quarta-feira, 25 de março de 2015

Bolo de refrigerante de ananás

Bolo de refrigerante de ananás

Cá está mais uma das receitas que foi ficando esquecida com o tempo. Um bolo de refrigerante de ananás. Lá em casa não temos o hábito de beber refrigerantes. Temos com exceção as festas ou encontros de família e muito pouco mais. Foi num desses dias que sobrou um bocadinho de refrigerante de ananás numa garrafa. Como me custa sempre deitar o que quer que seja fora, tive pena de desperdiçar o sumo, mesmo que não seja nada que interesse especialmente guardar. Lembrei-me que tinha guardado uma receita (do blog Chocolate y Pimienta) na minha lista de receitas a experimentar que era exatamente um bolo que usava refrigerante. E pronto, estava resolvido o problema. Sem desperdícios saiu o bolinho do fim-de-semana. Um bolo simples de fazer. Aqui deixo a sugestão:

3 ovos
200g de açúcar
100g de manteiga ou margarina vegetal amolecida
125ml de refrigerante de ananás
250g de farinha
140g de amido de milho (Maizena)
1 colher de chá de fermento em pó

Bolo de refrigerante de ananás

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Bater os ovos com o açúcar cerca de 5 minutos ou até alcançar um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar a margarina amolecida e bater ligeiramente apenas para integrar. De seguida juntar o refrigerante e bater novamente.

Por fim juntar as duas farinhas e o fermento e bater apenas até estar integrado e sem grumos.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura com um palito, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

Bolo de refrigerante de ananás

6 comentários:

  1. Nunca fiz bolos com refrigerantes, talvez porque é uma coisa que não compro.
    Mas deve ficar muito bom!!!
    Tem um excelente aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Também tenho uma receita do género, resulta sempre! Também não temos o hábito de beber refrigerantes. Comprava para as festas de anos mas ultimamente tenho optado por outras coisas mais naturais. Sempre habituei os meus filhos a água e a sumo natural. E confesso que sempre que vou a casa da minha mãe e, insistentemente, ela me deita refrigerante no copo, eu bebo só para não ser mal educada, mas confesso que não me sabe nada bem. Os refrigerantes não fazem falta nenhuma na nossa vida, mas às vezes fazem bolinhos deliciosos como esse!

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz um bolo com refrigerante mas parece uma óptima ideia para aproveitar o que sobra das festas :)
    Ficou lindo o bolinho!
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)