quinta-feira, 16 de junho de 2016

Bolo com queijo creme de laranja



Hoje deixo-vos um bolinho ligeiramente mais trabalhoso do que o normal. Não que seja difícil de fazer (longe disso!) mas demora mais um pouquinho pois tem vários passos um deles deve ser feito de véspera, para passar a noite no frio e ganhar consistência. Seja como for, não se acanhem e experimentem!

Para o creme:

1 pacote de queijo-creme
280g de açúcar
50g de manteiga à temperatura ambiente
Casca de 1 laranja

Começar por fazer o creme colocando a casaca de laranja num robot de cozinha juntamente com o açúcar. Pulverizar até ficar em pó. (Se não tiverem um robot de cozinha mais potente usem açúcar em pó com a raspa da casca de uma laranja). Adicionar a manteiga e o queijo creme e bater muito bem até ficar um creme macio. Guardar no frigorífico em recipiente hermético de preferência de um dia para o outro ou pelo menos 3 horas.

Para a calda

Sumo de 1 laranja (usem a que sobrou do creme)
2 colheres de sopa de açúcar

Levar o sumo de laranja ao lume com o açúcar num tachinho pequeno e mexer bem até o açúcar estar completamente dissolvido e o líquido levantar fervura (é muito rápido).

Para o bolo:

2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de leite
Sumo e raspa de 1 laranja
3 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.º.C. Forrar um tabuleiro retangular grande ou dois mais pequenos com papel vegetal e untar com margarina. Eu optei por usar dois tabuleiros retangulares pequenos porque me poupou o trabalho de cortar o bolo exatamente ao meio. Assim foi só desenformar e montar o bolo. Mas se não tiverem essa possibilidade, depois do bolo estar frio devem cortá-lo ao meio em duas partes iguais.

Começar por separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo firme e reservar.
Noutra taça juntar o açúcar com as gemas e bater muito bem. Adicionar o sumo e a raspa de laranja e voltar a bater. Aos poucos ir alternado a farinha com o fermento e o leite. Bater bem, até estar tudo ligado. Por fim adicionar as claras em castelo e envolver delicadamente, de baixo para cima, sem bater.

Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno, pincelar toda a superfície com a calda e deixar arrefecer por completo.

Colocar num prato de servir uma das metades do bolo e cobrir com metade do creme. Colocar a outra metade do bolo por cima e voltar a cobrir com creme. Por opção polvilhei com amêndoas laminadas que torrei sem mais nada numa frigideira.

Bom apetite!

4 comentários:

  1. Além de lindo deve ser delicioso, gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. Maria João, os teus bolos deixam-me sempre a suspirar e a contar as horas para os poder experimentar! Adoro! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quando o aspeto é esse o trabalho que dá passa a ser secundário! Que bolinho mais delicioso :D

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)