segunda-feira, 9 de março de 2015

Torta de limão com coco

Torta de limão com coco

Para começar a semana de forma mais doce, trago uma torta que já foi feita a semana passada, mas só hoje chega aqui. Uma torta muito simples, que ficou mesmo um bocadinho torta, mas deliciosa. Pessoalmente gosto muito deste tipo de sobremesas. Mas há sempre quem tenha pavor de enrolar tortas. Não é um bicho-de-sete-cabeças, mas também não posso garantir que saia sempre bem. Ás vezes (muitas vezes!) as tortas quebram mesmo. É preciso estarem no ponto exacto de cozedura, para que isso não aconteça. Elas quebram por estarem mal cozidas ou excessivamente cozidas. Muito molhadas ou muito secas. Enfim, fazer uma torta pode ser de facto uma aventura. Para quem gosta deste tipo de consistência nos doces, pode sempre optar pela versão tarte/queijada, usando uma tarteira de loiça para o efeito e cozendo mais tempo no forno, apenas até ficar consistente. Aqui deixo a sugestão:

Torta de limão com coco

300g de açúcar
1 limão médio - casca e sumo
6 ovos
40g de coco ralado
50g de amido de milho (Maizena)
60g de manteiga sem sal ou margarina vegetal
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de açúcar mascavado

Pré-aquecer o frono a 180.ºC. Preparar um tabuleiro (usei quadrado), untar com margarina, forrar com papel vegetal e untar novamente com margarina.

Na Bimby:
Começar por colocar a casca do limão no copo, sem parte branca, juntamente com o açúcar. Pulverizar 6 seg., vel.7.

Juntar todos os restantes ingredientes e programar 30 seg. vel. 4.

Tradicional:
Colocar numa taça o açúcar e acrescenta a raspa do limão bem fina. Envolver. Juntar todos os restantes ingredientes e bater com a batedeira cerca de 3 minutos.

Colocar a massa na forma e levar ao forno entre 20 a 25 minutos. Não esquecer que é uma torta húmida e como tal, é natural ter uma aparência de pouco cozida. Além disso, a massa também pode subir de forma pouco uniforme, mas é normal.

Depois da torta cozida, colocar um pano húmido num tabuleiro e desenformar a torta como se se tratasse de um bolo. Espalhar o mel sobre a massa de forma uniforme e enrolar com cuidado, mas de forma "decidida". Deixar a torta enrolada no pano húmido até estar morna. Depois disso, retirar o pano com cuidado e passar a torta para uma torteira.

Antes de servir, salpicar a superfície com açúcar mascavado e queimar com um ferro quente ou um maçarico.

Bom apetite!

Torta de limão com coco

6 comentários:

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)