segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bolo dos smarties… boa tentativa!

Bolo dos smarties

Mais um bolinho muito simples de fazer, mas que não saiu exatamente como eu queria. Queria que os smarties resistissem ao quente do forno. Eles resistem nas bolachas, mas na realidade estão apenas uns 10 a 15 minutos dentro do forno. Assim, dentro da massa e quase com uma hora a 180.ºc, não resistiram e transformaram-se em pepitas de chocolate. Como a deceção foi grande para as miúdas, coloquei mais smarties por cima com o bolo ainda quente, de forma a ficarem “colados”. Seja como for, aqui fica a sugestão:

4 ovos
1 iogurte natural
180g de açúcar
75g de óleo
220g de farinha
1 colher de chá de fermento
50g de smarties + alguns para decorar

Pré aquecer o forno a 180.ºC. Untar com margarina e polvilhar de farinha uma forma. Usei uma de bolo inglês, mas pode ser de chaminé.

Com a batedeira ou num robot de cozinha, começar por bater os ovos juntamente com o açúcar até ficar uma massa esbranquiçada. Juntar depois o iogurte e o óleo e bater novamente. Por fim juntar a farinha juntamente com o fermento e envolver sem bater muito tempo. Colocar os smarties e envolver na massa.

Colocar na forma e levar ao forno cerca de 45 a 50minutos.

Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar. Decorar ainda quente com smarties.

Bom apetite!

Bolo dos smarties

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Coquinhos

Bolinhos de coco

Estes deliciosos e simples bolinhos de coco foram feitos pela minha princesa mais velha. Vá, com uma ajuda aqui e ali… Mas foi ela quem me trouxe a receita de uma colega de escola. Tinha provado e tinha gostado e a amiga escreveu-lhe a receita num papelinho. Começam cedo as raparigas! Aqui fica:

200g de coco ralado
250g de açúcar + açúcar para envolver
2 ovos inteiros
2 gemas de ovo

Pré aquecer o forno a 180.ºC. Preparar forminhas de papel (rende mais de 30…)

Numa taça larga colocar todos os ingredientes. Com uma colher envolver bem e se necessário acabar de mexer com a mão. Com a ajuda de uma colher de sobremesa fazer pequenas bolas, envolver em açúcar e colocar dentro das forminhas de papel. Levar ao forno cerca de 20 minutos.

Bom apetite!

Bolinhos de coco

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Arroz doce com pudim mandarim – receita Bimby

Arroz doce com pudim mandarim

Ultimamente tem-me apetecido comer arroz doce. É engraçado, porque era uma sobremesa que não apreciava nada em criança, e com a idade fui aprendendo a gostar. Hoje em dia é uma das minhas sobremesas preferidas. Vi est receita no blog “Sabores e saberes” e guardei-a para experimentar assim que tivesse oportunidade. É uma receita ideal para os apreciadores de arroz doce que têm que evitar o consumo de ovos, uma vez que estão ausentes da receita. O meu não ficou tão cremoso como o original. Não sei se foi da qualidade do arroz, se podia ter cortado uns minutinhos na fase final. Seja como for, fica muito saboroso. Agradeço a partilha e deixo aqui a sugestão:

1 litro de Leite
160g de arroz Carolino (usei arroz para arroz doce; aqueles pacotinhos pequenos)
1 casca de Limão (só a parte amarela )
1 pau de canela
1 pitada de sal
160g de açúcar
1 pacotinho de pudim flan (usei mandarim)
Canela em pó q.b. para decorar

Começar por pesar o açúcar e reservar. Colocar no copo da Bimby o arroz, o leite (reservando um copo para dissolver o pacote de pudim), a casca de limão, o pau de canela e a pitada de sal.

Programar 15 min., tem. 90, vel. colher inversa.

Terminado o tempo retirar a tampa e envolver com a espátula. Programar mais 25 minutos na mesma temperatura e velocidade.

Dissolver o pudim com um garfo no leite reservado. Quando terminar o tempo da Bimby, juntar o leite com o pudim dissolvido e o açúcar. Programar mais 10 minutos, tem. 90, vel. colher inversa.

Quando terminar colocar o arroz numa travessa retirando a casca de limão e o pau de canela. Depois de frio decorar com canela em pó.

Bom apetite!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bolo com doce de frutos silvestres

Bolo com compota de frutos silvestres

Este não é mais do que um simples bolo, apesar de parecer que tem um nome pomposo! Seja como for, e apesar de simples e pequeno, foi dos bolos com mais sucesso nos últimos tempos lá por casa. Este foi feito a olho. Sim, que agora já me vou dando ao luxo de fazer bolos a olho… Aqui fica a sugestão:

4 ovos
200g de açúcar
1 iogurte natural
100g de margarina
220g de farinha
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa bem cheias de compota ou doce de frutos silvestres

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar com margarina e polvilhar de farinha uma forma pequena de chaminé. Reservar.

Começar por colocar os ovos e o açúcar numa taça e bater bem até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar o iogurte, a margarina ligeiramente amolecido e o doce de frutos silvestres. Bater bem.

Por fim, juntar a farinha e o fermento, envolvendo, sem bater muito.

Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar e desenformar.

Bom apetite!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Migas de coco e amêndoa

Migas de coco e amêndoa

Lá em casa apreciamos bastante doces com coco, como já devem ter reparado. Este foi feito numa ocasião especial, no meio de uma casa em pinturas, e, por isso mesmo, ficou com um aspeto meio tosco. Estive para as chamar de migas toscas de coco e amêndoa, mas depois achei que apesar do aspeto estar assim meio desleixado, o resultado foi tão, mas tão bom, que não as quis “insultar”. Aqui fica a sugestão:

6 ovos
240g de açúcar
100g de coco ralado
½ copo de leite

75g de amêndoa laminada
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de açúcar

Começar por fazer o doce de ovos. Bater muito bem com uma vara de arames os ovos. Colocar num tacho, juntamente com o açúcar, e levar a lume brando, mexendo sempre com a vara de arames para não criar grumos. Quando começar a engrossar juntar o coco a pouco e pouco, mexendo sempre, intercalando com o leite. Quando estiver tudo envolvido retirar para uma travessa.

De seguida preparar a cobertura. Numa frigideira colocar as amêndoas, o leite e o açúcar. Levar a lume muito brando e mexer espaçadamente até as amêndoas começarem a alourar. Retirar do lume e de imediato colocar em cima dos ovos com coco. Deixar arrefecer e servir.

Bom apetite!

Migas de coco e amêndoa

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pão com recheio de toucinho e queijo – receita Bimby

Pão com recheio de toucinho e queijo

Sempre que vou ter ou fazer um “lanche ajantarado” opto por um pãozinho salgado feito em casa. Junta logo o pão com o recheio e poupa trabalho à mesa. Assim tenha eu tempo de deixar a massa levedar. Este ficou especialmente bom. O uso do toucinho e das sementes deu-lhe um toque muito especial. Aqui fica a sugestão

Para a massa
300g de farinha
150ml de leite
30g de margarina líquida
30g de açúcar
20g (um cubo) de levedura fresca
1 colher de café de sal

Para o recheio
200g de toucinho fatiado fino
100g de queijo flamengo
Azeite

Para a cobertura
1 gema de ovo
Sementes de sésamos e de papoila a gosto

Começar por preparar a massa colocando no copo o leite, a margarina e o açúcar. Misturar 1 min., temp. 37, vel. 2.

Juntar o fermento fresco, desfazendo um pouco com as mãos e envolver 10 seg., vel. 2. Adicionar a farinha e o sal e mexer 20 seg., vel. 6, amassando depois 3 min., vel. Espiga.

Retirar a massa para uma bancada ligeiramente polvilhada de farinha e esticar com o rolo até formar um retângulo. Regar a massa com um fio de azeite e cobrir com o toucinho partido em pedaços pequenos e as fatias de queijo flamengo. Enrolar como se fosse uma torta, “colando” o fim da massa com um pouco de água. Fazer uns cortes em cruz ao longo da superfície da massa.

Colocar em local morno (longe de ar frio e correntes de ar) e tapar com um pano até aumentar de volume, cerca de 1:30h.

Passado esse tempo ligar o forno a 180.ºC. Pincelar a massa com gema de ovo e salpicar com as sementes de girassol e de sésamo. Levar ao forno já quente cerca de 30 minutos ou até estar dourado. Comer quente, morno ou frio!

Bom apetite!

Pão com recheio de toucinho e queijo

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolo de café com nozes

Bolo de café com nozes

Não é dos bolos que mais aprecie, mas é sem dúvida um bolo leve para lanche. Fica pouco doce e convida a ser barrado com compota. A receita foi adaptada de uma Teleculinária. Aqui fica a sugestão:

250g de farinha
220g de açúcar + 2 colheres de sopa
50g de margarina
4 ovos (gemas+claras)
1 dl de café forte
1 colher de chá de fermento
½ chávena de nozes picadas grosseiramente

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar com margarina e polvilhar de farinha uma forma com buraco (usei de 24cm). Reservar.

Numa taça colocar a margarina e derreter ligeiramente no micro-ondas. Acrescentar as 220g de açúcar e bater bem. Juntar depois o café e as gemas e bater muito bem até ficar uma massa homogénea.

Juntar a farinha e o fermento e envolver até ficar misturado.

Noutra taça bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Misturar às colheradas na massa anterior, sem bater, envolvendo delicadamente de baixo para cima.

Colocar a massa na forma e salpicar com o restante açúcar juntamente com as nozes picadas. Levar ao forno cerca de 35 minutos ou até verificar a cozedura com um palito e este sair limpo.

Retirar e desenformar.

Bom apetite!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Frango com amendoins

Frango com amendoins

Hoje trago uma receita de peitos de frango que teve bastante sucesso lá em casa. Apesar de serem muito versáteis, nunca me posso esquecer que tenho que rentabilizar a refeição, esticando pelo menos para um almoço do dia seguinte. Então desta vez saíram uns peitos de frango deliciosos, a puxar para o “doce”. Fi tudo na Actifry, mas vou dar a receita de forma tradicional, uma vez que é tão simples de adaptar de uma forma ou de outra.

3 peitos de frango (500g)
1 cebola média
400g de brócolos (uso os sacos de 400g de congelados do Pingo Doce)
80g de amendoins torrados com mel (Lidl ou Minipreço)
Sal, azeite e sumo de meio limão
1 colher de chá de açúcar

Arroz branco cozido em água e sal para acompanhar

Começar por colocar dois tachos com água ao lume para cozer os brócolos e o arroz. Não deixar cozer nenhuma das coisas em demasia.

Numa frigideira larga colocar a cebola cortada em cubos e regar com um fio de azeite e salpicar com o açúcar. Isto vai fazer com que a cebola caramelize mais depressa. Levar a lume brando e deixar cozinhar. Quando a cebola estiver a começar a dourar, juntar o peito de frango em cubos, temperar com um pouco de sal e regar o sumo de limão. Mexer ocasionalmente.

Quando o frango estiver a corar juntar os amendoins, envolver bem e deixar cozinhar por mais 3 ou 4 minutos.

Escorrer o arroz e os brócolos separadamente. Numa taça larga colocar o frango com os amendoins e juntar os brócolos. Envolver bem e servir juntamente com o arroz.

Bom apetite!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pescada no forno com tempero da horta

Pescada no forno com tempero da horta

Eu sei que ás vezes pareço um bocadinho básica, mas na realidade quem tem filhos, trabalha a tempo inteiro, o marido também, com atividades extracurriculares, atividades desportivas de todos… enfim, o tempo escasseia, os horários teimam em não coincidir, e há que facilitar as tarefas domésticas. Exatamente assim nasceu este peixe no forno, bem rápido, básico e simples. Aqui fica a sugestão:

8 medalhões de pescada
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de sopa de tempero da horta da compal
200g de batata palha
1 pacote de ½ litro de molho bechamel (eu fiz o meu na Bimby)

Colocar ao lume um tacho com os medalhões de pescada, regados com um fio de azeite e o tempero de tomate. Deixar cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente com uma colher ou garfo, de forma a ir partindo os medalhões.

Aquecer o forno a 180.ºC. Num recipiente de ir ao forno colocar a batata palha e o molho bechamel. Envolver bem. No caso de ser molho de pacote, colocar o recipiente no forno para o molho ir aquecendo. Quando o peixe estiver cozinhado, misturar com as batatas e o bechamel, envolvendo bem, e levar ao forno até estar gratinado.

Bom apetite!

Pescada no forno com tempero da horta

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)