias
Coentros picados
Fatias de presunto cortadas em pedaços pequenos
Rabanetes bem lavados e fatiados

Para temperar
Umas gotas de limão
Um fio de mel

Depois não preciso de explicar, não é verdade? É só juntar tudo e temperar!

Bom apetite!

Salada de presunto com morangos e rabanetes

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)