sábado, 31 de maio de 2008

Frango agridoce

Frango agridoce

Tirei esta receita do excelente blog Baunilha e Caramelo. Entrou imediatamente para a minha lista de receitas a experimentar e assim que tive oportunidade experimentei mesmo!! Teve aprovação cá em casa (que é o que interessa!!). Aqui fica a minha versão da receita com ligeiras alterações...

3 peitos de frango
1 colher de café de pimentão doce
1/2 cebola
1 tomate maduro médio (descascado e cortado aos cubinhos)
1/2 pimento vermelho
3 rodelas de ananás de lata
2 dl da calda do ananás
1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de vinagre de sidra
4 colheres de sopa de polpa de tomate

Cortar o peito de frango aos cubinhos, temperar com sal, pimenta e o pimentão doce. Cortar o pimento, o ananás e a cebola em cubos e reservar. Dissolver a maisena na calda do ananás. Juntar a polpa de tomate, o vinagre e o açúcar e misturar bem. Deitar um pouco de azeite no Wok (eu usei uma frigideira mais alta, uma vez que não tenho Wok) e levar ao lume com a cebola, até esta ficar loirinha. Juntar o frango e deixar cozinhar até estar dourado, mexendo sempre com uma espátula. Adicionar o tomate e cozinhar até este estar desfeito. Juntar o ananás e o pimento, deixar saltear durante +/3 minutos. Regar com o molho preparado, deixar ferver e engrossar um pouco, mexendo sempre. Servir com arroz branco. Para a próxima sou capaz de acrescentar umas amendoas... deve resultar!

Bom apetite! ... e obrigada pela receita que é excelente!!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Bolo de chocolate cor de rosa

Bolo de chocolate cor de rosa

Porque é uma casa de meninas e as meninas são umas princesas decidimos fazer um bolo de chocolate decorado de cor de rosa. Decidimos porque esta receita foi o meu marido que arranjou e é sempre ele que costuma fazer este bolo. A decoração esteve por minha conta!! O bolo é fácil de fazer e fica muito grande, o que é sempre bom para almoços ou lanches com muita gente. Já é um clássico lá de casa! Aqui fica:

2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha
5 ovos inteiros
1 chávena de óleo
2 pacotes de chocolate em pó
1 chávena de água a ferver
1 colher de chá de fermento

Misturar o açúcar com os ovos e mexer bem. Misturar alternadamente a farinha e o óleo. Adicionar o chocolate e envolver bem. Misturar a pouco e pouco a água a ferver. Adicionar uma colher de chá de fermento. Levar a cozer em forno médio cerca de 1 hora.

Cobertura: deve-se fazer logo que o bolo entre para o forno para ter tempo de arrefecer. Aquecer um pouco de leite gordo com uma colher de chá de margarina. Juntar uma colher de açucar em pó. Juntar uma tablete de chocolate culinário partido em pedaços pequenos.

Enfeitar a gosto... ou não!

Bom apetite!

Bolo de chocolate cor de rosa

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Bolo de iogurte

Bolo de iogurte

Esta receita deu-me a minha amiga Raquel, numa época em que eu nem pensava em fazer bolos! É muito fácil, fica muito fofinho e bastante grande. Aqui fica:

-a medida é o copo do iogurte
2 iogurtes naturais
6 ovos
4 medidas de açucar
4 medidas de farinha
1/2 medida de óleo

Juntar os iogurtes com as gemas e o açucar e mexer bem. Aos poucos juntar a farinha e o óleo, mexendo bem. Bater as claras em castelo e misturar suavemente sem bater. Levar a forno médio cerca de 50 min. numa forma alta untada e polvilhada.

Bom apetite!

Medalhões de pescada com bacon, cogumelos e mozarella

Medalhões de pescada com bacon, cogumelos e mozarella

E cá estão eles outra vez! Os célebres medalhões de pescada! Aqui fica outra sugestão:

1 e 1/2 embalagem de medalhões de pescada congelados
1 pedaço pequeno de bacon
1/2 lata de cogumelos laminados
queijo mozarella ralado a gosto (eu gosto muito!!)
azeite q.b.
1/3 chávena de chá de leite
1 colher de sopa de farinha maizena

Colocar os medalhões ainda congelados num recipiente que possa ir ao forno. Temperar com sal e regar com um fio de azeite. Levar a forno médio cerca de 15 minutos. Enquanto isso escorrer os cogumelos, cortar os bacon em cubinhos pequenos (começam a tostar mais depressa no forno) e dissolver a farinha maizena no leite. Retirar os medalhões do forno e escorrer alguma água que possa estar em excesso. Cobrir os medalhões com os cogumelos, com o molho, com a mozarella e por fim os cubos de bacon. Levar ao forno até o queijo e o bacon estarem tostadinhos. Acompanhei com puré de batata.

Bom apetite!

terça-feira, 13 de maio de 2008

Bolo de chocolate... outra receita!

Bolo de chocolate... outra receita


Os bolos de chocolate são mais ou menos como o bacalhau... há 1001 maneiras de os fazer. Aqui fica mais uma receita que tirei do blog Água na boca que tem umas receitas fantásticas. Na receita original o bolo leva cobertura. Optei por não pôr cobertura porque achei que seria chocolate a mais para a minha pequenita que se ía encher de bolo garantidamente!! Aqui fica:

4 ovos
2 chávenas de chá de açucar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá óleo
1 chávena de chá leite
1 chávena de chá chocolate em pó
1 colh. sobremesa de fermento em pó

Colocar todos os ingredientes no liquidificador (eu usei a batedeira) e misturar bem. Levar a cozer numa forma untada e polvilhada, em forno médio (170º) cerca de 45 min.

Bom apetite!

Bolo de chocolate... outra receita

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Tarte de morango

Tarte de morango

Esta receita já andava na manga há algum tempo!! Foi sugestão de uma amiga virtual! É muito simples, muito fácil e muito rápida! Tem a grande vantagem de ser muito pouco doce. Excelente para desenjoar de almoços mais pesaditos!!! Aqui fica:

Para a massa da base:
210 g de farinha
3 gemas
20 g de açucar
125 g de manteiga

Para o recheio:
500 g de morangos
3 claras
3 colheres de sopa de açucar

Para a massa: Derreter a manteiga (no microondas) e ligar com os restantes ingredientes. Forra-se com a massa uma tarteira de fundo falso - eu não tenho tarteira de fundo falso por isso forro a minha tarteira com papel vegetal... funciona sempre! Vai ao forno (180º) para alourar.

Enquanto a massa está a alourar no forno preparamos o recheio. Lavam-se os morangos e cortam-se aos bocadinhos. Batem-se as claras em castelo, deita-se o açucar e continua-se a bater para ficar merengue. Com um pano, enxugam-se os morangos e envolvem-se no merengue. Retirar a massa do forno colocar o recheio e levar ao forno outra vez para alourar o merengue.

Bom apetite!

Tarte de morango

Esparguete salteado

Aqui fica uma sugestão para o esparguete. Eu sei, por experiência própria, que durante a semana pouco ou nenhum tempo há para receitas elaboradas, mas esta não tem nada que saber e é muito rápida. Aqui fica a sugestão:

Esparguete... uma sugestão!

Depois do esparguete cozido "al dente", pôr no fundo do tacho (ou numa frigideira) 4 dentes de alho cortados em pedacinhos pequenos, uma lata de cogumelos laminados e raminhos de coentro a gosto. Regar com um fio de azeite e deixar alourar o alho e os cogumelos. Despejar o esparguete e envolver. Neste caso acompenhei com bifes de perú panados.

Bom apetite!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Nega maluca

Nega maluca

Esta já fiz dezenas de vezes! É daquelas receitas de bolo de chocolate que é impossível correr mal. É rápida a fazer e a cozer no forno... Não faço a mais pequena ideia de onde a tirei porque já foi há anos!! Aqui fica:

1 chávena de açucar
1 chávena de farinha
1 chávena de óleo (pode-se roubar um bocadinho)
2 chávenas de chocolate para leite
5 ovos

1 chávena de água a ferver - no fim


Misturar todos os ingredientes muito bem e no fim misturar a chávena de água a ferver. Levar ao forno numa forma untada, quadrada ou rectangular, em forno médio cerca de 20 min. Deve mesmo ficar mal cozido!

Bom apetite!

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)