quarta-feira, 30 de maio de 2012

Peixe rápido na Actifry

Peixe na Actifry

Aqui está um jantar mega rápido e simples de fazer para quem tem Actifry. No fim há apenas que ficar atento para não deixar queimar as batatas, que já entram fritas na máquina. De resto, são 20 minutos e jantar na mesa. Aqui fica a sugestão:

8 medalhões de pescada
1 cebola média
Azeite q.b.
Sal, pimentão-doce e alho em pó
200g de batata palha
100g de queijo mozarela

Descascar e cortar uma cebola em rodelas. Colocar as rodelas no fundo da Actifry. Por cima colocar os medalhões de pescada (que devem estar descongelados). Temperar com um pouco de sal, pimentão doce e alho em pó. Regar com um fio de azeite e programar 7 minutos.

Terminado esse tempo voltar os medalhões e programar mais 5 minutos. Por último, cobrir os medalhões com a batata palha e por cima colocar o queijo. Programar mais 2 ou 3 minutos, mantendo a atenção. Deve ser apenas o suficiente para o queijo derreter sobre as batatas, não deixando queimar.

Bom apetite!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Salada de carne picada

Salada de carne picada

Hoje trago um prato mais fresco para esta altura. Uma salada de carne picada, que como é evidente poderá ter imensas variantes. Apesar de não aparecer na foto, acompanhamos com arroz branco… tudo misturado fica fantástico. Aqui fica a sugestão:

500g de carne picada
3 dentes de alho
1 colher de café de pimentão doce
1 cebola média
2 ou 3 tomates meios
1 late pequena de feijão frade (eu já tinha cozido no congelador, mas uma lata pequena deve ser o equivalente)
Azeitonas pretas a gosto
Azeite q.b.
Arroz branco cozido

Começar por cozer o arroz em água abundante, para no fim escorrer, passar por água fria, ficar soltinho e deixar arrefecer.

Para uma frigideira picar os dentes de alho, juntar um pouco de azeite e levar ao lume. Antes dos alhos começarem a alourar, juntar a carne, separar bem com um garfo, temperar com sal e pimentão doce e deixar cozinhar. Quando estiver toda “frita” apagar o lume e deixar arrefecer.
Enquanto a carne e o arroz arrefecem, picar a cebola e partir os tomates em pedaços pequenos para uma taça grande. Juntar as azeitonas.

Depois de tudo frio, juntar na mesma taça e envolver. Regar com um fio de azeite e servir.

Bom apetite!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cheesecake americano com compota de romã e alecrim

Cheesecake americano com compota de romã e alecrim

Este cheesecake é a versão americana. Chama-se assim porque obviamente é feito com creme de queijo, mas fica com uma aparência diferente daquela a que estamos mais habituados a reconhecer no cheesecake comum. Seja como for, é simples e bom. A compota de romã e alecrim foi oferta de uma querida amiga, por isso não coloco a receita que não fui eu que a fiz… A receita foi adaptada do blog Chocorango. Aqui fica a sugestão:

Para a base
200g de bolacha Maria triturada
5 colheres de sopa de margarina líquida
1 colher de sopa de água fria

Para o recheio
300g de creme de queijo à temperatura ambiente (tipo Philadelphia)
150g de açúcar
3 colheres de chá de açúcar de baunilha ou uma colher de café de essência de baunilha
2 ovos
200ml de natas (1 pacote dos pequenos)

Para cobrir
Compota de romã e alecrim (ou outra qualquer)

Pré-aquecer o forno a 180.ºC.

Começar por fazer a base juntando a bolacha triturada com a margarina. Deve ficar uma massa tipo areia. Juntar a água e misturar novamente com a ponta dos dedos. Forrar uma forma pequena de aro amovível (usei o spray espiga para untar) com a massa. Cobrir por completo a base e subir ligeiramente nas paredes. Levar ao forno cerca de 10 minutos.

Enquanto isso preparar o recheio, ou a segunda camada.

Bater o creme de queijo com o açúcar e juntar o aroma de baunilha. Acrescentar os ovos e bater muito bem até ficar um creme fofo. Por fim juntar as natas e bater novamente. Retirar a base do forno e cobrir com o recheio. Colocar mais 15 minutos no forno a 180.ºC. Passado esse tempo, baixar a temperatura para os 150.ºC cerca de 20 minutos, ou até verificar que o centro está cozido.

Desligar o forno, abrir apenas um pouco da porta e deixar arrefecer por completo dentro do forno para não rachar a cobertura.

Depois de frio e antes de servir cobrir com o doce escolhido.

Bom apetite!

Cheesecake americano com compota de romã e alecrim

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tarte de laranja e requeijão

Tarte de laranja e requeijão

Não sei se é do tempo incerto, se da interminável correria de coisas para fazer, se das crianças doidas com a Primavera, se desta altura do ano, se do corpo a pedir férias… se de todas estas coisas e tantas outras todas juntas, tenho andado completamente desinspirada para a culinária.

Até já me canso de mim própria e nem sei o que fazer, nem sequer me apetece preocupar com isso. Estou cansada… Para atualizar o blog, valem-me receitas mais antigas. Algumas que ficaram esquecidas na “gaveta”, outras que davam tanto trabalho a serem escritas, que ainda continuam à espera, e outras que a pedido e a ferro e fogo lá vão saltando, por vezes ao fim de semana, quando o tempo parece querer dar um ar da sua graça, e um convite obriga a um doce, uma sobremesa, um salgadinho para o lanche.

Foi assim que apareceu esta tarte de laranja e requeijão… uma necessidade! Mas foi uma muito agradável surpresa. Sabe a torta de laranja, que ainda não arrisquei fazer, apesar de ser seguramente das minhas sobremesas de eleição. Aqui fica a sugestão:

200g de requeijão
4 ovos
140g de açúcar
Sumo e raspa de 1 laranja média
Margarina para untar
Açúcar em pó para polvilhar

Ligar o forno a 180.ºC. Untar uma tarteira ou um recipiente de ir ao forno, com margarina. O recipiente deve ser pequeno, uma vez que esta tarte não rende muito.

Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme, juntando uma pitada de sal fino. Reservar.

Noutra taça desfazer o requeijão, com a ajuda de um garfo. Juntar as gemas e o açúcar e bater bem (com vara de arames ou batedeira). Juntar o sumo e a raspa de laranja e bater novamente.

Juntar a esta massa uma colher de claras em castelo e envolver. Juntar as restantes claras com uma colher, envolvendo delicadamente de cima para baixo. Colocar no recipiente de ir ao forno e levar ao forno pré-aquecido. Deixar cozer cerca de 30 minutos. Quando estiver douradinho e um palito sair seco, está pronto. Deixar arrefecer dento do forno com a porta entreaberta.

Depois de frio polvilhar com açúcar em pó.

Bom apetite!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Caril de peixe

Caril de peixe

Uma refeição bem simples de preparar. Ideal para fazer durante a semana, quando o tempo escasseia e precisamos de pratos que quase se cozinhem sozinhos. Aqui fica a sugestão:

8 medalhões de pescada
1 cebola grande
1 tomate bem maduro
3 dentes de alho
½ copo de vinho branco
1 copo de leite
1 colher de sopa bem cheia de caril em pó
Coentros frescos
Azeite
Sal

Colocar num tacho largo a cebola fatiada e os dentes de alho. Regar com azeite e ligar o lume. Quando começar a lourar, colocar os medalhões de pescada, temperar com um pouco de sal e cobrir com pedaços de tomate. Regar com o vinho branco, tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 10 minutos.

Amornar o leite no micro-ondas e misturar o caril para dissolver por completo. Terminados os 10 minutos, virar os medalhões e juntar o leite com o caril. Deixar cozinhar mais 10 minutos.

Terminado esse tempo está pronto a servir. Já no prato, salpicar o peixe com coentros frescos. Acompanhei com batatas fritas em cubos na Actifry.

Bom apetite!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bola de carne muito simples

Bola de carnes

Esta foi definitivamente uma solução de aproveitamento para um resto de pá de porco assada que estava no frigorífico, quase, quase a passar o meu limite de validade. Estava guardada para preparar croquetes, mas com a falta de tempo que tem andado lá por casa, os croquetes teimavam em não ser feitos, e a carne gritava para ser utilizada. E pronto, nasceu a bola… Aqui fica a sugestão:

3 ovos
300g de farinha
60ml de óleo ou azeite
250ml de leite
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de sal

Para o recheio
400g de restos de carne já cozinhada
½ chouriço de carne
1 cebola pequena
1 cenoura média
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate

Começar por preparar o recheio. Num robot de cozinha picar a carne juntamente com o chouriço. Reservar.

Num tacho colocar a cebola e os alhos picados, a cenoura ralada, o azeite a polpa de tomate. Deixar refogar8 a 10 minutos. Juntar as carnes reservadas e envolver. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma redonda com azeite e polvilhar com farinha. Reservar.

No mesmo robot de cozinha (nem é preciso lavar o copo) colocar todos os ingredientes da massa e bater bem, até estar uma massa homogénea e suave.

Colocar parte da massa na forma reservada e cobrir com as carnes. Despejar a restante massa sobre as carnes e levar ao forno cerca de 30 a 35 minutos.

Verificar a cozedura, mas quando estiver douradinha, deverá estar cozida. Retirar e desenformar.

Bom apetite!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bacalhau com natas - receita Bimby

Bacalhau com natas

É seguramente um dos meus pratos preferidos. A vantagem de o fazer na Bimby é a menor quantidade de loiça que se suja e o excelente resultado final. Aqui fica a minha versão Bimby:

500g de bacalhau demolhado e desfiado
600g de batatas em cubos pré-fritas (congeladas)
1 cebola pequena
4 dentes de alho
50g de azeite

Para o molho
Nota: Costumo fazer a receita completa de molho, mas não o uso todo. Uso ¾ da receita, se tanto, e o restante guardo para juntar depois a uma massa, por ex.
1 litro de leite
100g de farinha
60g de margarina
200g de natas
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Começar por fritar as batatas. Eu costumo usar a actifry, cerca de 20 a 25 minutos.

Colocar no copo os alhos e a cebola e picar 8 a 10 seg., vel. 5. Adicionar o azeite e programar 7 min., temp. 100º, vel. 1.

Juntar o bacalhau desfiado e bem escorrido ao refogado e programar 3 min., temp. varoma, vel. colher inversa.

Num recipiente de ir ao forno colocar as batatas já fritas. Quando terminar de cozinhar o bacalhau, deitar sobre as batatas envolvendo bem.

Para o molho, sem lavar o copo:

Colocar todos os ingredientes no copo, excepto as natas, e programar 8 min., temp. 90º, vel. 4.

Juntar as natas e programar mais 2 min. na mesma temperatura e velocidade.

Depois de pronto, juntar o molho, a pouco e pouco ao bacalhau e às batatas, até ficar bem cremoso. Guardar o que sobrar num recipiente hermético no frigorífico.

Envolver bem e cobrir com pão ralado aromatizado com alho. Levar ao forno pré-aquecido a 180.ºC até estar dourado.

Bom apetite!

Bacalhau com natas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aletria cremosa - receita Bimby

Aletria - receita da Fá

A minha amiga Fá, sabe sempre muito bem aquilo que faz a partir do momento em que põe o avental e parte para os tachos, panelas, bolos e tabuleiros. A receita de aletria do livro base (pelo menos daquele que eu tenho!) não funciona, já é dado adquirido. E então experimentei esta adaptação da F. Fica muito cremosa e desaparece em dois tempos. Obrigada Fá! A partir de agora será esta a receita oficial de aletria da Bimby, cá em casa! Aqui fica a sugestão:

1000g de leite (usei meio gordo) + 150g
200g de açúcar
150g de aletria
casca de 1 limão
casca de 1 laranja (não usei)
1 pau de canela
1 pitada de sal
1 colher de sopa de margarina
4 colheres de sopa de farinha custard dissolvidas nas 150g de leite
canela em pó para polvilhar

Começar por pesar a aletria e reservar. Colocar a borboleta na lâmina.

Deitar no copo o leite, a casca do limão, a margarina, o sal e o pau de canela. Programar 10min., temp. 90, velocidade colher. Depois adicionar o açúcar e programar mais 15min., temp. 90, velocidade colher. Com a máquina já em movimento deitar a aletria pelo bocal, partindo-a em pedaços pequenos.

Quando terminar, programar 4 min. temp. 90, vel. colher e incorporar a farinha custard dissolvida nas 150g de leite.

Deitar a aletria numa taça ou travessa e retirar de imediato as cascas e o pau de canela. Deixar arrefecer e polvilhar com canela a gosto.

Bom apetite!

Aletria - receita da Fá

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)