quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Doce de pera rocha e Porto

Doce de pêra rocha com Porto

Hoje trago um doce made by Bimby. Eu sei que os meus leitores não simpatizam especialmente com receitas exclusivas na Bimby, mas na realidade foi assim que ele foi feito, porque era pouca quantidade, e quando assim é, compensa fazê-lo no robot amigo em vez de ir para a panela. Rendeu um bom frasco… Aqui deixo a sugestão:

750g de pera com casca, mas descaroçada
250g de açúcar amarelo
150g de açúcar branco
Sumo de ½ limão médio
1 cálice de vinho do Porto
2 paus de canela

Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes e deixar a macerar por 30 minutos. Depois disso, ligar a máquina e programar 25 min., temp. 100, vel. colher. Terminado o tempo, retirar os paus de canela e triturar uns segundos na vel. 4-5, até ficar com a consistência pretendida.

Colocar num frasco (ou frascos) previamente esterilizados e tapar de imediato, virando a tampa para baixo até estar completamente frio.

Lá em casa os doces são sempre provados a quente e aprovados! Com tostas, pão ou bolachas!

Bom apetite!

Doce de pêra rocha com Porto

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Salada de atum… no forno

Salada de atum... no forno!

Quando me esqueço de deixar o jantar a descongelar de manhã ( o que infelizmente acontece com alguma frequência!) um das soluções que me ocorre é o atum. Mas sendo eu uma pessoa que gosta de variar, e tendo que agradar a gregos e a troianos, penso sempre, ou quase sempre em soluções diferentes. Então desta vez saiu uma salada de atum adaptada ao forno! Aqui deixo a sugestão:

250g de massa búzios integrais especial salada (Milaneza)
4 latas de atum natural
1 chávena de ervilhas congeladas
1 chávena de milho congelado
2 cenouras médias
4 colheres de sopa de maionese
1 pacote de natas de soja Alpro (ou das normais)

Começar por colocar dois tachos médios ao lume, com água temperada com sal. Quando as águas começarem a ferver, colocar num tacho as cenouras descascadas e partidas em pedaços pequenos, as ervilhas e o milho. Deixar até estarem cozidas. No outro colocar a massa e deixar cozer por 10 minutos.

Enquanto isso pôr o forno a aquecer nos 180.ºC.

Escorrer bem os legumes e a massa num passador. Colocar de novo tudo num só tacho, e juntar o atum muito bem escorrido, o pacote de natas, e a maionese. Envolver tudo muito bem com o lume no mínimo.

Colocar num recipiente de ir ao forno. Deixar aquecer por 10 minutos e depois ligar o grill e deixar dourar toda a superfície. Servir quentinho!

Bom apetite!

Salada de atum... no forno!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia Mundial das Massas – Macarronete de azeitona

25 de Outubro - Dia Mundial das Massas

Com a celebração do Dia Mundial das Massas, a marca Milaneza fez uma proposta a diversos blogs de criar um prato de massa com a variedade de macarronete de azeitona. Aceitei o desafio e trago aqui a minha sugestão. Claro está que qualquer semelhança entre esta proposta e o que tinha pensado inicialmente é pura coincidência! Mas aqui fica…

Para 2 pessoas
200g de macarronete de azeitona
100g de bacon
12 cogumelos frescos
½ pimento vermelho (pequeno)
4 dentes de alho
Azeitonas pretas descaroçadas (umas 10 ou 12)
80 a 100g de queijo mozarela
8 a 10 pés de coentros
Azeite q.b.

25 de Outubro - Dia Mundial das Massas

Começar por colocar um tacho com água bem temperada de sal ao lume. Quando a água estiver a ferver, colocar o macarronete e deixar cozer por 8 ou 9 minutos. Terminado o tempo, colocar a massa num passador, passando-a por água fria. Reservar.

25 de Outubro - Dia Mundial das Massas

No mesmo tacho, colocar um fio de azeite, o bacon cortado em tiras finas e os cogumelos bem lavados e laminados. Deixar cozinhar até estar tudo douradinho. Juntar o pimento em tiras e os dentes de alho picados e deixar cozinhar até o pimento começar a amolecer. Juntar a massa reservada e um fio de azeite, seguindo-se o queijo mozarela. Envolver rapidamente e assim que o queijo começar a criar fios, retirar do lume e colocar num prato ou numa taça para servir.

Salpicar generosamente com as azeitonas descaroçadas partidas em pedaços e os coentros picados. Comer na hora…

Bom apetite!

25 de Outubro - Dia Mundial das Massas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bolo de arroz

Bolo de arroz

Hoje trago um bolinho muito simples, que sabe a lanche de infância. Um bolo de arroz, mas tamanho de bolo “normal”. E foi para isso mesmo, para um lanche de crianças… perdão! Um lanche de pré-adolescentes! A receita foi retirada de uma TeleCulinária Robot de Cozinha. Aqui fica a sugestão:

250g de açúcar
150g de farinha de arroz
100g de farinha de trigo
100g de óleo (1/2 copo)
5 ovos
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
Açúcar para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Colocar os ovos, o óleo e o açúcar numa taça e bater com a batedeira até ficar em creme (Bimby: 1 min., vel.6).

Aos poucos juntar as duas farinhas e o fermento em pó e bater novamente até estar um creme fofo (1 min., vel. 6).

Colocar a massa na forma reservada e polvilhar generosamente com açúcar. Levar ao forno por 30 minutos (o meu esteve um bocadinho mais e acabou por secar um bocadinho nas “pontas”). Verificar cozedura, retirar do forno, esperar uns 5 minutos e desenformar com cuidado para não quebrar a capinha de açúcar.

Bom apetite!

Bolo de arroz

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Folhadinhos com doce de figo e nozes

Folhadinhos com doce de figo e nozes

O fim-de-semana voou (para não variar!), mas apesar disso consegui encaixar as milhentas coisas que tinha para fazer. Todos os compromissos foram cumpridos, todas as tarefas feitas. Família cansada, mas feliz! E como o tempo cada vez é mais curto, as receitas, são muitas vezes muito básicas e rápidas. É o caso de hoje, que trago uns folhadinhos doces, muito básicos que demoram tanto a fazer como a desaparecer… ou seja, num ápice! Aqui fica a sugestão:

1 placa de massa folhada (as do Lidl são ideias para este tipo de sobremesa)
Doce de figo q.b. (quase um frasco inteiro dos pequenos)
Nozes q.b. (cerca de 100g)
Açúcar em pó a gosto

Pré-aquecer o forno a 180.ºC e preparar um tabuleiro de ir ao forno com superfície antiaderente.
Esticar a massa folhada e barrar generosamente com o doce de figo. Picar as nozes grosseiramente (com as mãos) distribuindo-as de forma uniforme sobre o doce. Enrolar a massa como se fosse uma torta, sobre o lado mais comprido. Cortar em fatias de cerca de 2 cm e deitar as fatias no tabuleiro preparado, apertando um pouco cada uma delas com os dedos para não se desmancharem.

Levar ao forno cerca de 20 25 minutos. Quando a massa estiver douradinha, estão prontos! Depois de frio, salpicar com açúcar em pó a gosto.

Bom apetite!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Salmão grelhado com molho de azeite e cebolinho

Salmão gralhado com molho de azeite e cebolinho

No outro dia recebi dois frasquinhos de sal líquido para experimentar nas minhas receitas. É um sal com baixo teor de sódio, o que o torna francamente mais saudável que o sal marinho que usamos com mais frequência nas nossas cozinhas. Estava um bocadinho na dúvida de como o deveria usar, mas o resultado foi muito bom. A opinião geral lá de casa foi a de o sabor do salmão estar muito mais realçado, tornando-o ainda mais saboroso. Ou seja, gostamos muito e vamos continuar a usar! Obrigada!

6 postas ou lombos de salmão
Azeite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
8 a 10 dentes de alho
10 a 12 hastes de cebolinho
Sumo de ½ limão
3 a 4 borrifadelas de sal líquido por posta

Começar por aquecer muito bem uma grelha e pincelá-la com um pouco de azeite para que o peixe não se agarre. Quando a grelha estiver bem quente colocar as postas do salmão a grelhar. Depois de as virar dar 3 a 4 borrifadelas de sal líquido.

Enquanto isso colocar num tachinho pequeno o azeite, a manteiga, o sumo de limão, as hastes de cebolinho bem picadinhas, dois dentes de alho picados e os restantes esmagados com uma colher de pau, com casca e tudo.

Colocar as postas grelhadas numa travessa e regar com o molho de azeite depois de estar a ferver. Servir de imediato. Acompanhamos com puré de batata e salada de tomate.

Bom apetite!

Salmão gralhado com molho de azeite e cebolinho

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mousse com sabor a lima e canela

Mousse de lima e canela

Hoje trago uma receita muito simples de uma mousse rápida de fazer. Daquelas que podemos chegar a casa ao fim do dia e servi-la para um jantar inesperado de convidados a meio da semana. Vamos a isso?

1 lata de leite condensado cozido
4 iogurtes gregos açucarados
2 folhas de gelatina
1 colher de chá de canela
Sumo de 3 limas

Numa taça colocar o leite condensado cozido e mexer com uma vara de arames até ficar em creme. Juntar os iogurtes gregos, a canela e o sumo das limas. Mexer tudo muito bem até ficar cremoso e homogéneo.

Colocar as folhas de gelatina a demolhar num pouco de água (apenas a suficiente para as cobrir) durante 2 ou 3 minutos. Levar ao micro-ondas uns segundos e mexer com um garfo dissolvendo-as por completo. Juntar a gelatina à mistura anterior através de um passador de rede fina e misturar rapidamente com a vara de arames. Colocar no recipiente onde ser quer servir e levar ao congelador por 20 minutos. De seguida, mudar a mousse para o frigorífico, onde deve ficar até ser servida.

Bom apetite!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Queijada de limão e amêndoa

Queijada de limão com amêndoa

Hoje trago uma queijada de limão que fica mesmo muito boa. Arrisquei por completo e tira daqui e põe dali, acrescenta ingrediente e tira ingrediente, aumenta e reduz quantidades… o resultado surpreendeu pela positiva. Uma queijada fantástica de sabor a limão com uma capinha de amêndoa por cima. Experimentem que não se arrependem! Aqui fica:

125g de amêndoa em pó (tinha laminada e reduzi a farinha)
220g de açúcar
6 ovos
70g de farinha
400ml (ou 400g na Bimby) de leite
50g de margarina à temperatura ambiente
Raspa de 1 limão médio

Queijada de limão com amêndoa

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de tarte (usei a forma onde servi) com margarina e polvilhar com açúcar. Reservar.

Começar por juntar a raspa de limão ao açúcar (Bimby - colocar a casca e o açúcar e programar 15 seg., vel. 9).

Juntar os ovos e bater muito bem até estar uma mistura esbranquiçada (3 min., vel. 3).

Adicionar a margarina e bater novamente mais um pouco (1 min., vel. 3).

Juntar por fim o leite, a farinha e a amêndoa triturada e bater novamente até estar tudo integrado de forma homogénea (2 min., vel. 2).

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar se a queijada está cozida. Retirar do forno, esperar que arrefeça e comer.

Nota: Penso que a queijada fica melhor comida fresca. Mas é apenas uma sugestão…

Bom apetite!

domingo, 6 de outubro de 2013

Com A Vaca que ri sabe bem regressar às aulas

Hoje trago um post bem diferente. Um desafio que me foi proposto pela "Vaca que ri"! Confesso que assim que recebi esta proposta pensei nas várias possibilidades que poderia ter. É que com a experiência da rotina cá de casa de preparar merendas da manhã e lanches da tarde, vezes dois, ou seja, quatro pequenas refeições que precisam variar diariamente, sem nunca deixar o lado saudável, e respeitando as preferências de cada uma, uma pessoa anda sempre em busca de novas e práticas soluções.

Vaca que ri

E foi assim, que entre livros e cadernos, se fizeram os trabalhos de casa... primeiro comeram e lambuzaram os dedos, depois o momento de concentração! E que bem que correu...

Vaca que ri Vaca que ri

Usei os pequenos triângulos da "Vaca que ri" para fazer uns pãezinhos, que foram acompanhados de manteiga e doce de tomate, um triângulo ou outro que foi trincado entre o pão e os "palitos" Pik & Croq para rematar juntamente com a fruta... um sucesso!

Vaca que ri

320g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de chá de leite (250ml)
50g de açúcar
4 triângulos de queijo da "Vaca que ri"
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de mel
1 ovo

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar 10 a 12 formas de queques, untando-as com margarina e polvilhando de farinha (se forem de silicone, não é necessário).

Basicamente, colocam-se todos os ingredientes numa taça ou num robot de cozinha e bate-se até estar uma massa espessa, uniforme e lisa. Com a ajuda de uma colher, coloca-se a massa até 2/3 das formas. Leva-se ao forno cerca de 25 minutos. Retirar do forno e comer quentinhos ou depois de frios, rechear e gosto e colocar no saco da merenda.

Agradeço a possibilidade de participar nesta iniciativa, pois é uma oportunidade de mostrar que os lanches não precisam ser sempre iguais, muito menos cheios de "porcarias" que os miúdos comem... mas apenas porque não lhes são mostradas mais opções. Muito obrigada!

Bom apetite!

Vaca que ri

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Paté de delícias com caril e cebolinho

Paté de delícias com caril e cebolinho

Hoje trago uma sugestão de paté de delícias do mar. Eu sei, toda a gente sabe fazer paté de delícias do mar. Mesmo aqui no blog penso que já haverá mais uma ou duas versões. Esta é apenas uma sugestão… mas uma sugestão muito especial, porque fica deliciosa!

1 embalagem de 250g de delícias do mar
5 colheres de sopa de maionese (aqui é um bocadinho a gosto, depende da consistência desejada)
1 colher de sobremesa de caril em pó picante (o picante é opcional)
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de alho em pó
10 a 15 pés de cebolinho

Picar as delícias do mar (na Bimby uns seg. na vel. 4, colher inversa). Juntar os pés de cebolinho picados (esta parte tem mesmo que ser com a tradicional faca) e os restantes ingredientes. Quando estiver uniforme e com a consistência desejada, está pronto!

Servir com tostinhas ou umas belas fatias de pão alentejano!

Bom apetite!

Paté de delícias com caril e cebolinho

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Crumble de pêra com aveia

Crumble de pêra com aveia

Eu sei que provavelmente os crumbles já são uma sobremesa fora de moda (sim, que até na cozinha há muita moda!) mas para mim são sempre uma sobremesa deliciosa, principalmente se servida em dias feios, cinzentos e chuvosos. Além disso, têm a vantagem de perfumar a casa… deixo aqui a sugestão:

Pêras descascadas e descaroçadas
2 colheres de sopa de vinho do Porto
Sumo de ½ limão
Canela em pó q.b.
4 colheres de sopa de doce de frutos vermelhos (usei de mirtilos)

Para o crumble:
1 chávena das de leite de flocos de aveia
1 chávena das de leite de açúcar amarelo
1 chávena das de leite de de farinha de trigo
2/3 de chávena das de leite de margarina derretida


Começar por descascar as pêras e descaroçar. Cortar em cubos. Devem cobrir todo o fundo do recipiente que vamos usar no forno.

Aquecer o forno a 180.ºC. Regar as pêras com o sumo do limão e o vinho do Porto. Juntar o doce e uma pitada de canela e envolver tudo muito bem.

Numa taça à parte juntar todos os ingredientes do crumble e envolver com uma colher até estar uma pasta. Espalhar com as mãos em cima da pêra, de forma a cobrir toda a superfície.

Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até a cobertura estar bem douradinha.

Servir quente, morno ou frio!

Bom apetite!

Nota: Tenho muita pena, mas não tenho foto do “interior”…

Crumble de pêra com aveia

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)