sexta-feira, 31 de maio de 2013

Caracóis

Caracóis

Hoje trago uma receita de caracóis. É daquelas coisas que se ama ou odeia. É difícil haver o meio-termo. Confesso que não sou eu que os faço porque me faz muita confusão enfiá-los no tacho… mas como tudo o resto, já não me faz assim tanta confusão comê-los! É daqueles petiscos que mal começa o tempo quente (???????) não se pode perder. Feitos pelo meu “pai n.º 4” ficam sempre fantásticos. Aqui deixo a sugestão:

Para 1 kg de caracóis:

- 2 cebolas médias
- 6 dentes de alho grandes
- 1/2 chouriço de carne de boa qualidade
- 1 folha de louro
- azeite
- 1 tomate grande, bem maduro
- orégãos q.b. (em demasia, fica amargo)
- sal (cerca de 2 colheres de sopa bem cheias)
- piripiri q.b.
- 1 caldo de carne Knorr

Lavar muito bem os caracóis, de preferência em água corrente, removendo toda a sujidade das conchas, tendo o cuidado de não matar o caracol.

Num tacho, colocar o azeite, as cebolas e os alhos picados, o tomate cortado em pedaços pequenos e deixar alourar.

Noutro tacho, pôr os caracóis em água fria, tendo o cuidado de quando levantar fervura ir retirando com uma concha a espuma que se forma à superfície. Depois de deixar de fazer espuma, a fervura deverá manter-se por cerca de 15 minutos.

Terminado este tempo, retirar a água deixando apenas a suficiente para cobrir os caracóis. Juntar o refogado anteriormente preparado.
Temperar com o sal, o caldo Knorr, o piripiri e os orégãos. Juntar o chouriço bem picado ou moído, misturar tudo muito bem e deixar ferver por mais uns 2 minutos.

Bom apetite!

Caracóis

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Caril de polvo com cerveja

Caril de polvo com cerveja

Hoje trago um prato de caril, tempero que todos gostamos muito lá por casa. Não é difícil de fazer, nem demora tempo quase nenhum… isto porque já tinha o polvo cozido! Acompanhamos com arroz branco e pedidos de quero mais no fim! Aqui fica:

500g de polvo cozido
¼ pimento vermelho
1 cebola média
5 dentes de alho
100g de bacon cortado em tiras finas
Azeite e sal q.b.
3 colheres de sopa de polpa de tomate
4 pés de salsa picados
1 colher de sopa de caril em pó
1 cerveja mini

Colocar no tacho a cebola, o alho, a salsa, o pimento e o bacon. Regar com um pouco de azeite e levar a lume brando para refogar. Deixar estar a cozinhar por uns 7 a 10 minutos.

Juntar o polvo, a polpa de tomate e o caril. Mexer tudo muito bem. Assim que levantar fervura, juntar a cerveja e esperar que levante fervura novamente. Deixar cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Servir quentinho acompanhado de arroz branco.

Bom apetite!

Caril de polvo com cerveja

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Gelado de manga e iogurte

Gelado de manga e iogurte

Apesar de insistirmos em chamar o tempo quente, ele teima em não chegar… seja como for, já se vão comendo gelados lá por casa. E como as miúdas são fãs incondicionais desta gulodice, convém ter uns geladinhos saudáveis, livres de corantes, para saciar o desejo sempre que ele aparece. Desta vez é uma receita tão, mas tão simples, que não há desculpas para não ter gelados no congelador. A consistência fica parecida com a do Mini Milk, da Olá. Quanto ao sabor, ficam pouco doces, mas a sabem muito bem a manga. Convém tirar do congelador uns 3 a 5 minutos antes de “servir”. Aqui fica a sugestão:

1 manga madura
4 iogurtes cremosos açucarados

Num robot de cozinha (ou até mesmo com a varinha mágica) triturar a manga, depois de descascada e descaroçada, até ficar em polpa. Juntar os iogurtes e misturar até estar um creme homogéneo. Colocar em recipientes próprios para gelados e levar ao congelador até servir.

Bom apetite!

Gelado de manga e iogurte

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bolo de iogurte com cacau e avelãs

Bolo de iogurte com cacau e avelãs

Hoje trago um bolo de iogurte com sabor a cacau e avelãs. Ao contrário da maioria das crianças, uma das minhas filhas não aprecia especialmente bolo de chocolate, por achá-los muito enjoativo. Como este leva pouco cacau, resolvi fazer. Fica um bolo macio e leve, com cacau q.b., e nada enjoativo. Ou seja, a aprovação foi geral. A receita foi adaptada de uma revista de culinária dedicada ao chocolate que tinha lá em casa. Aqui fica a sugestão:

Medida – copo do iogurte
1 iogurte natural
1 copo medida de óleo
3 copos medida de açúcar
5 ovos
1 copo medida de chocolate em pó
3 copos medida de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 mão cheia de avelãs picadas grosseiramente

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Separar as gemas das claras. Reservar as gemas e montar as claras em castelo firme com uma pitada de sal fino. Reservar.

Numa tigela colocar o iogurte e de seguida, usando o mesmo copo, medir o óleo e juntar. Lavar o copo e secar para colocar os restantes ingredientes. Juntar então o açúcar e mexer muito bem, com batedeira ou vara de arames.

Juntar as gemas e bater novamente. Adicionar a farinha, o fermento e o cacau. Mexer até estar uma massa uniforme. Por fim juntar as claras em castelo, envolvendo em colheradas e, sem bater, misturar com a colher, delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Quando as claras estiverem quase envolvidas juntar as avelãs e terminar o processo.

Colocar a massa na forma e levar ao forno por 40 a 50 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

Bolo de iogurte com cacau e avelãs

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mousse de manga

Mousse de manga

1 lata de polpa de manga
1 lata de leite condensado
4 iogurtes cremosos naturais ou 2 iogurtes gregos
6 folhas de gelatina
1 colher de sopa de sumo de limão

Numa taça (pode ser onde se vai servir a mousse) começar por bater muito bem a polpa de manga e o leite condensado (costumo usar sempre uma vara de arames).

Amolecer as folhas de gelatina colocando-as numa taça com água suficiente apenas para as cobrir. Depois de moles, levar ao micro-ondas por uns 20 segundos para dissolverem por completo. Mexer com um garfo e juntar à mistura anterior através de um passador de rede fino. Bater de imediato com a vara de arames até estar completamente envolvida.

Juntar por fim os iogurtes e o sumo de limão e bater novamente. Quando estiver um creme fofo, levar ao frigorifico até à hora de servir.

Bom apetite!

Mousse de manga

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pãozinho com chocolate – receita Bimby

Pãozinho com chocolate

A “pedido de várias famílias” hoje trago um pãozinho com chocolate que fiz este fim-de-semana lá em casa. Na realidade não é mais que a cópia de uma receita que já publiquei aqui de um pão doce de tabuleiro, que por sua vez é uma adaptação da receita da tança do livro base da Bimby. Também já publiquei um pão das rosas com chocolate, mas era uma receita diferente desta. Seja como for, aqui fica, a pedido, esta receita:

200g de leite
100g de margarina
1 cubo de fermento fresco de padeiro
50g de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de sal
700g de farinha

Para o recheio e cobertura
Creme de chocolate com avelãs q.b.
Geleia de marmelo para dar brilho (opcional)

Colocar no copo o leite, a manteiga e o açúcar. Programar 2 min., temp. 37, vel. 2.

Juntar o fermento, desfazendo primeiro com as mãos, e os ovos mexendo 10 seg., vel. 6.

De seguida adicionar a farinha e programar 3 min. vel. espiga. Deixar a massa repousar a massa cerca de 10-15 minutos.

Preparar um tabuleiro de ir ao forno untando com margarina e polvilhando de farinha (usei o spray Espiga). Reservar.

Polvilhar uma superfície com farinha e untar as mãos com um pouco de azeite. Retirar a massa do copo para a superfície polvilhada e dividir em cinco partes mais ou menos iguais.

Esticar cada pedaço de massa com o rolo até ficar com 3 ou 4 mm de espessura e uma fatia comprida. Barrar generosamente com o creme de chocolate e avelãs. Enrolar como uma torta. Quando estiver um rolo comprido, cortar em fatias com cerca de 3 a 4cm e colocar cada fatia, ao alto, espalhadas pelo tabuleiro, deixando espaço entre eles para a massa levedar

Levar ao forno, que deve ser ligado nessa altura a 50.ºC. Deixar dobrar o volume por cerca de 30 a 40 minutos.

Ao fim desse tempo, mudar o forno para 180.ºC. Ao fim de 20 minutos, ou quando o pão começar a alourar, retirar o tabuleiro e pincelar com um pouco de geleia de marmelo, só para dar algum brilho extra. Este passo é perfeitamente opcional.

Bom apetite!

Pãozinho com chocolate

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bolo de cenoura e noz

Bolo de cenoura e nozes

Hoje trago um bolinho de tabuleiro que fica muito bom e fofinho. A receita foi adaptada de uma revista da Teleculinária. Lá em casa evito um bocadinho os bolos de cenoura porque o marido não aprecia, e para as crianças cenoura pode ter uma conotação “traumatizante”. Mas desta vez devoraram-no num ápice. Fica a lição… para mim!

300g de cenoura depois de descascada
100g de miolo de noz
300g de açúcar
6 ovos
2dl de óleo
350g de farinha
1 colher rasa de sobremesa de canela em pó
1 colher de sobremesa bem cheia de fermento em pó
Açúcar em pó para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro de ir ao forno com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por descascar as cenouras e ralar. Reservar. Pesar as nozes, parti-las grosseiramente e reservar junto das cenouras.

Numa taça bater os ovos e o açúcar até ficar uma massa amarela fofa. Sem parar de bater, juntar o óleo em fio e misturar até estar tudo bem integrado.

Acrescentar depois a farinha, o fermento e a canela e bater novamente até a massa estar homogénea. Por fim juntar as nozes e a cenoura reservadas e envolver muito bem, de forma a ficar misturado uniformemente.

Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 40-45 minutos. Verificar a cozedura com um palito e retirar do forno. Depois de frio cortar em cubos e polvilhar de açúcar em pó.

Bom apetite!

Bolo de cenoura e nozes

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Uma oferta inesperada

Oferta da Royal!!

Hoje chegou cá a casa uma oferta inesperada da Royal!! Um cabaz cheio de fruta fresca e três pacotes de gelatina Linea! Fica aqui o meu sincero agradecimento aos meus parceiros! Entre morangos, abacaxi, maracujá, kiwis e manga temos muita fruta para comer... e gelatinas para criar deliciosas sobremesas!

Muito obrigada Royal!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tarte de fiambre com natas de ervas aromáticas

Tarte de fiambre com natas de ervas aromáticas

Hoje trago mais uma receita da parceria com a Parmalat. Usei numa tarte muito simples, que solucionou um jantar rápido lá de casa, e que ficou deliciosa. Aqui deixo a sugestão:

1 base de massa quebrada redonda
1 pacote de natas de ervas aromáticas Parmalat
5 ovos
200g de fiambre
2 linguiças
100g de queijo flamengo
100g de queijo mozarela

Tarte de fiambre com natas de ervas aromáticas

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar a massa numa tarteira, deixando o papel de compra e picar o fundo com um garfo. Reservar.

Numa taça grande colocar os cinco ovos e bater com uma vara de arames. Juntar o pacote de natas e bater novamente. Juntar o fiambre, o queijo flamengo e a linguiça partidos em pedaços pequenos. Envolver tudo muito bem e colocar sobre a massa reservada.

Não acrescentei nenhum tempero, uma vez que as natas já estão bem aromatizadas.

Salpicar toda a superfície com queijo mozarela. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até estar douradinho.
Servir acompanhado de uma salada.

Bom apetite!

Tarte de fiambre com natas de ervas aromáticas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tortilha simples de vegetais

Tortilha de ovo com legumes

Hoje trago uma sugestão de uma refeição bem leve e simples de fazer. Agora que andamos todas meio “histéricas” para perder peso, esta é uma refeição pouco calórica mas bastante nutritiva. Aqui fica a sugestão:

Para 1 pessoa
2 ovos
100g de espinafres
5 cogumelos frescos
2 colheres de sopa de cenoura ralada
Sal, alho em pó, vinagre e azeite q.b.

Levar uma frigideira antiaderente ao lume com uma “gota” de azeite para saltear os cogumelos e os espinafres. Temperar com sal e alho em pó e borrifar com um pouco de vinagre. Quando os cogumelos estiverem a alourar está pronto. Retirar e reservar.

Bater os dois ovos e temperar com um pouco de sal e alho em pó. Na mesma frigideira colocar outra “gota” de azeite e levar ao lume. Quando estiver quente colocar os dois olhos e deixar cozinhar até estarem com aspeto de tortilha. Voltar o ovo (como se faz com os crepes). Colocar por cima os espinafres, os cogumelos e a cenoura ralada. Enrolar delicadamente para o ovo não quebrar. Deixar acabar de cozinhar e servir.

Bom apetite!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Folhados de maçã com doce de mirtilo

Folhados de maçã com doce de mirtilo

Hoje trago uns folhadinhos bem simples e que ficam fantásticos para desenjoar de um almocinho mais pesado. Confesso que tive mais olhos que barriga e que provavelmente exagerei um pouco na quantidade do recheio, o que fez com que os folhados “babassem” demais no forno, criando um fundo caramelizado… mas na realidade, e apesar de se sujar muito as mãos, o resultado é excelente em termos de sabor. Vou deixar aqui a receita tal como a fiz. Poder-se-á reduzir uma maçã e um pouco de doce, apenas para evitar demasiado “drama” no forno… Aqui fica a sugestão:

1 placa de massa folhada retangular
3 maçãs de qualquer qualidade
3 colheres de sopa de doce de mirtilo
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de café de canela
Açúcar em pó para polvilhar

Folhados de maçã com doce de mirtilo

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Preparar um tabuleiro de forno com tapete antiaderente e reservar.

Abrir a massa folhada numa bancada e picar com um garfo. Reservar

Num robot de cozinha colocar todos os restantes ingredientes, com exceção do açúcar em pó e picar durante uns segundos, até a maçã estar em pedaços pequeninos. Colocar esta mistura sobre a massa folhada e enrolar como se fosse uma torta. Cortar em fatias com cerca de 2 cm e colocar as fatias deitadas no tabuleiro, apertando-as ligeiramente para se manterem fechadas. Levar ao forno cerca de 20 a 25 minutos.

Quando a massa estiver dourada, está pronto. Retirar com cuidado com uma espátula e deixar arrefecer sobre uma grade. Depois de frio polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite!

Folhados de maçã com doce de mirtilo

Recebido da Milaneza

Oferta da Milaneza

Recebi da Milaneza a semana passada o novo lançamento da Gama Étnica, com a primeira grande novidade, a variedade Couscous. Confesso que nunca cozinhei, apesar de apreciar bastante. Por isso em breve por aqui ficará uma receita de novos sabores… Muito obrigada!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Refresco de kiwi com chá hortelã menta

Refresco de kiwi com chá hortelã menta

Mais um desafio lançado pela IT by Jugais. Desta vez devíamos desenvolver uma receita na categoria de ice-tea, coktails de chá ou sumos naturais com chá. A minha opção foi a de um sumo natural. Fantástico. Confesso que até a mim me surpreendeu e fez as delícias de um lanche de sábado à tarde. Aqui deixo a sugestão:

1 litro de água
1 colher de sopa de ervas de chá hortelã menta
3 kiwis
1 colher de café de canela em pó
1 colher de sopa rasa de adoçante

Começar por fazer o chá, colocando as ervas num litro de água a ferver. Depois de pronto, coar o chá e colocar num recipiente no frigorífico.

Quando estiver bem fresco, colocar o chá num robot de cozinha com todos os restantes ingredientes e bater tudo até estar uma mistura bem homogénea. Servir bem fresquinho.

Bom apetite!

Refresco de kiwi com chá hortelã menta

Recebido da Nacional

Recebido da Nacional

Recebi da Nacional a semana passada dois novos lançamentos Cereais + Fibra Total e Bolachas Soja Laranja. Os cereais são bem saudáveis e as bolachas sabem verdadeiramente a laranja. Delicioso! Muito obrigada…

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Medalhões de pescada com natas de ervas aromáticas Parmalat

Medalhões de pescada com natas de ervas aromáticas Parmalat

Hoje trago novamente uma receita onde usei as natas com ervas aromáticas da Parmalat. Desta vez uns medalhões de pescada. Ficam deliciosos, uma vez que as natas estão muito bem temperadas, e é uma receita bem simples e rápida. Aqui fica a sugestão:

8 medalhões de pescada previamente descongelados
100g de cogumelos frescos
3 colheres de sopa de azeitonas pretas em rodelas
100g de queijo mozarela
1 pacote de natas de ervas aromáticas Parmalat
Sumo de ½ limão
Sal e azeite q.b.

Depois de descongelados temperar os medalhões de pescada com o sumo de limão e um pouco de sal. Deixá-los cerca de meia hora a escorrer num passador.

Distribuir os medalhões por um recipiente de ir ao forno, regar com um fio de azeite e colocar no forno já quente por 20 minutos. Retirar do forno e cobrir os medalhões com os cogumelos frescos laminados (se houver muito líquido no tabuleiro, retirar um pouco). Levar ao forno por mais 10 minutos. Quando os cogumelos começarem a alourar, retirar novamente do forno e cobrir com as natas. Por cima espalhar as azeitonas e o queijo e levar ao forno. Quando estiver gratinado está pronto!

Acompanhamos com puré de batata.

Bom apetite!

Medalhões de pescada com natas de ervas aromáticas Parmalat

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mousse de maracujá

Mousse de maracujá

Hoje trago uma sobremesa a puxar as tardes mais quentes. Vence pela simplicidade e pelo sabor resultante. Fantástica para quem tem pouco tempo e deliciosa para quem gosta de frutos tropicais. Deve ser feita de véspera. Aqui fica a sugestão:

1 gelatina de frutos tropicais
1 lata de polpa de maracujá
1 lata de leite condensado "light"

Mousse de maracujá

Começar por fazer a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Sem deixar arrefecer, juntar a polpa de maracujá e mexer muito bem com uma vara de arames. Por fim, misturar o leite condensado e envolver tudo novamente. Levar ao frigorífico de um dia para o outro.

Nota: Para as sementes do maracujá não assentarem mais no fundo da taça, o ideal será ao fim de 30 minutos e ao fim de uma hora, dar duas voltas na mousse com uma colher. É apenas uma dica. Se não o fizerem, o doce resulta muito bem na mesma.

Bom apetite!

Mousse de maracujá

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)